A produção de conteúdo de valor é uma das principais estratégias de marketing digital. No entanto, há um método que se tem destacado pela atemporalidade e impacto duradouro no desenvolvimento do negócio. Falamos do conteúdo evergreen. Já ouviste este termo?
Enquanto há estratégias que vão e vêm, esta tem-se mantido uma mais-valia ao longo dos anos. Isso acontece, não só pelo valor que oferece ao leitor, mas também pelo tipo de conteúdo desenvolvido.
Alguma vez te questionaste porque é que algumas publicações de blog continuam a atrair pessoas e gerar interação mesmo tendo sido criadas há alguns anos? A resposta reside, muito provavelmente, no conteúdo evergreen.
Vamos mergulhar nesta estratégia nas próximas linhas. Vais perceber não só o seu conceito, mas como a podes aproveitar para criar conteúdo duradouro e com a capacidade para resistir à passagem do tempo.
O que é uma estratégia de conteúdo evergreen
Trata-se de uma estratégia que envolve a criação e promoção de conteúdo que permanece relevante e valioso para a tua persona ao longo do tempo, independentemente das tendências.
Esse tipo de conteúdo é chamado de “evergreen” (sempre-verde) porque a sua relevância e utilidade perduram no tempo. Ou seja, são o oposto do conteúdo que é desenvolvido tendo por base notícias ou eventos atuais.
De forma bastante resumida, o conteúdo evergreen aborda:
- Tópicos atemporais
- Conceitos fundamentais
- Dicas práticas
- Informações educacionais
Lembra-te que a essência desta estratégia é que qualquer uma destas peças de conteúdo seja relevante, independentemente do conteúdo ser lido em 2024 ou em 2030.
E numa altura em que o marketing de conteúdo é essencial para o sucesso de um negócio, garantir que o tempo que investes na sua produção gera retorno, é essencial.
A atemporalidade é a principal vantagem desta estratégia. Isso acontece porque um bom conteúdo pode gerar tráfego, interação e conversões ao longo dos anos.
Contudo, existem inúmeros benefícios associados, nomeadamente:
- O conteúdo é relevante a longo prazo
- Geração de tráfego sustentável
- Aumento da autoridade e credibilidade
- Geração de leads e conversões
- Trata-se de um investimento a longo prazo
- Pode ser continuamente partilhado
- Reforço do SEO
- Poupança de tempo e recursos
- Apoio nas campanhas de marketing
- Legado duradouro
Como podes ver, há inúmeras vantagens em investires nesta estratégia. Por isso, se estás a pensar implementá-la no teu negócio, explicamos-te quais as suas principais características. Desta forma poderás começar hoje mesmo a implementar este tipo de técnica no teu negócio.
Quais são as principais características do conteúdo evergreen?
Se pensarmos num negócio como um todo, todas as ações que desenvolvemos têm de ter um objetivo. E, embora esse objetivo não seja diretamente vender, em última instância, um negócio não sobrevive sem vendas.
Assim sendo, se podes poupar tempo e recursos ao criar conteúdo que te traga resultados ao longo do tempo, porque não fazê-lo a partir de agora?
Percebe então quais são as principais características de uma estratégia de conteúdo evergreen.
1 – Mantém a relevância ao longo do tempo
O conteúdo aborda temas que não são afetados pela sazonalidade ou por mudanças rápidas no ambiente do negócio.
No nosso caso, falamos, por exemplo, de criar conteúdo que explique o que é uma taxa de conversão ou o que é o marketing digital.
Estes conceitos, por muitos anos que passem, não vão mudar. Podem ser ajustados, obviamente. Contudo, a sua essência será a mesma.
E, se pensarmos que a atualização frequente de conteúdo é um dos pilares de SEO, podemos dizer que um conteúdo pode ser continuamente melhorado para gerar resultados de excelência.
2 – Informações Fundamentais
O mesmo foca-se em conceitos ou informações essenciais que continuam a ser úteis para o público, independentemente das mudanças na indústria.
Por exemplo, os conceitos de marketing e vendas continuam a ser válidos mesmo num ambiente onde a comunicação é essencialmente digital.
3 – Valor Educativo ou Prático
Oferece insights, conhecimentos ou soluções práticas que os leitores podem aplicar em 2024 ou 2030.
Por exemplo, fazer um nó na gravata vai ser igual em 2015 e em 2030. Por isso, se tens uma loja que vende gravatas, este é um conteúdo de valor que vai explicar ao leitor como colmatar uma dor.
Neste ponto deixamos-te ainda uma reflexão. Qualquer conteúdo que partilhes deve ter exemplos ou insights teus. Se partilhas apenas conteúdo técnico, sem alma e sem vida, o teu conteúdo vai ser igual a tantos outros.
E, se não te diferencias dos outros, por que é que os teus (potenciais) clientes devem optar pelo teu produto ou serviço em vez de comprar da concorrência?
Pensa nisto sempre que estás a escrever ou a gravar vídeos.
4 – Usa palavras-chave específicas
Utiliza palavras-chave ou long tail keywords que tenham uma procura contínua ao longo do tempo.
Por exemplo, a expressão “marketing digital para empresas” tem um volume de pesquisa constante ao longo dos últimos anos. Se trabalhas com esta área, esta keyword pode ser essencial para a tua estratégia de criação de conteúdo evergreen.
5 – Promoção contínua
Embora o conteúdo seja atemporal, é importante que o continues a promover regularmente para garantir que este continua a ser descoberto por novos públicos.
Podes fazer, por exemplo, uma campanha de tráfego do Facebook para o artigo de blog.
Porém, garante que:
- Não tens erros ortográficos no teu conteúdo
- O mesmo gera valor para o leitor
- Tens uma chamada para a ação muito clara dentro do artigo
- O mesmo está otimizado para SEO
Cumprindo estes 4 requisitos, o investimento em tráfego pode facilmente favorecer o teu negócio.
6 – Utiliza formatos diversificados
A parte positiva é que este tipo de conteúdo pode ser apresentado em diversos formatos, por exemplo:
- Artigos de blog
- Guias
- Tutoriais em vídeo
- Infográficos…
O céu, e a tua imaginação, são o limite.
Como podes ver, ao investires numa estratégia de conteúdo evergreen, podes construir um recurso valioso que atrai tráfego orgânico, reforça a autoridade da marca e estabelece um relacionamento de longo prazo com a tua persona.
Essa abordagem ajuda-te na construção de alicerces sólidos para a tua presença online. Porém, lembra-te que o mesmo pode ser complementado com outras estratégias de marketing digital. Se estás meio perdido no digital, conta com o nosso apoio para mudares o rumo do teu negócio.
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