Como utilizar a jornada do herói para contar boas histórias

Como utilizar a jornada do herói para contar boas histórias

Partilha este post

A jornada do herói, ou monomito, é uma verdadeira aventura, repleta de perigos e desafios que testam tanto caráter como capacidades, na procura pela própria essência.

Deves estar a perguntar-te: “Sim, OK, mas o que é que isso tem a ver com marketing ou com estratégia?”

A típica história “clichê” de muitos filmes de Hollywood ensina-nos uma técnica muito eficiente para comunicar: o storytelling.

Mas de que forma é que este método te pode ajudar a vender mais? A resposta a esta (e outras) pergunta está nos próximos parágrafos.

A jornada do herói: Como utilizar o storytelling para conquistar a tua audiência

Estávamos no ano 1949. Na terra estranha e distante chamada “EUA”, Joseph Campbell, o audaz herói da nossa história, criou a estrutura de storytelling. E isto mudaria o mundo para sempre.

Não te preocupes, porque não vamos falar em formato “épico” durante todo o artigo. Voltando à normalidade, a verdade é que o storytelling é muito utilizado em romances e obras narrativas, por exemplo.

Mesmo que nunca tenhas ouvido falar de Campbell, certamente já conheces o seu conceito. Afinal, já todos nos deparámos, a certa altura, com uma narrativa das aventuras de uma personagem: um protagonista que supera diversos desafios e, no final, se torna um herói.

Se não te lembras de nada, eis alguns filmes épicos: A saga do Harry Potter ou do Senhor dos Anéis, Deadpool, Karaté Kid…

A fórmula é bastante utilizada em filmes e romances literários, mas também pode ser aplicada no universo do marketing. “E de que forma?”, quase te ouvimos a perguntar.

Usando a jornada do herói na tua estratégia de marketing de conteúdos.

Dessa forma, fazes com que o teu público se identifique com a personagem da história, que torça por ela.  E isto fará com que os teus potenciais clientes se sintam ainda mais próximos da tua marca.

No entanto, deixa-nos dar-te uma dica importante. Quando recorres à Jornada do Herói, tu nunca és o herói. Tu és o mentor que guia o herói (neste caso o cliente) na sua jornada!

Jornada do Herói em 12 atos

jornada do heroi

A estrutura da jornada do herói costuma ser dividida em 12 etapas. Estas acompanham o protagonista ao longo da história e ao mesmo tempo transmitem uma mensagem ao espectador.

Vamos explicar-te como cada uma destas fases se pode relacionar com a tua estratégia de comunicação. Ora vejamos:

1 – O Mundo comum

A jornada inicia-se com a apresentação do herói, as suas dores, os seus sonhos e o que procura.

Imagina o teu cliente como o herói desta história.

2 – O chamado para a aventura

O impulso para ir, de facto, à procura dos seus objetivos é o chamado para a aventura.

É aqui que o teu cliente reconhece que tem um problema. Como sabemos, costuma ser o primeiro passo: com este reconhecimento, dá-se conta que precisa de ajuda para encontrar a solução.

3 – A recusa do chamado

De início, o herói sente receio e resiste em seguir o seu destino para prosseguir o caminho.

Tens neste momento as objeções do teu cliente.

4 – O encontro com o Mentor

Para superar os seus medos, o herói é apresentado a um mentor. É este que o motiva a prosseguir com o seu caminho.

E assim, chegou o papel da tua empresa à narrativa. É ela que deve mostrar ao público como superar o problema.

5 – A passagem do primeiro limiar

Durante a sua aventura, o herói passa por um momento desafiante que marca uma reviravolta.

É neste momento que o teu cliente deve estar preparado para ir até ao “limite” dos seus receios.

6 – Testes, aliados e inimigos

O caminho de um herói não é nada fácil: ao longo do caminho irá encontrar aliados e inimigos que deverá enfrentar.

Neste ponto do storytelling deves levar o cliente a superar crenças limitantes.

7 – Aproximação da caverna secreta

O nosso herói volta aos seus receios iniciais e entra num conflito interior. Esta pausa é necessária para que se possa preparar para o maior desafio que está por vir.

8 – A provação

O clímax da nossa história é marcado pelo maior obstáculo a ser enfrentado pelo herói. Aqui, ele reúne todos os conhecimentos adquiridos ao longo do seu caminho para cumprir o seu destino.

É nesta fase que o cliente se decide a comprar aquilo que tens para vender.

9 – A recompensa

O principal obstáculo foi ultrapassado! Naturalmente, o público que acompanha a história sente-se comovido com a vitória do herói, que merece ser recompensado.

É aqui que consegues concretizar a venda (com uma sensação acrescida de vitória – já viste bem o caminho que percorremos juntos?).

10 – O caminho de volta

É preciso regressar ao mundo comum, mas agora com mais conhecimentos e capacidades. Mas será mesmo que a missão foi cumprida?

Podes associar esta etapa ao processo pós-venda, junto dos teus clientes.

11 – O ressurgimento

Os desafios nunca acabam na vida de um herói. E, quando menos se espera, surge um novo conflito ou “inimigo” a ser derrotado.

12 – O retorno

A jornada do herói chega ao fim e finalmente retorna ao mundo comum. Esta etapa simboliza o sucesso, a conquista e a mudança para uma vida melhor.

Neste método de construção narrativa o teu cliente assume o papel de herói da história. És o mentor que vai guiá-lo para a sua grande recompensa: usa estas 12 etapas para criares uma história envolvente para a tua persona.

jornada do herói

Se queres melhorar a narrativa do teu projeto com uma estrutura envolvente, a nossa equipa está pronta para ajudar.

Na FindUp, compreendemos a importância de uma história bem construída. Não temos dragões, espadas ou tesouros escondidos, mas temos algo ainda melhor: uma super equipa, criativa, audaz e com uns pozinhos de magia nas pontas dos dedos.

Vamos trabalhar juntos na elaboração de uma jornada do herói que ressoe com a tua audiência. Vamos elevar a tua mensagem, para que a tua visão se torne uma aventura memorável.

Estamos ansiosos para colaborar contigo e trazer a tua história à vida. Se queres conhecer um dos nossos mentores através de uma sessão de consultoria gratuita, podes fazê-lo aqui.

Ver mais

Já conheces os 8 Ps do marketing

Já conheces os 8 Ps do marketing?

Graças à evolução tecnológica e à inserção dos negócios na era digital, melhorar conceitos mais antigos de marketing tornou-se essencial. Assim sendo, os 8 Ps do marketing são uma versão melhorada e atualizada da tradicional

Ler Mais »
7 tendências de design gráfico para 2024

7 tendências de design gráfico para 2024

Design gráfico: 7 tendências para implementares na comunicação visual Os últimos anos foram marcados por diversos acontecimentos impactantes: a pandemia, a guerra, o fortalecimento de movimentos sociais, o desenvolvimento de novas tecnologias… Quer queiramos, quer

Ler Mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização