Conheces as melhores técnicas de SEO? Estas farão toda a diferença na tua estratégia digital.
Garantimos-te que este não é só mais um artigo de SEO.
Iremos mostrar-te de forma simples, prática e assertiva as melhores estratégias de SEO para implementares ainda este ano na tua empresa. Continua a ler!
Técnicas de SEO: Coloca o teu site em primeiro lugar
Há quanto tempo utilizas técnicas de SEO? Queres colocar o teu site no topo de uma pesquisa no Google?
Todos os empresários que querem ser bem-sucedidos necessitam de investir a sério em estratégias de SEO, independentemente do tamanho do seu negócio.
Mas não é simples, não é rápido e não é barato. E, por isso, muitos desistem mesmo antes de terem resultados.
Não és um destes empresários que desiste no meio das adversidades, pois não?
De seguida, aprende com as 9 dicas de SEO e coloca-as em prática hoje mesmo!
1 – Concentra-te num tópico em específico
Até há bem pouco tempo, as palavras-chave eram o foco de uma estratégia de SEO.
Contudo, hoje em dia, as mesmas são apenas o ponto de direção que deves seguir.
Pensa numa palavra-chave que seja relevante para o teu negócio, no problema que o consumidor poderá ter e que precisas de resolver.
Foca-te num tópico ou na resolução de um problema, em vez de pensares apenas na keyword.
Antes de escreveres, pensa no que os visitantes estão efetivamente à procura.
Cobre as áreas de especialização da forma mais ampla que conseguires.
Assim, irás conseguir cativar a atenção do leitor e resolver o seu problema.
2 – Otimiza o teu conteúdo
Pensa no primeiro artigo que publicaste no teu blog. Qual era o tema? Será que o que escreveste ainda está atualizado? Não existe informação mais recente?
Embora possa parecer estranho, estas perguntas têm uma razão de ser!
Muitos empresários publicam conteúdo, mas esquecem-se que o mesmo passa a ser antigo e ultrapassado.
Assim, uma das melhores técnicas de SEO para 2023 é otimizar conteúdo antigo.
Poderás fazê-lo de duas formas distintas:
- Através de uma atualização do artigo com informações mais recentes;
- Apagar o conteúdo que já não se enquadra na atualidade.
Uma das melhores formas de o fazeres é olhar para os links incorporados. Se são antigos, o link de origem pode ser excluído.
Para evitares problemas, atualiza os links pelo menos de 6 em 6 meses.
3 – Interage com os teus leitores
Uma das formas mais simples para melhorar os rankings é interagir com os teus consumidores com mais frequência.
Quantos comentários e questões recebes nos posts que vais publicando, tanto no site como nas redes sociais?
Se forem os mesmos, isso vai mostrar preocupação com o que o leitor partilha contigo. E este irá sentir-se importante por ter sido ouvido.
Esta é uma situação em que ambos ficam a ganhar.
De acordo com Rafael Rez no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI
“Quando se pensa em termos de SEO, otimização para sites, como se consegue algum tipo de relevância e melhoria nas posições? A partir de conteúdos bem indexados, consumidos e compartilhados”.
Ou seja, se queres melhorar os teus resultados no Google com técnicas de SEO, torna o teu conteúdo digno de ser partilhado pelo consumidor.
A melhor forma de o fazeres é interagir com ele e saber quais são as suas verdadeiras necessidades.
4 – O conteúdo em vídeo é um excelente investimento
Sabes qual é a plataforma mais popular? Se pensaste no Facebook, estás enganado.
A plataforma mais popular é o Youtube. Isso acontece devido à evolução do vídeo.
Hoje em dia, apresentar aos leitores apenas conteúdos escritos já não é o suficiente.
De acordo com um estudo revelado pela Wyzowl relativamente ao vídeo marketing, 96% das pessoas assistem a um vídeo explicativo para saber mais sobre um produto ou serviço.
Além disso, 89% das pessoas dizem que assistir a um vídeo as convence a comprar o produto ou serviço.
Assim sendo, ao colocares um ou dois vídeos que coincidam com a mensagem, irás fazer com que haja uma maior interação.
Essa interação aumentará a hipótese de a tua mensagem ser passada corretamente.
Contudo, certifica-te sempre que o título e a descrição do vídeo são claros.
Nunca faças com que os consumidores tenham de adivinhar sobre o que irás falar. Pois assim, só farás com que percam o interesse.
5 – O teu conteúdo deve ser mobile friendly
O teu site está pronto para 2023? Queres descobrir? Olha para o site através do teu smartphone.
Consegues ver tudo como deve ser? No caso de a resposta ser positiva, ótimo!
Se a mesma for negativa, isso quer dizer que o teu site não é responsivo. Ou seja, não é compatível a 100% com dispositivos móveis.
O mobile tem crescido a olhos vistos e cada vez mais os consumidores acedem a sites através de um smartphone.
Em 2016, o Google mudou o seu algoritmo de forma a privilegiar sites que são responsivos.
Desta forma, analisar e melhorar o teu site para ser visível independentemente de onde está a ser acedido, é uma das melhores técnicas de SEO para aumentar as vendas e ganhar notoriedade.
6 – Partilha conteúdos nas redes sociais
Outro ponto que deves considerar é partilhar o teu conteúdo nas redes sociais.
Diferentes pessoas interagem com diferentes tipos de redes sociais. Por isso, é importante que percebas previamente em que redes sociais os teus clientes estão.
Pode ser: no Facebook, no LinkedIn, no Pinterest, no Instagram, ou mesmo no Twitter.
Deves certificar-te que o teu conteúdo é sempre publicado nas redes sociais de relevância para o teu negócio.
Alcançar uma maior audiência é fundamental para a tua empresa.
7 – Atualiza-te com as melhores técnicas de otimização SEO
Já pensaste que escrever bem pode não ser o suficiente para o primeiro lugar do Google?
Para conseguires obter os primeiros lugares de uma pesquisa é sinal que consegues simultaneamente:
- Esclarecer a dúvida do leitor
- Agradar ao Google
Se a primeira parte da tarefa é complicada, a segunda ainda mais complicada é.
É importante que, de forma sistemática, olhes para as diretrizes de SEO publicadas pelo Google.
Só assim saberás quais são as melhores práticas e estratégias para alcançar o topo.
8 – Inteligência Artificial como motor de pesquisa
A inteligência artificial é a tecnologia do momento, e esta tem-se mostrado uma ferramenta promissora no SEO.
Por exemplo: o Google MUM tem o potencial de otimizar o processo de pesquisa na internet.
Esta ferramenta é capaz de personalizar ainda mais os resultados exibidos numa página de pesquisa.
Isto é feito através de uma entrega de conteúdos mais completa e diversificada, que atrai utilizadores qualificados.
9 – Atenção ao Google Analytics 4.0
O Google Analytics 4.0 (GA4) é uma versão atualizada e mais avançada da ferramenta de análise de dados fornecida pelo Google.
Embora o GA4 não seja exclusivamente focado em SEO, este desempenha um papel importante na análise e otimização do desempenho de um site.
A nova ferramenta promete entregar análises mais precisas, criar relatórios personalizados e otimizar as métricas.
Mesmo com todas estas tendências dizemos-te: Não existe um caminho simples nem rápido.
Existe sim, um longo caminho pela frente. Terás que trabalhar arduamente e focar-te na qualidade acima de tudo.
Se o fizeres, acredita que o Google irá notar o teu esforço e irá recompensar-te.
Agora que já sabes as 9 técnicas de SEO que te irão ajudar a aumentar a notoriedade do teu negócio, está na hora de investir nas mesmas.
Se necessitares de algum apoio na implementação destas técnicas, contacta-nos que nós iremos ajudar-te!