Com o ano a começar, que tal estar já a par das melhores técnicas de SEO?
As mesmas vão efetivamente fazer a diferença na sua estratégia digital.
Além disso, garantimos-lhe que este não é só mais um artigo sobre SEO.
Vamos mostrar-lhe de forma simples, prática e assertiva as melhores estratégias de SEO para implementar este ano.
Continue a ler e não se irá arrepender.
Técnicas de SEO: Conheça 7 que farão a diferença no seu negócio
Há quanto tempo investe a sério em SEO? Tire alguns segundos para pensar na resposta!
Provavelmente respondeu um período temporal inferior ao que deveria. Não se preocupe. É normal!
Todos os empresários que querem ser bem-sucedidos, necessitam em algum ponto, investir a sério em estratégias de SEO independentemente do tamanho do seu negócio.
Mas, não é simples, não é rápido e não é barato. E por isso, muitos desistem antes de terem resultados.
Se não é um desses empresários que desiste no meio das adversidades, este artigo é para si.
De seguida pode ver algumas dicas de SEO para colocar em prática hoje mesmo.
1 – Concentre-se num tópico em específico
Até há bem pouco tempo, as palavras-chave eram o foco de uma estratégia de SEO.
Mas, hoje as mesmas são apenas o ponto de direção que deve seguir.
Pense numa palavra-chave que seja relevante para o seu negócio. Agora pense qual é o problema que o consumidor poderá ter e que você precisa resolver.
Foque-se num tópico ou na resolução de um problema, em vez de pensar apenas na keyword que está a usar.
Antes de escrever, pense no que é que os visitantes estão efetivamente à procura.
Cubra as suas áreas de especialização da forma mais ampla que conseguir.
Assim vai conseguir cativar a atenção do leitor, e resolver o problema do mesmo.
2 – Otimize o seu conteúdo
Pense no primeiro artigo que publicou no seu blog. Qual é o tema? Será que o que escreveu ainda está atualizado? Não existe informação mais recente?
Embora estranhas, estas perguntas têm uma razão de ser!
Muitos empresários publicam conteúdo, mas esquecem-se que o mesmo fica obsoleto.
Assim, uma das melhores técnicas de SEO para 2020 passa por otimizar conteúdo antigo.
Poderá fazê-lo de duas formas distintas:
- Através de uma atualização do mesmo com informações mais recentes
- Apagar o conteúdo que já não é enquadrável na atualidade.
Uma das melhores formas de o fazer, passa por olhar para os links incorporados. Se eles são antigos, o link de origem pode ser excluído.
Para evitar problemas, atualize os seus links pelo menos de 6 em 6 meses.
3 – Interaja com os seus leitores
Uma das formas mais simples para melhorar os seus rankings, passa por interagir com os seus consumidores com mais frequência.
Quantos comentários e questões recebe nos posts que vai publicando tanto no site como nas redes sociais?
Se responder aos mesmos, vai mostrar preocupação com o que o leitor partilha consigo.
E ele vai sentir-se importante por ter sido ouvido.
Esta é uma situação em que ambos ficam a ganhar.
De acordo com Rafael Rez no livro Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI “Quando se pensa em termos de SEO, otimização para sites, como se consegue algum tipo de relevância e melhoria nas posições? A partir de conteúdos bem indexados, consumidos e compartilhados”.
Ou seja, se quer melhorar os seus resultados no Google com as técnicas de SEO, torne o seu conteúdo digno de ser partilhado pelo consumidor.
A melhor forma de o fazer é interagir com ele e saber quais são as suas verdadeiras necessidades.
4 – O conteúdo em vídeo é um excelente investimento
Sabe qual é que é a plataforma mais popular de sempre? Se pensou no Facebook, está enganado.
A plataforma mais popular é o Youtube. Isso acontece devido à evolução do vídeo.
Hoje em dia apresentar aos seus leitores apenas conteúdos escritos já não é suficiente.
De acordo com um estudo revelado pelo Hubspot relativamente ao vídeo marketing em 2017, 81% das empresas utilizava o vídeo como ferramenta de marketing digital. 99% garante que o irá continuar a utilizar em 2020.
Assim, se inserir um ou dois vídeos que coincidam com a sua mensagem, vai fazer com que haja uma maior interação.
Essa interação vai aumentar a hipótese de a sua mensagem ser corretamente passada.
Contudo, certifique-se sempre que o título e a descrição do vídeo são claras.
Nunca faça com que os consumidores tenham de adivinhar sobre o que vai falar. Assim apenas irá fazer com que percam o interesse.
5 – O seu conteúdo deve ser mobile friendly
O seu site está pronto para 2018? Quer descobrir? Olhe para o seu site através do seu smartphone.
Consegue ver tudo claramente? No caso de a resposta ser positiva, ótimo!
Se a mesma for negativa, quer dizer que o seu site não é responsivo. Ou seja, não é compatível a 100% com dispositivos móveis.
O mobile tem crescido a olhos vistos, e cada vez mais os consumidores acedem aos sites através de um smartphone.
Em 2016, o Google mudou o seu algoritmo de forma a privilegiar sites que são responsivos.
Desta forma, analisar e melhorar o seu site para ser visível independentemente de onde está a ser acedido, é uma das melhores técnicas de SEO para alavancar as suas vendas e ganhar notoriedade.
6 – Partilhe conteúdos nas redes sociais
Outro ponto a considerar passa por partilhar o seu conteúdo nas redes sociais.
Diferentes pessoas, interagem com diferentes tipos de redes sociais. Assim é importante que perceba previamente em que redes sociais os seus clientes estão.
Pode ser o Facebook, o LinkedIn, o Pinterest, o Instagram, ou mesmo o Twitter.
Como resultado, deve certificar-se que o seu conteúdo é sempre publicado nas redes sociais de relevância para o seu negócio.
Alcançar uma maior audiência, é fundamental para ajudar a sua empresa.
7 – Esteja a par das melhores técnicas de otimização SEO
Já pensou que escrever bem pode não ser suficiente para o primeiro lugar do Google?
Conseguir obter os primeiros lugares de uma pesquisa é sinal de conseguir simultaneamente:
- Esclarecer a dúvida do leitor
- Agradar ao Google
Se a primeira parte da tarefa é complicada, a segunda ainda mais complicada é.
É importante que de forma sistemática olhe para as diretrizes de SEO publicadas pelo Google.
Só assim irá saber quais as melhores práticas e estratégias para alcançar os lugares cimeiros.
Mas dizemos-lhe já. Não existe um caminho simples nem rápido.
Existe um longo caminho pela sua frente, onde terá de trabalhar arduamente e focar-se na qualidade acima de tudo.
Se o fizer, acredite que o Google irá notar o seu esforço e irá recompensá-lo.
Agora que já sabe 7 técnicas de SEO que o vão ajudar a aumentar a notoriedade do seu negócio, está na hora de investir nas mesmas.
Se necessitar de algum apoio na implementação destas técnicas, contacte-nos que poderemos ajudá-lo.