Como criar uma newsletter que converte?

Como criar uma newsletter que converte?

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Todos gostamos de ferramentas que ajudam a impulsionar o negócio e a aumentar a sua visibilidade e notoriedade, certo? Então, temos a certeza que não vais querer deixar de lado a newsletter.

Tal como acontece com outras estratégias de marketing, é importante que saibas utilizá-la corretamente. As newsletters, se forem utilizadas estrategicamente, podem ser uma mais-valia incrível para o teu negócio.

Para isso, é essencial conheceres técnicas e saberes escolher os momentos mais adequados para utilizares esta ferramenta.

Resolvemos ajudar-te nesta missão (que não é impossível)! Partilhamos de seguida algumas dicas práticas para criares uma newsletter que encanta e converte!

Newsletter: Dicas para aproveitares ao máximo esta ferramenta

Já sabes a importância de investir em estratégias de marketing para fazer o teu negócio crescer, certo?

Muito se fala sobre a utilização das redes sociais ou da publicidade, mas há inúmeras ferramentas que podes explorar para expandir a tua estratégia. A newsletter é uma delas.

Contrariamente ao que possas pensar, esta é extremamente poderosa. Sabes porquê? Porque possibilita a criação de um relacionamento duradouro com a tua audiência e, se bem trabalhada, aumenta a conversão de leads.

Mas, afinal, o que é uma newsletter?

Trata-se de um e-mail com conteúdo informativo, partilhado com as pessoas que fazem parte da tua base de dados.

Importa frisar que as newsletters fazem parte de uma estratégia de e-mail marketing.

O que é uma estratégia de e-mail marketing?

Esta é uma daquelas perguntas para queijinho!

Trata-se, pura e simplesmente, da utilização do e-mail em campanhas de marketing. O objetivo é criar e manter o relacionamento com os subscritores, gerando mais resultados.

Tal como acontece com jornais e revistas, a sua produção segue uma linha editorial, sendo distribuída periodicamente.

Não te aconselhamos a enviar newsletters todos os dias. Na verdade, 1 a 2 por semana é o ideal. Ah, mas garante que o conteúdo é efetivamente interessante.

Não faças SPAM aos teus subscritores. Acredita, é meio caminho andado para que eles façam unsubscribe.

Outra característica importante está relacionada com o público que recebe este conteúdo. Estes e-mails não são enviados de forma aleatória para qualquer pessoa.

Vais enviá-los exclusivamente para as pessoas que optaram por se juntar à tua lista de e-mail através de um formulário online.

Como consegues este registo? É simples! Oferece às pessoas algo que elas queiram. Pode ser:

  • E-book
  • Checklist
  • Código de desconto
  • Masterclass
  • Vídeo exclusivo
  • Curadoria de conteúdo

Para manteres o interesse dos que fazem parte desta lista, é importante trabalhares o conteúdo que vais enviar. Deixamos-te alguns insights de seguida.

1 – A Periodicidade ideal

O primeiro ponto a ter em atenção é a periodicidade com a qual envias as tuas newsletters.

Estas não devem ser enviadas diariamente, pois o conteúdo pode ser identificado como spam e, pior, podes saturar a tua lista de e-mail com tanto conteúdo!

O ideal é que seja enviada numa frequência semanal, quinzenal ou até mesmo mensal. Tudo vai depender da tua estratégia de marketing e da resposta da audiência!

2 – A Linguagem utilizada

Deves ter cuidado com a linguagem utilizada na produção do conteúdo. Esta deve estar em sintonia com as características do público que desejas impactar.

Para acertares no tom da comunicação, analisa a fundo as principais características da tua persona, bem como da tua marca.

Outro ponto importante é a personalização da mensagem enviada. Podes facilmente fazer isso colocando o nome de quem irá receber o conteúdo. Por exemplo, “Olá Joana, tudo bem?”.

Não te assustes, isto não é feito manualmente para toda a tua lista de e-mail. Existem “códigos” que fazem esse trabalho por ti!

3 – Cuidado com o Spam

Se não ofereces um conteúdo útil ao teu leitor, o teu e-mail pode acabar por se transformar em spam, comprometendo toda a estratégia.

Por isso, a newsletter deve conter uma linguagem clara e objetiva. Além disso, deve ser fácil de ler e agregar valor para o leitor.

Outro ponto importante, não coloques na tua lista, emails de pessoas que não deram o seu consentimento explícito para serem contactadas por email.

Isso vai contra as políticas de proteção de dados. Além da multa que podes ter de pagar se alguém fizer queixa, também estás a colocar na tua lista, pessoas que não têm interesse no que queres vender.

Um exemplo parvo: tens um restaurante que só vende hamburguers de vaca, mas compraste uma base de dados onde 95% das pessoas são vegetarianas. Achas que comunicar com aquela base de dados te vai ajudar a ter sucesso?

4 – Percebe se a tua estratégia está a resultar

Deves analisar um conjunto de métricas para perceber se o conteúdo que envias está a ser relevante para quem lê.

Alguns dados que podes observar são a taxa de cliques, bem como a quantidade de pessoas que abriram o e-mail. Caso a estratégia não esteja a resultar, podes (e deves) fazer alguns ajustes. Os principais são:

  • Alterar o horário de envio
  • Segmentar o conteúdo que envias
  • Eliminar os e-mails que caem em bounce (principalmente o hard)
  • Produzir conteúdo diferente
  • Criar títulos mais apelativos

Coloca estas dicas em prática e cria um conteúdo que as pessoas gostem de ler. Acredita quando te dizemos que isso faz toda a diferença na conversão!

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newsletter

Se desejas contar com apoio profissional para esta tarefa, fica a saber que a FindUp é reconhecida como especialista na criação de newsletters que realmente convertem.

Com uma equipa altamente qualificada e criativa, desenvolvemos conteúdos personalizados que capturam a essência da tua marca. E não é só isso! Criamos conteúdos que verdadeiramente cativam o público-alvo e incentivam ações efetivas.

Ao escolheres a FindUp, estarás a investir numa estratégia de comunicação que não apenas informa, mas também transforma interessados em clientes fiéis, potenciando os teus resultados de maneira significativa.

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