Novo ano, novas tendências, inclusive no universo do design gráfico. E, os acontecimentos mais recentes tiveram uma enorme influência nas novidades que estão por vir.
O metaverso e a utilização da Inteligência Artificial são algumas das inovações que podem impactar o design de comunicação.
De seguida, apresentamos-te algumas das principais tendências para a comunicação visual em 2023.
Design gráfico: 6 tendências para implementares na comunicação visual
Os últimos anos foram marcados por diversos acontecimentos impactantes. A pandemia, a guerra, o fortalecimento de movimentos sociais, o desenvolvimento de novas tecnologias…
Quer queiramos, quer não, estes eventos geram mudanças nas nossas vidas, mas também na forma como empresas e profissionais de marketing se relacionam com o público.
Neste sentido, o design gráfico tem um papel central para que se possa estabelecer uma excelente comunicação entre uma marca e o cliente. Daí vem a importância de conheceres as tendências e de as implementares na divulgação dos teus produtos, redes sociais…
Partilhamos algumas novidades que podes explorar nos teus projetos de design para 2023.
1 – Inclusão nas peças visuais
Muito mais do que uma tendência, a inclusão é uma necessidade. Por isso, é imprescindível que ela esteja presente não só nas peças visuais, mas em toda a estratégia e planeamento da marca.
As campanhas devem ilustrar e possibilitar a acessibilidade e diversidade, promovendo a representação de grupos marginalizados. Na prática, deves incluir pessoas com diversos tons de pele ou relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo.
Lembra-te que um projeto de design gráfico reflete diretamente os valores da tua marca!
2 – Motion design
O vídeo tem ganho destaque nas redes sociais! As imagens estáticas ganharam mais dinamismo e movimento de modo a atrair a atenção do utilizador.
Neste sentido, será cada vez mais comum as marcas adotarem conteúdos animados, promovendo maior interatividade e engagement com o público.
Já incluíste os Reels e vídeos curtos na tua estratégia de comunicação e marketing?
3 – Ilustrações e elementos coloridos
A nostalgia é uma tendência no design gráfico! E como forma de homenagear o passado, as peças visuais tendem a seguir um modelo mais retro.
Através de uma releitura de ilustrações, da utilização de cores intensas ou da inspiração na moda nos anos 90, este tipo de visual capta a atenção do público com mais facilidade.
Com traços minimalistas, mas uma mensagem divertida e poderosa, as ilustrações trazem um certo alívio cómico que tanto precisamos após anos difíceis.
4 – Arte através de Inteligência Artificial (I.A.)
Certamente acompanhaste, no final de 2022, a onda de imagens geradas a partir de I.A. nas redes sociais.
O Lensa foi uma das aplicações que fizeram sucesso entre os utilizadores, mas que tem gerado polémica entre os designers gráficos.
Isto porque estes softwares utilizam bancos de dados de imagens para criar as ilustrações. E, muitas das imagens que compõem estes bancos de dados são desenvolvidas por pessoas! Isto gera a dúvida sobre o funcionamento dos direitos de imagem!
5 – Memes
Os memes são atualmente uma das formas mais conhecidas de comunicação visual, e muitas empresas já os utilizam nas suas estratégias de marketing.
Aposta nos memes para promoveres mais leveza e humor à tua presença online e comunicares de forma mais efetiva com o teu público.
6 – Formas abstratas
As formas abstratas também são uma tendência visual que podes utilizar para destacar um produto, mensagem ou post nas redes sociais.
Estes elementos promovem contraste e um toque de ousadia, gerando maior interesse visual e consequentemente mais interação.
O design gráfico está em constante evolução e, por isso, as tendências mudam todos os anos.
Se queres estar a par das principais tendências de marketing, segue-nos por aqui ou nas redes sociais!