5 gatilhos mentais que vais querer usar no teu negócio

5 gatilhos mentais que vais querer usar no teu negócio

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Sabes como e que gatilhos mentais deves usar para melhorares o desempenho do teu negócio?

Esta é uma técnica muito utilizada no universo do marketing, no entanto deves saber como aplicá-la e que gatilhos fazem mais sentido no momento da abordagem do potencial cliente.

Vamos guiar-te neste caminho, explicando-te quais são e como utilizar os gatilhos mentais mais poderosos no teu negócio.

Gatilhos mentais: Os 5 principais que deves explorar na tua estratégia de vendas

Antes de te apresentarmos os tipos de gatilhos, tens de compreender, de forma genérica, o que são.

Diariamente tomamos decisões de forma inconsciente.

O teu cérebro “poupa energia” em ações mais simples, para direcioná-la para as decisões mais complexas.

Trata-se, portanto, de um recurso natural que nós temos para facilitar a tomada de decisões.

Por exemplo, se ainda aqui estás a ler este artigo é porque o assunto te interessa verdadeiramente, pois pode ajudar-te com o teu negócio.

No entanto, poderias já ter partido para outro tipo de conteúdo, caso o tema de hoje não tivesse impacto na tua vida.

Percebes? Tens aí uma decisão inconsciente, um gatilho mental.

Ou seja, os gatilhos mentais são decisões inconscientes e individuais, que são formadas de acordo com a experiência de vida de cada um.

Mas saindo do campo da neurociência e focando no que realmente nos interessa, que é o marketing, há formas de direcionar e influenciar estas decisões inconscientes.

É aí que entram as técnicas aplicadas para acionares os diferentes tipos de gatilho, de acordo com a proposta da tua estratégia.

Os gatilhos mentais como estratégia de vendas

Quem trabalha com marketing e vendas sabe o que são os gatilhos mentais, pois são comuns neste segmento.

As técnicas são aplicadas e exploradas em estratégias para despertar decisões de consumo.

E não apenas no que toca a vendas, mas também para fortalecer o relacionamento com o teu público.

Porém, é preciso cuidado e bom senso na utilização dos gatilhos.

Não é incomum encontrar casos de empresas que exageram nas técnicas de persuasão e acabam por ser inconvenientes ou, até mesmo, por enganar o consumidor.

Esta é uma técnica que deve ser usada com ética e responsabilidade.

Através dos gatilhos mentais, pretendes proporcionar uma experiência positiva e não sentimentos ruins nos teus clientes.

Dito isto, vamos agora aos 5 gatilhos mais utilizados em técnicas de venda e abordagens comerciais!

1 – Autoridade

Este é um dos principais gatilhos que, certamente, vais querer usar no teu negócio, pois tem como objetivo posicioná-lo como uma referência no teu nicho de atuação.

É muito mais fácil fazer negócio com alguém em quem confiamos, certo?

Assim, ao explorares este gatilho estarás no caminho certo da conversão, seja ela uma venda ou um lead.

Esta técnica é bastante utilizada na produção de conteúdo.

2 – Escassez

O gatilho da escassez também é um dos mais usados em marketing e vendas, e está relacionado com uma espécie de instinto de sobrevivência.

Podes achar exagero, mas não é! Os gatilhos mentais estão diretamente ligados aos sentimentos mais basilares do ser humano.

Lembras-te de quando, no início da pandemia, as prateleiras dos supermercados ficaram vazias?

As pessoas acreditavam que haveria uma grande escassez de muitos produtos, o que aumentou o senso de urgência em adquiri-los.

Como técnica de marketing, este gatilho é usado para estimular uma decisão de compra mais rápida.

Por exemplo, quando informas o consumidor de que há poucas unidades daquele produto em stock, vais levá-lo a pensar: “preciso de comprar já!”.

3 – Urgência

O gatilho mental da urgência é bastante similar ao da escassez, no entanto existem diferenças. A urgência está mais relacionada com o tempo.

Aqui, temos também um gatilho bastante explorado na produção de conteúdo e copywriting, quando se utilizam expressões como por exemplo “esta promoção só está disponível até amanhã”.

Podes utilizar o gatilho da urgência até mesmo nos teus stories de Instagram, partilhando o relógio de contagem decrescente.

4 – Exclusividade

Todos gostamos de nos sentir especiais e únicos. Concordas?

O gatilho mental da exclusividade é muito interessante de trabalhares para fortaleceres a relação com os teus clientes.

Podes, por exemplo, enviar e-mail marketing com promoções e descontos exclusivos para quem já comprou contigo.

Ou, ao lançares um novo produto, abrir as vendas primeiro para quem já é teu cliente, antes do público em geral.

5 – Prova social

Muito frequentemente tomamos decisões com base no que outras pessoas dizem e, por isso, deves explorar o gatilho da prova social.

Este é o gatilho mais poderoso em situações de incerteza e de semelhança.

Ou seja, quando tens uma dúvida, tendes a observar mais o que os outros fazem e a tomar as tuas decisões, semelhantes às das pessoas que se parecem contigo.

Estes são apenas alguns dos gatilhos mentais que podes explorar no teu negócio.

Se queres aprofundar mais esta estratégia, os nossos profissionais de marketing poderão ajudar-te a traçares o plano ideal para melhorares o desempenho da tua empresa.

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