Uma das maiores dificuldades de quem gere um negócio, é perceber como escrever para o blog.
Ainda há bem pouco tempo, em conversa com uma cliente disse-lhe que tínhamos 3 blog posts para lhe enviar. A resposta dela fez-me rir “como assim 3 artigos? Eu levei uma semana para fazer 1”.
A realidade é que quem não está habituado a escrever para a web, sente sempre imensas dificuldades. Mas, quer queiramos quer não, o marketing de conteúdo e o vídeo marketing são o presente.
Por isso, se ainda não investe neste tipo de estratégia digital, está claramente a ficar atrás dos seus concorrentes.
Assim, hoje resolvemos dar-lhe uma ajuda nesse sentido. Se quer escrever para o blog da sua empresa, mas não sabe como o fazer, deixamos-lhe 5 dicas.
Escrever para o blog: 5 dicas a ter em consideração
Há pouco tempo falamos por aqui da importância de ter um calendário editorial. O mesmo é a ferramenta certa para o ajudar a planear todo o seu conteúdo. E, entenda-se: conteúdo do blog, conteúdo de vídeo, redes sociais, email marketing…
Ou seja, planear todas as ações inerentes à sua estratégia digital. Assim, considere que ter um calendário mensal ou trimestral vai ser importante para se orientar.
Posto isso, conheça as 5 dicas que temos para lhe dar.
1 – Lembre-se porque quer escrever para o seu blog
Se o seu negócio nada tem a ver com comunicação, a produção de artigos para o blog pode ser uma verdadeira dor de cabeça.
Na verdade, o seu estado de espírito acaba por ser muitas vezes “Eu tenho de escrever” em vez de “Eu quero escrever”. E, esta mentalidade acaba por fazer toda a diferença na forma como as ideias fluem na sua cabeça.
Apesar de sabermos que o marketing de conteúdos e o SEO são imprescindíveis para um negócio, existem outros motivos que o devem levar a escrever para o blog:
- Expressar as suas ideias e opiniões sobre um determinado tema
- Melhorar as suas capacidades de escrita e SEO
- Aumentar o seu volume de faturação
- Conectar-se com outras pessoas
- Comunicar com o seu público alvo
- Melhorar o seu relacionamento com o cliente
- Diminuir as barreiras à compra
Existem dezenas de motivos para realizar esta tarefa frequentemente. Mas, se realmente percebe a sua importância, mas sente dificuldades em fazê-lo, pode sempre falar connosco que poderemos ajudá-lo nessa jornada.
2 – Torne a criatividade um hábito
Já dizia Voltaire “A Criatividade é como a barba. Só a terá se a deixar crescer”.
Uma das questões que mais me colocam tem a ver essencialmente com a criatividade e com o facto de produzirmos mensalmente centenas de conteúdos diferentes.
Nós conseguimos fazê-lo devido a 3 fatores essenciais:
- Todos os dias estimulamos o nosso cérebro através da leitura de temas diversos
- A prática leva à perfeição (e por isso mesmo treinamos muito e aprendemos diariamente)
- Fazemos sessões de brainstorming para gerar novas ideias e discutirmos temas diferentes (que nos garantem um aprendizado novo)
Se não sabe bem sobre o que escrever, fale com os seus clientes ou potenciais clientes. Perceba quais são as suas dores e dificuldades. Ao esclarecer e rebater essas dúvidas, estará mais perto de angariar um novo cliente.
Ah e damos-lhe uma dica extra: Sempre que tiver uma ideia, aponte-a. Assim, não corre o risco de se esquecer.
3 – Seja apaixonado pelo que faz
Vamos partir do pressuposto que é expert na sua área de atuação. Assim, muito provavelmente será uma referência no mercado e poderá falar apaixonadamente sobre o que faz.
Quando o leitor sente paixão nas suas palavras (a não ser que trabalhe com engenharia química e aí não há paixão que o safe) a tendência é que ele se apaixone também pelas suas palavras.
Assim, ao escrever sobre algo que realmente gosta (o seu negócio) tenha em conta:
- Ajude alguém a alcançar os seus objetivos
- Responda às suas questões
- Resolva os seus problemas
- Ajude-o a ultrapassar os medos (da compra)
Se conseguir ter em consideração estes pontos e se escrever com paixão e curiosidade, vai ver que é muito mais simples escrever para o blog frequentemente.
4 – Estabeleça um processo
Voltamos ao exemplo que falamos no início deste artigo. Para nós é extremamente simples escrever um artigo em menos de 1 hora. Mas, isso ocorre porque já estamos treinados para o fazer e não procrastinamos em horário laboral.
No entanto, sabemos por experiência que no início não é isso que se processa. É fácil levar um dia inteiro para escrever 500 palavras. E, é ainda mais fácil achar que aquilo que escrevemos não é suficientemente bom.
Por isso, a nossa sugestão é criar um processo simples e que não o leve a procrastinar. Se o seu objetivo é escrever 1 artigo por semana, pode por exemplo fazer:
- 1 – Escolha um tema e aponte os tópicos importantes sobre ele
- 2 – Faça uma pesquisa sobre o tema (se for necessário)
- 3 – Escreva a primeira versão do seu artigo (sem rever o que está a escrever)
- 4 – Reveja o seu artigo e faça as edições necessárias
Se escrever para o blog através deste processo, acredite que irá ser muito mais simples.
5 – Não se preocupe com a originalidade… você é único
Quando falamos de marketing digital, a originalidade é sem sombra de dúvida importante. Mas, não precisa de inventar a “roda”. Se outra pessoa já fez algo e deu resultado, porque é que não se pode inspirar no seu trabalho?
Inspiração e cópia são sem sombra de dúvida pontos muito diferentes. Por isso, não há problema em inspirar-se e depois fazer algo seu. Afinal de contas você é único, assim como o seu ponto de vista. Posto isso, considere sempre:
- Crie o seu próprio mix de ideias
- Partilhe as suas experiências pessoais (não há nada mais original que isso)
- Conte histórias à sua maneira
- Desenvolva a sua própria voz
Como vê, escrever para o blog não tem propriamente de ser uma dor de cabeça. Estas são 5 dicas que pode ter em conta e que vão ajudar e muito a alavancar o seu processo criativo.
Se seguir as dicas que lhe damos, partilhe connosco o resultado. Queremos saber tudo.