Funil de vendas: Que conteúdo criar para cada etapa

Funil de vendas Que conteúdo criar para cada etapa

Compartilhe esse post

O funil de vendas é uma ferramenta de marketing, formada por um conjunto de etapas e gatilhos mentais. Este tem como objetivo facilitar a tomada de decisão em relação ao planeamento e estrutura de uma campanha de captação de clientes.

Para que seja realmente eficaz, é preciso compreender cada etapa de funil para criar conteúdo adequado àquele momento.

Saiba quais são os tipos de conteúdo que deve criar tendo em consideração cada etapa do funil de venda!

Funil de vendas: Conheça o tipo de conteúdo mais adequado para cada etapa

O funil de vendas consiste numa simbologia para facilitar a compreensão da trajetória de um consumidor, desde o seu interesse inicial até ao momento da tomada de decisão.

A representação do funil subdivide-se em três etapas: o topo, o meio e a base.

Quanto mais próximo da base, mais seletivo é o público-alvo, portanto, está mais próximo de concluir a compra.

Por isso, é muito importante saber qual é a melhor abordagem para o consumidor em cada etapa. Compreender essa mentalidade é fundamental para direcionar a produção de conteúdo no funil de vendas.

De seguida, explicamos detalhadamente cada uma destas etapas.

1 – Topo do funil

O topo é caracterizado pela descoberta e interesse do consumidor na marca, empresa ou produto. Essa descoberta, geralmente, ocorre através de resultados em pesquisas ou pelas redes sociais.

Este é o primeiro contacto entre a marca e o público. O potencial cliente ainda não está interessado num produto específico para solucionar algum problema que possa ter. Portanto, cabe ao seu negócio, através do conteúdo, nomear este problema e oferecer uma solução.

Os conteúdos mais indicados nesta etapa são: conteúdos nas redes sociais, vídeos, artigos de blog e webinars.

2 – Meio do funil

Apesar de ser igualmente importante em relação ao topo e à base do funil de vendas, o meio costuma ser negligenciado por muitos profissionais. Isto porque acabam por se focar apenas em conteúdos que atraem (topo) e de vendas (base).

Nesta etapa, o consumidor “desconhecido” torna-se numa lead e, portanto, já sabe qual é o seu problema. Ao saber que tem um problema, este começa à procura de soluções. Aqui, os conteúdos devem ser mais estratégicos.

Em suma, o foco deve estar na produção de conteúdos mais específicos e aprofundados e não tão genéricos e abrangentes como os do topo.

O objetivo é responder a perguntas mais específicas e aprofundar ainda mais no tema.

Novamente, os artigos de blog podem fazer parte do conteúdo criado para o meio do funil. Porém, vale a pena investir em textos mais extensos e elaborados.

Além dos artigos, este é o momento de apostar nos e-books, podcasts, apresentações de slides e infográficos.

3 – Base do funil

Na última etapa, a lead é qualificada e está prestes a tornar-se num cliente. Por isso, os conteúdos costumam ser um pouco mais agressivos, do ponto de vista da estratégia de venda.

A lead já possui um interesse real no produto ou serviço. Portanto, o objetivo é reforçar as vantagens e benefícios que o seu produto tem para oferecer.

Por isso, estando próximo de fechar o negócio, a lead deseja saber mais sobre a marca. Os tipos de conteúdos mais adequados para esta etapa são: a apresentação de casos de sucesso, depoimentos e avaliações de produtos.

Dominar as etapas do funil de vendas fará com que o seu conteúdo seja mais estratégico, aprimorando as suas ações de marketing digital. Aplique estas dicas e impulsione o seu negócio!

Veja mais

O que fazer quando não tens criatividade

O que fazer quando não tens criatividade?

Sentes que já esgotaste toda a tua fonte de criatividade? Calma! É normal que em certos períodos tenhas bloqueios criativos. Mas apesar de ser normal, também pode prejudicar o teu negócio. Afinal, todos nós trabalhamos

Leia mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização