Quando falamos de ferramentas que nos ajudam a impulsionar o negócio e a aumentar a sua visibilidade e notoriedade, não podíamos deixar de referir a newsletter.
E, tal como acontece com outras estratégias de marketing, é importante que a saibas utilizar para que tenhas, de fato, um retorno positivo.
Para isto, é essencial conheceres técnicas e escolheres os momentos mais adequados para utilizares esta ferramenta.
Resolvemos ajudar-te nesta missão! Partilhamos de seguida algumas dicas práticas para criares uma newsletter que converte!
Newsletter: Dicas para aproveitares ao máximo esta ferramenta de marketing
Temos a certeza que já sabes a importância de investir em estratégias de marketing para fazer o teu negócio crescer.
Neste sentido, muito se fala sobre a utilização das redes sociais ou da publicidade! Porém, há inúmeras ferramentas que podes explorar para expandir a tua estratégia.
A newsletter é uma destas ferramentas! É extremamente poderosa porque possibilita a criação de um relacionamento duradouro com a tua audiência! Além disso, se bem trabalhada, melhora a conversão de leads.
Mas, afinal, o que é uma newsletter?
Esta ferramenta consiste num email com conteúdo informativo, partilhado com as pessoas que fazem parte da tua base de dados.
É importante frisar que as newsletters fazem parte de uma estratégia de email marketing. Mas o que é uma estratégia de email marketing, perguntas tu?
Pois bem trata-se da “utilização do email em campanhas de marketing direto com o objetivo de criar e manter o relacionamento com os clientes, obtendo mais resultados e melhorando a retenção”.
Tal como acontece com jornais e revistas, a sua produção segue uma linha editorial, sendo distribuída periodicamente.
Outra característica importante está relacionada com o público que recebe este conteúdo. Estes e-mails não são enviados de forma aleatória para uma base de dados comprada!
Qualquer email que seja integrante de uma estratégia de email marketing só é enviado para as pessoas que optaram por se registar na tua base de dados.
Isso é feito através do preenchimento e registo de um formulário online. Como é que consegues esse registo? É “simples”! Oferece às pessoas algo que elas queiram:
- Um ebook
- Uma checklist
- Um código de desconto
- Uma masterclass
- Um vídeo exclusivo
Para manteres o interesse dos que fazem parte desta lista, é importante trabalhares o conteúdo que vais enviar. Deixamos-te dicas de seguida.
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A periodicidade ideal
O primeiro ponto que deves ter em atenção é a periodicidade com a qual disparas as tuas newsletters.
Estas não devem ser enviadas diariamente, pois o conteúdo pode ser identificado como spam. E pior, podes saturar a tua lista de email com tanto conteúdo!
O ideal é que seja enviada numa frequência semanal, quinzenal ou até mesmo mensal.
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A linguagem utilizada
Também deves ter cuidado com a linguagem utilizada na produção do conteúdo. Esta deve estar em sintonia com as características do público que desejas impactar.
Para acertares no tom da comunicação utilizada, analisa a fundo as principais características da tua persona, bem como da tua marca.
Outro ponto importante é a personalização da mensagem enviada! E podes facilmente fazer isso colocando o nome de quem irá receber o conteúdo. Por exemplo “Olá Joana, como tens passado…”.
Não te assustes. Isto não é feito manualmente para toda a tua lista de email. Existem “códigos” que fazem esse trabalho por ti!
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Cuidado com o spam
Se não ofereces um conteúdo útil ao teu leitor, o teu email pode acabar por se transformar em spam e comprometer toda a estratégia.
Por isso, a newsletter deve conter uma linguagem clara e objetiva, ser fácil de ler e agregar valor para o leitor.
Percebe se a tua estratégia está a resultar
Deves analisar um conjunto de métricas para perceber se o conteúdo que envias está a ser bem recebido pelo público-alvo.
Alguns dados interessantes que podes observar são a taxa de cliques, bem como a quantidade de pessoas que abriram o e-mail.
Caso a estratégia não esteja a resultar, podes (e deves) fazer alguns ajustes. Os principais são:
- Alterar o horário de envio
- Segmentar o conteúdo que envias
- Ir eliminando os e-mails que caem em bounce
- Produzir conteúdo diferente
- Criar títulos mais apelativos
Coloca estas dicas em prática e cria uma newsletter que as pessoas gostem de ler! Acredita quando te dizemos que isso faz toda a diferença na conversão!