Heading: O que é o H1, H2 e H3

Heading O que é o H1 H2 e H3

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Já ouviste falar de Heading?

Quando produzes conteúdo para um blog, este termo é extremamente importante. O seu principal objetivo é melhorar a experiência de leitura e tornar o conteúdo SEO friendly.

E, se estás a ler este artigo, é porque já tens noção da importância do SEO para o teu negócio. Quase que adivinhamos que queres aprender mais sobre este assunto. Estamos certos, não estamos?

Ora bem, neste sentido os headings são mais um ponto importante na tua jornada para o sucesso. Continua a leitura. Vamos explicar-te como é que estas tags funcionam e como é que as podes utilizar corretamente para tornar o teu conteúdo mais dinâmico!

Heading: Aprende a usá-lo corretamente no teu conteúdo

heading

A experiência de navegação do utilizador – User Experience – é um fator cada vez mais privilegiado pelo Google. Ou não fosse esse um dos mais de 200 fatores de ranking do maior motor de pesquisa do mundo.

Por isso, este é um dos principais pontos a ter em conta quando falamos sobre otimização para SEO.

Neste contexto, a organização da estrutura da página é um fator relevante. Esta deve estar organizada para que a leitura se torne mais agradável e simples. E, é aqui que entra a importância do heading.

Este é apresentado na forma de H1, H2, H3, e assim por diante, e consiste num recurso de programação HTML. A sua finalidade é destacar o título e subtítulos de uma página, de forma a hierarquizar a sua estrutura.

Tentemos simplificar: sabemos que todos os textos têm um princípio, meio e fim. Quando lemos um livro, temos um título, na capa, e depois uma divisão em capítulos. Isso acontece porque é mais fácil ler com pausas do que ver um grande corpo de texto corrido.

Assim, utilizar os headings, facilita a leitura e a compreensão do conteúdo. Se ainda não sabes como incorporar os heading ao longo do texto, continua a ler que temos um exemplo prático.

1 – Como aplicar as tags de cabeçalho

Para aplicares as headings (ou tags de cabeçalho) no teu conteúdo, deves saber que estas são divididas numa escala. Esta vai do H1 ao H6.

A aplicação destes headings deve respeitar uma ordem de relevância. Assim, o H1 representa o título principal, e por isso predomina sobre os restantes. As restantes tags devem ser aplicadas de acordo com os subtítulos inseridos no texto.

Respeitar esta hierarquia é importante para melhorares a experiência de leitura. Além disso, contribui para posicionares melhor o teu site nos resultados do Google.

Talvez seja um pouco confuso compreenderes o conceito se falarmos apenas com uma linguagem técnica. Para facilitar, atenta neste exemplo sobre como aplicar a ordem de hierarquia das tags de cabeçalho:

H1 – Heading: O que é o H1, H2 e H3

H2 – Heading: Aprende a usá-lo corretamente no teu conteúdo

H3 – 1 – Como aplicar as tags de cabeçalho

Apesar da escala de tags variar entre o 1 e o 6, não precisas de utilizar todas no teu conteúdo. É necessário que a página tenha somente um H1 (afinal título só há um). No entanto, as outras tags podem repetir-se, desde que haja coerência.

2 – Elementos que deves utilizar nos títulos 

Além da ordem da hierarquia, os títulos e subtítulos do conteúdo que vais partilhar devem conter a palavra-chave. Esta é também conhecida como “keyword”, para os amigos. Garante que estão presentes no título H1 e no primeiro H2. Isso é importante para otimizares o teu conteúdo para SEO.

Em relação às palavras-chave, deves ter atenção! Tal como na distribuição da estrutura do texto, o seu uso exagerado nos títulos pode ser mal interpretado pelo Google. Isto pode acabar por te trazer penalizações em termos de SEO.

Teres uma página bem organizada favorece a experiência de leitura e a interpretação dos robots de motores de pesquisa. Usa o heading de forma correta para impulsionares a tua página para as primeiras posições.

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