Ter um bom plano de marketing é fundamental para conseguir ter sucesso na sua área de atuação. Isso acontece essencialmente porque contribui para tomadas de decisão conscientes e bem04 fundamentadas.
Planear e trabalhar esta estratégia a longo prazo irá trazer resultados positivos para o seu negócio. Isso vai acontecer não só em termos de organização como também na criação ou melhoria de planos de divulgação e investimento.
Infelizmente, muitos empreendedores ainda têm a visão equivocada de que investir num plano estratégico de comunicação e marketing é algo pouco vantajoso.
Mas, para que não restem mais dúvidas, apresentamos-lhe a importância do marketing para os negócios.
Marketing: Devemos ou não investir nesta estratégia a longo prazo?
Seja qual for o objetivo que deseja alcançar, é imprescindível ter um planeamento. Caso contrário irá seguir o rumo da maré. E, em termos de crescimento empresarial, isso é impensável.
É essencial ter em conta que qualquer ação tomada, em termos de comunicação e divulgação, deve ser planeada e avaliada. Só assim é possível aumentar as hipóteses de sucesso.
O planeamento dessas ações é baseado num objetivo final e num prazo previamente definido. Esses fatores são extremamente relevantes e ajudam a definir que tipo de estratégia será utilizada.
Este está também intimamente relacionado com o sucesso da empresa num mercado cada vez mais competitivo. Por isso é que é cada vez mais importante conseguirmos diferenciar-nos da concorrência.
Assim, é essencial que se comece a ver o marketing como um investimento em vez de um custo. E se houve algo que a pandemia de COVID nos mostrou, foi que muitos negócios se podem adaptar a uma vertente digital.
Como são feitas estratégias de marketing a longo prazo?
Trabalhar o marketing como estratégia a longo prazo significa definir a visão, missão e os valores de uma empresa.
Já o planeamento deve ser realizado por fases e de acordo com diferentes períodos temporais. É importante definir onde quer que o seu negócio esteja em 5 anos.
Depois, é preciso começar a “destrincar” esse período em prazos mais curtos. No fim, é necessário que tenha objetivos trimestrais com tarefas diárias ou semanais que vão ajudar a alcançar o objetivo final.
Afinal de contas, todos nós antes de correr tivemos de aprender a andar, não é verdade?
Tenha em conta que objetivo principal de uma estratégia de marketing vai muito além de atrair o público desejado. Na realidade ela sustenta-se em três pilares: educar, encantar e fidelizar.
Ao trabalhar estes conceitos o seu objetivo final será tornar-se uma autoridade no mercado e ganhar um lugar de destaque em relação aos concorrentes. Porém, os resultados não são imediatos.
É preciso entender que, por serem estratégias complexas e robustas, normalmente são precisas adaptações e algum tempo de implementação. Mas podemos garantir, que se bem feitas, estas estratégias vão ajudar a aumentar o seu volume de faturação.
Principais etapas para desenvolver uma estratégia de comunicação
Entre as principais etapas para o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação e marketing, podemos destacar:
- Fazer uma pesquisa de mercado
- Traçar objetivos e metas para a empresa
- Criar as personas necessárias para o negócio (sendo que não aconselhamos mais do que 5)
- Definir os canais mais apropriados (deve estar presente nos canais onde o seu público está e não nos canais onde se sente mais confortável)
- Definir linhas de conteúdo e ter um calendário editorial elaborado ao trimestre
- Estabelecer tarefas relevantes para o processo
- Monitorizar os resultados constantemente, mas não se deixe levar pelas métricas de vaidade
É importante ter em conta que é necessário fazer um estudo completo sobre os fatores que podem influenciar o resultado.
Idealizar cenários ajuda a criar possíveis soluções, minimizando o risco de tomar decisões que tenham um impacto negativo para a empresa. A par disso, esta análise possibilita:
- Obtenção de resultados constantes
- Melhor posicionamento
- Aumento da autoridade
- Melhoria de engagement
Porém, estes são possíveis somente a partir de uma boa estratégia que precisa ser mantida por meses (ou anos).
Portanto, quando investir em marketing, não pense somente em resultados imediatos. Pense a longo prazo e preferencialmente fora da caixa.
O mercado vive em constante transformação, e uma estratégia de marketing a longo prazo é essencial para acompanhar essas mudanças.