Quem é empreendedor e lida com marketing digital já se deve ter encontrado num dilema: “Devo ou não comprar tráfego?”.
A dúvida muitas vezes está em torno da efetividade e retorno que este método pode ou não conferir.
Ponderar sobre o assunto é importante, até mesmo porque quem decide investir em marketing de conteúdo e comprar tráfego está a fazer um investimento que envolve dinheiro. E, se não for bem usado pode trazer prejuízos ao negócio.
Para quem ainda não decidiu se comprar tráfego é ou não uma boa opção este é o artigo a ler.
Elaboramos um guia com algumas vantagens e desvantagens dessa estratégia para auxiliar na sua escolha.
Comprar tráfego – Conheça as vantagens e desvantagens dessa estratégia
Quem está à procura do sucesso de algum projeto, e conta com o marketing digital para ajudar a alcançar este objetivo, certamente sabe que o universo virtual é um espaço disputado e é preciso inovar para ter visibilidade.
A compra de tráfego mostra-se uma estratégia escolhida por muitos para conseguir cada vez conversões.
Mas, antes de tudo vamos explicar melhor o que significa comprar tráfego, para em seguida listar algumas das suas vantagens e desvantagens.
O que significa tráfego pago?
A compra de tráfego envolve diversas considerações com a finalidade de dar maior visibilidade a uma marca, produto ou serviço.
Quem deseja colocar o seu projeto em evidência com maior rapidez no mundo virtual costuma recorrer a este método. Isto serve assim para obter maior número de seguidores, likes, comentários e vendas.
Por outras palavras comprar tráfego significa utilizar fontes de publicidade pagas para poder usufruir de uma posição de destaque na web.
Vantagens de optar pela compra de tráfego
Sabemos que existem vantagens e desvantagens associadas a esta estratégia de marketing. Conheça agora algumas das vantagens de se optar pelo tráfego pago.
1 – Rapidez no retorno
Esta é certamente uma das principais vantagens de se optar pela compra de tráfego. Ou seja, quem utiliza esta estratégia terá um retorno praticamente imediato.
Isso porque o fato de estar a pagar pelo serviço de tráfego, garante que a marca ou produto estará numa posição de destaque e presente em pesquisas a ele relacionadas.
2 – Visibilidade gera captação de possíveis clientes
Consequentemente a visibilidade imediata gerada pelo tráfego pago irá atrair a atenção de potenciais clientes. E isso irá gerar interesse e aumentar as probabilidades de conversão em venda.
Desvantagens de se optar pela compra de tráfego
Por outro lado, comprar tráfego também apresenta algumas desvantagens. E temos como exemplo as 2 que listamos de seguida.
1 – Custos
A desvantagem mais evidente é que para comprar tráfego terá que pagar pelo serviço. E, muitas vezes o investimento nesse tipo de marketing é inviável para diversos empreendedores.
2 – Resultados de curto prazo
Esta desvantagem é uma consequência gerada pela própria essência de utilizar a compra de tráfego.
Ou seja, os resultados dessa estratégia somente virão enquanto há anúncios. A partir do momento que se deixa de anunciar, o retorno irá cessar de forma quase imediata.
Mas afinal, comprar tráfego é ou não uma boa opção? A resposta para essa pergunta é diferente para cada um de nós.
Isso porque a decisão de usar o tráfego pago envolve a ponderação das necessidades, objetivos, procura e situação em que se encontra o negócio.
O ideal é que cada um faça testes e analise o que funciona melhor, o que vai dar mais retorno, se o tráfego pago ou orgânico (através de uma estratégia de SEO). Ou até quem sabe uma combinação dos dois (na verdade esta é mesmo a melhor opção)?
Assim, examine com calma as vantagens e desvantagens desta estratégia e decida por si mesmo se vale ou não a pena investir na compra de tráfego.