Como criar conteúdo para as várias plataformas digitais

Como criar conteúdo para as várias plataformas digitais

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“Aprender como criar conteúdo para plataformas digitais é muito difícil!”. A verdade, é que já ouvimos esta expressão várias vezes. É, aliás, muito comum quando o desempenho de uma estratégia digital não tem bons resultados.

Se é o teu caso, fica a saber que não existem fórmulas mágicas para que os teus conteúdos fiquem virais. No entanto, é possível sim, ter publicações bem-sucedidas em diferentes plataformas digitais.

Se já estás a abanar a cabeça enquanto pensas que não sabes o que fazer, nada temas, porque estamos aqui para te ajudar. Essencialmente, deves compreender alguns conceitos básicos do marketing sobre como criar conteúdo e é precisamente o que te vamos apresentar de seguida!

Como criar conteúdo: O segredo para uma maior visibilidade

como criar conteúdo

Sabes qual é o segredo para teres uma maior visibilidade junto do teu cliente ideal? A resposta está numa boa estratégia de conteúdos.

Para aprenderes como criar conteúdo relevante e cative a tua audiência, existem alguns passos fundamentais que deves seguir.

Vamos partilhar contigo a “estratégia do polvo”. E porquê do “polvo”? Porque contém os oito pilares fundamentais para teres a melhor estratégia de content marketing.

Aplica este guia em diferentes plataformas, como blogs, vídeos, podcasts e posts. Verás que será o ponto de partida para aprenderes como criar conteúdo impactante!

1 – Define os objetivos

Antes de dares o primeiro passo, convém saberes para onde vais caminhar. É por isso que, antes de executar qualquer plano, é preciso definir metas.

Qual é o resultado que queres obter com os teus conteúdos? Um maior reconhecimento da marca? Gerar novos leads? Reter clientes?

O primeiro passo para traçar estes objetivos é compreender o funil de vendas. Assim, conseguirás perceber o tipo de conteúdo que deves partilhar.

2 – Faz (muita) pesquisa

O que têm um cientista e um marketeer em comum? Pesquisa, pesquisa pesquisa…

Estabelecer um plano de marketing de conteúdos é quase uma tarefa científica, porque envolve muita pesquisa. Dedica o teu tempo a esta etapa e não te irás arrepender!

Este processo deve envolver pontos-chave como o perfil da audiência: quais são as suas dores e os seus desejos e como é que a tua oferta a pode ajudar.

Não te esqueças de ficar sempre atento à concorrência e de te focares na criação de conteúdos para te destacares!

3 – Estabelece os tópicos

Por esta altura já deves ter algumas ideias do que queres partilhar, certo?

Para não te perderes na tua estratégia, identifica os tópicos mais importantes. Assim, conseguirás perceber como criar conteúdo e temas realmente relevantes e impactantes.

4 – Aborda temas com diferentes pontos de vista

Através de uma pesquisa rápida na internet, irás perceber que existe muito conteúdo sobre os mesmos assuntos. No fim de contas, o digital é extremamente competitivo e toda a gente quer garantir o seu lugar.

Por isso, não te adianta partilhar mais do mesmo: sê criativo e aborda temas com diferentes pontos de vista!

Além disso, tu tens uma coisa que mais ninguém tem: a tua experiência! E, acredita quando te dizemos que isso é o teu superpoder!

5 – Cria um calendário editorial

O ano está cheio de eventos que podem ser explorados nos teus conteúdos para as várias plataformas digitais. Com um calendário editorial conseguirás organizar melhor as tuas publicações e escolher a melhor altura para as publicar.

Muitos produtos são sazonais e, por isso, é necessário adequá-los à respetiva época do ano. Por exemplo, se tens um negócio que vende óculos de sol, a melhor altura para a divulgares será, certamente, no verão.

Na FindUp já não dispensamos estes calendários! São fundamentais para organizar os conteúdos e manter a frequência de publicações dos nossos clientes.

6 – Define as diretrizes editoriais

Quem é que queres impactar com a tua marca? Um público mais jovem? Ou uma audiência mais formal? Estas são perguntas que deves fazer para descobrir a voz da tua marca.

Podes ter uma linguagem mais formal ou descontraída, cores mais garridas ou neutras… Tudo isto é muito relevante para perceberes como criar conteúdo que faça realmente a diferença.

Qual é o som da tua empresa? É profissional? Acolhedor? Bem informado? Engraçado? Descobre a voz da tua organização e mostra-a! Só assim poderás transmitir a verdadeira alma do teu negócio.

7 – Escolhe os canais de distribuição

Identificar as plataformas que vais usar para comunicar com o público é importante para a tua estratégia. É essencial que o canal de distribuição e o tipo de conteúdo sejam consistentes com o objetivo que pretendes concretizar.

Pensa, por exemplo, no LinkedIn: esta rede é recomendada para marcas que tenham uma comunicação mais voltada para a área corporativa.

No entanto, todos nós enquanto profissionais devemos ter o nosso perfil pessoal otimizado. Afinal, não sabemos quando é que a oportunidade nos vai bater à porta.

8 – Analisa o desempenho

Raramente, o sucesso é conquistado logo à primeira tentativa. E é por isso que queremos reforçar a importância de acompanhares sempre os teus resultados! Só assim poderás saber o que está a funcionar e o que tens de ajustar.

Há algumas métricas de desempenho a analisar, tais como o tráfego orgânico, o tráfego pago, as partilhas e o engagement.

Para aprenderes como criar conteúdo é preciso muito estudo, tempo e dedicação. E, assim sendo, podes contar connosco para te ajudar e fazer parte da tua estratégia digital e aprenderes como criar conteúdo!

Expandir a estratégia de conteúdo para alcançar novos horizontes

Como criar conteúdo para as várias plataformas digitais

É essencial estares atento às tendências emergentes e às mudanças no comportamento do consumidor. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: estares em cima da ocorrência fará com que consigas manter a tua estratégia dinâmica e relevante.

Por que não ponderar na integração de novas formas de conteúdo? Opções como a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (VR), podem oferecer experiências imersivas que cativam o público de formas inovadoras.

Atualmente, outro fator crucial é a otimização do conteúdo para a pesquisa por voz, considerando o crescimento das assistentes virtuais. Isto envolve a adaptação da linguagem para ser mais natural e conversacional. Assim, garantes que o teu conteúdo seja facilmente encontrado através de comandos de voz.

A personalização avançada através da análise de dados também pode elevar a tua estratégia: esta permite criar conteúdo que ressoe profundamente com diferentes segmentos do teu público.

Usar ferramentas analíticas para decifrar padrões de comportamento e preferências pode personalizar as tuas mensagens de forma mais eficaz.

Por fim, a colaboração com influencers digitais na tua área de negócio. Isto pode aumentar significativamente o alcance e a credibilidade do teu conteúdo. Escolher parceiros que partilham dos valores da tua marca e têm uma conexão genuína com o teu público pode trazer resultados extraordinários.

Contas feitas, o importante é investires numa abordagem holística e evolutiva para fortalecer a tua presença online. Desta forma, poderás construir uma base sólida de seguidores leais e dedicados.

Contacta a nossa equipa para teres todo o apoio que precisas para impulsionar a tua marca!

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