O email marketing é uma ferramenta de comunicação digital utilizada há décadas. E, mesmo com a evolução do marketing digital, o email manteve-se como uma estratégia eficaz para alcançar audiências.
No entanto, apesar de ser uma ferramenta eficiente, ainda existem mitos que prejudicam a perceção global do seu potencial.
Porque o email marketing (ainda) não morreu, resolvemos desmistificar alguns desses mitos. A par disso, iremos abordar algumas das boas práticas que podem impulsionar os resultados que tens com esta estratégia.
Estás preparado para desvendar os segredos mais profundos do email? Então continua por aí.
No que consiste uma estratégia de email marketing?
Resumidamente podemos dizer que se trata de uma estratégia que envolve a utilização do email como canal de comunicação.
A mesma consiste no envio de emails direcionados para uma lista de contactos previamente recolhida, para:
- Criar um relacionamento duradouro
- Aumentar a interação com o público
- Promover produtos, serviços ou eventos
- Dar a conhecer informação relevante para o público
- Captar leads que tenham interesse na tua área de atividade
Este tipo de estratégia é amplamente utilizada por empresas de todas as áreas de negócio, independentemente do seu tamanho.
Uma campanha de email marketing eficaz envolve o envio de mensagens relevantes e segmentadas conforme os interesses do público. É importante frisar que também deves analisar os resultados dos emails que envias. Para isso deves:
- Acompanhar e analisar todos os emails enviados
- Medir métricas relevantes nomeadamente: taxa de abertura, taxa de cliques e conversões
Só tendo em conta estes dois pontos é que terás a possibilidade de melhorar continuamente a tua estratégia de email.
Outro ponto extremamente importante é que nunca (em tempo algum) deves comprar bases de dados de email. Todos os teus emails devem ser captados estrategicamente através de iscas digitais como:
- Ebooks
- Whitepappers
- Checklists
- Infográficos
- Webinares
- Templates e modelos
- Vídeos exclusivos
- Códigos de desconto
Por muito apelativo que possa parecer comprar uma lista de email, pensa connosco: estás a enviar emails para pessoas que não fazem a mínima ideia quem és.
E, as pessoas não compram de pessoas que não conhecem. Por isso, é muito mais importante teres uma lista de email saudável e com pessoas interessadas em ti e no teu negócio, do que teres milhares de emails de pessoas desinteressadas.
Além disso, vais estar a pagar por pessoas que nunca se vão transformar em clientes! Será que vale a pena (além de ser crime)?
Os principais mitos do email marketing desmistificados
Por ser uma ferramenta complexa, existem vários equívocos relativamente ao tema. E, acreditamos que muitos deles nasceram de marcas que não o sabem utilizar corretamente.
Se estás a pensar investir nesta estratégia, descobre os 5 principais mitos sobre este tema.
1 – É SPAM
Muitas pessoas acreditam esta estratégia é SPAM. No entanto, isto não é verdade.
Queres perceber porquê?
Consideramos SPAM emails que não são solicitados e são enviados em massa.
As pessoas que estão presentes na tua lista de email têm interesse no que abordas e concordaram receber os teus emails. Logo, nada de SPAM.
2 – É caro
Este é daqueles pontos altamente relativos. O que é para ti caro ou barato?
Esta é das estratégias mais económicas e democráticas em termos de marketing digital.
É muito mais barato que publicidade em jornais, televisão, rádio ou mesmo redes sociais, ou Google.
Além disso, há muitas ferramentas gratuitas ou a preços acessíveis que podes utilizar para enviar emails.
Claro que quanto mais pessoas a tua lista tiver, mais terás de pagar. Mas ainda assim, estás a falar com um público qualificado.
3 – Não funciona
Lá está aquilo que te dizíamos de muitos destes mitos terem sido difundidos por pessoas que não tinham resultados.
Esta é talvez das ferramentas mais eficientes para alcançares eficazmente potenciais clientes.
Podes personalizar os teus emails, segmentá-los para diferentes grupos de clientes e medir os resultados das campanhas.
Com algum planeamento e esforço, o email pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar as vendas e fidelizar clientes.
4 – Morreu
Este é um dos nossos mitos preferidos! O email marketing morreu. Já ninguém utiliza emails atualmente!
Tão, mas tão errado! Estatísticas (como as da Rock Content) mostram que esta estratégia tem uma elevada taxa de conversão e um ROI fantástico.
5 – Se enviar muitos emails vou irritar as pessoas
Mais uma vez, depende! A frequência com que envias emails depende do teu público-alvo e do tipo de conteúdo oferecido.
Emails relevantes, com qualidade e conteúdo útil, enviados com uma frequência adequada podem inclusive ajudar a manter o interesse e interação do público.
5 boas práticas que precisas de implementar no envio de emails
Temos a certeza de que recebes diariamente dezenas de emails que nem sequer abres! Então, por que haveriam os outros de abrir o teu email?
Para conseguires captar a atenção do teu público e garantires uma taxa de abertura interessante, mostramos-te algumas boas práticas.
1 – Cria um título atraente
O assunto ou headline do email é a primeira coisa que o destinatário vê quando abre a caixa de email.
Por isso, é importante que esta frase capte a atenção das pessoas e as faça ter vontade ler.
Que email abririas mais rapidamente “Compra o nosso shampoo para cabelos encaracolados” ou “3 estratégias práticas para manteres os caracóis perfeitos mesmo no verão”.
2 – Personaliza o email
Personalizar o email é uma forma eficaz de tornar a tua campanha mais relevante. Podes incluir o nome do destinatário, personalizar o texto e segmentar a lista de emails conforme as preferências dos clientes.
É importante frisar aqui um ponto. Imagina que tens duas listas de email diferentes, uma de pessoas interessadas em gestão de tráfego e outra em redes sociais. Podes comunicar com as duas no mesmo email, porque são áreas interligadas.
No entanto, se uma das listas tem pessoas interessadas em gestão de tráfego e outra em carros topo de gama, não podes misturar o conteúdo. As listas não têm nada a ver uma com a outra e consequentemente o público é extremamente diferente.
3 – Mantém o email simples
A simplicidade (e o óbvio) vende.
O teu email tem de ser fácil de ler e de compreender. Já dizia o Paulo Faustino “Não és mais inteligente porque usas palavras caras”.
Usa frases e parágrafos curtos, uma linguagem simples e evita jargões técnicos.
Acredita que faz toda a diferença.
4 – Inclui sempre uma Call To action
Pode parecer óbvio, mas a maioria das pessoas não usa CTA’s nos seus emails.
Por isso, da próxima vez que enviares um email, inclui uma chamada para ação específica. Isso vai ajudar a direcionar o leitor para o próximo passo, seja ele visitar o teu site, comprar um produto ou entrar em contacto contigo.
Como vês, o email marketing não morreu nem está em vias de morrer.
Se o souberes utilizar corretamente vais, garantidamente, obter resultados fantásticos com esta estratégia.
E tu, já usas email para comunicar o teu negócio e vender mais? Partilha connosco as tuas dúvidas.