A jornada do herói, ou monomito, é uma verdadeira aventura, repleta de perigos e desafios que testam tanto caráter como capacidades, na procura pela própria essência.
Deves estar a perguntar-te: “Sim, OK, mas o que é que isso tem a ver com marketing ou com estratégia?”
A típica história “clichê” de muitos filmes de Hollywood ensina-nos uma técnica muito eficiente para comunicar: o storytelling.
Mas de que forma é que este método te pode ajudar a vender mais? A resposta a esta (e outras) pergunta está nos próximos parágrafos.
A jornada do herói: Como utilizar o storytelling para conquistar a tua audiência
Estávamos no ano 1949. Na terra estranha e distante chamada “EUA”, Joseph Campbell, o audaz herói da nossa história, criou a estrutura de storytelling. E isto mudaria o mundo para sempre.
Não te preocupes, porque não vamos falar em formato “épico” durante todo o artigo. Voltando à normalidade, a verdade é que o storytelling é muito utilizado em romances e obras narrativas, por exemplo.
Mesmo que nunca tenhas ouvido falar de Campbell, certamente já conheces o seu conceito. Afinal, já todos nos deparámos, a certa altura, com uma narrativa das aventuras de uma personagem: um protagonista que supera diversos desafios e, no final, se torna um herói.
Se não te lembras de nada, eis alguns filmes épicos: A saga do Harry Potter ou do Senhor dos Anéis, Deadpool, Karaté Kid…
A fórmula é bastante utilizada em filmes e romances literários, mas também pode ser aplicada no universo do marketing. “E de que forma?”, quase te ouvimos a perguntar.
Usando a jornada do herói na tua estratégia de marketing de conteúdos.
Dessa forma, fazes com que o teu público se identifique com a personagem da história, que torça por ela. E isto fará com que os teus potenciais clientes se sintam ainda mais próximos da tua marca.
No entanto, deixa-nos dar-te uma dica importante. Quando recorres à Jornada do Herói, tu nunca és o herói. Tu és o mentor que guia o herói (neste caso o cliente) na sua jornada!
Jornada do Herói em 12 atos
A estrutura da jornada do herói costuma ser dividida em 12 etapas. Estas acompanham o protagonista ao longo da história e ao mesmo tempo transmitem uma mensagem ao espectador.
Vamos explicar-te como cada uma destas fases se pode relacionar com a tua estratégia de comunicação. Ora vejamos:
1 – O Mundo comum
A jornada inicia-se com a apresentação do herói, as suas dores, os seus sonhos e o que procura.
Imagina o teu cliente como o herói desta história.
2 – O chamado para a aventura
O impulso para ir, de facto, à procura dos seus objetivos é o chamado para a aventura.
É aqui que o teu cliente reconhece que tem um problema. Como sabemos, costuma ser o primeiro passo: com este reconhecimento, dá-se conta que precisa de ajuda para encontrar a solução.
3 – A recusa do chamado
De início, o herói sente receio e resiste em seguir o seu destino para prosseguir o caminho.
Tens neste momento as objeções do teu cliente.
4 – O encontro com o Mentor
Para superar os seus medos, o herói é apresentado a um mentor. É este que o motiva a prosseguir com o seu caminho.
E assim, chegou o papel da tua empresa à narrativa. É ela que deve mostrar ao público como superar o problema.
5 – A passagem do primeiro limiar
Durante a sua aventura, o herói passa por um momento desafiante que marca uma reviravolta.
É neste momento que o teu cliente deve estar preparado para ir até ao “limite” dos seus receios.
6 – Testes, aliados e inimigos
O caminho de um herói não é nada fácil: ao longo do caminho irá encontrar aliados e inimigos que deverá enfrentar.
Neste ponto do storytelling deves levar o cliente a superar crenças limitantes.
7 – Aproximação da caverna secreta
O nosso herói volta aos seus receios iniciais e entra num conflito interior. Esta pausa é necessária para que se possa preparar para o maior desafio que está por vir.
8 – A provação
O clímax da nossa história é marcado pelo maior obstáculo a ser enfrentado pelo herói. Aqui, ele reúne todos os conhecimentos adquiridos ao longo do seu caminho para cumprir o seu destino.
É nesta fase que o cliente se decide a comprar aquilo que tens para vender.
9 – A recompensa
O principal obstáculo foi ultrapassado! Naturalmente, o público que acompanha a história sente-se comovido com a vitória do herói, que merece ser recompensado.
É aqui que consegues concretizar a venda (com uma sensação acrescida de vitória – já viste bem o caminho que percorremos juntos?).
10 – O caminho de volta
É preciso regressar ao mundo comum, mas agora com mais conhecimentos e capacidades. Mas será mesmo que a missão foi cumprida?
Podes associar esta etapa ao processo pós-venda, junto dos teus clientes.
11 – O ressurgimento
Os desafios nunca acabam na vida de um herói. E, quando menos se espera, surge um novo conflito ou “inimigo” a ser derrotado.
12 – O retorno
A jornada do herói chega ao fim e finalmente retorna ao mundo comum. Esta etapa simboliza o sucesso, a conquista e a mudança para uma vida melhor.
Neste método de construção narrativa o teu cliente assume o papel de herói da história. És o mentor que vai guiá-lo para a sua grande recompensa: usa estas 12 etapas para criares uma história envolvente para a tua persona.
Se queres melhorar a narrativa do teu projeto com uma estrutura envolvente, a nossa equipa está pronta para ajudar.
Na FindUp, compreendemos a importância de uma história bem construída. Não temos dragões, espadas ou tesouros escondidos, mas temos algo ainda melhor: uma super equipa, criativa, audaz e com uns pozinhos de magia nas pontas dos dedos.
Vamos trabalhar juntos na elaboração de uma jornada do herói que ressoe com a tua audiência. Vamos elevar a tua mensagem, para que a tua visão se torne uma aventura memorável.
Estamos ansiosos para colaborar contigo e trazer a tua história à vida. Se queres conhecer um dos nossos mentores através de uma sessão de consultoria gratuita, podes fazê-lo aqui.