Quando tens um site e produzes conteúdo com frequência, o teu principal objetivo, independentemente do conteúdo produzido, é atrair utilizadores. Portanto, quando te dizemos que deves direcionar o público para outros sites, através de links externos, talvez fiques confuso!
Contrariamente ao que possas pensar, esse direcionamento é (se for bem feito) uma ótima estratégia para alavancar o sucesso da tua página. Além disso, ajuda-te a obter um melhor posicionamentos no ranking do Google.
Para perceberes como os links externos podem ser excelentes aliados, continua a ler. Prometemos que não te vais arrepender!
O que são links externos e como funcionam na prática?
Antes de perceberes como os links externos podem atuar de forma positiva no desempenho de uma página, é fundamental entenderes o que são.
Estes links dividem-se em duas categorias: os links de entrada e os links de saída. Estes também são designados de inbound links e outbound links, respetivamente.
Tanto os links inbound quanto os outbound têm a mesma função. Ou seja, a de direcionar o tráfego para páginas de outros websites. Além disso, também contribuem para o ranking nos resultados de pesquisa.
1 – Links externos de entrada – inbound
Os links de entrada são encontrados em websites de terceiros e redirecionam o tráfego para ti. Ou seja, são externos ao teu website.
Em termos de SEO, teres links de sites confiáveis a apontar para o teu URL, é incrível. Isto porque as ferramentas de pesquisa “entendem” que o teu site é uma referência naquele tema. Logo, é relevante e confiável para o utilizador.
Mas, nota que te dissemos: links de sites confiáveis. Ou seja, sites com boa reputação online. Nada de comprares domínios feito louco e meteres links à toa lá dentro. Acredita, isso vai prejudicar-te mais do que ajudar.
2 – Links externos de saída – outbound
Em contrapartida, os links de saída são aqueles encontrados no teu website. Estes redirecionam o visitante para o website de outro negócio.
Nós sabemos que parece uma má estratégia recomendar que o utilizador aceda a outra página fora do teu site, certo? Afinal, estamos a pegar na atenção dele e oferecê-la a outra pessoa.
Porém, existem diversas situações em que se recomenda a utilização destes links de saída.
Em que situações deves utilizar os outbound links?
A utilização de links externos no teu site, não é um erro. Contudo, tens de ter cuidado para onde estás a redirecionar os teus visitantes.
Nunca recomendes sites maliciosos, casas de apostas online ou que ofereçam riscos para o utilizador. Pois isso pode fazer com que o teu ranking seja afetado.
Por mais que o leitor saia do teu site para consumir o conteúdo de terceiros, ele não se vai esquecer de ti. Afinal, foste tu que o ajudaste a encontrar um conteúdo relevante naquela circunstância.
Além disso, existem algumas ocasiões em que é recomendável utilizar os outbound links. São elas:
Ao citares dados e informações: Na era das fake news ter credibilidade é extremamente importante. Portanto, sempre que mencionares dados, estatísticas e informações relevantes utiliza os links de saída para confirmares a tua fonte.
Ao utilizares conteúdo de terceiros: Quando utilizares um conteúdo de outra pessoa, podes identificá-la e isso pode ser feito através dos outbound links. Além de te ajudar a ter um melhor ranking no Google, também é a coisa certa a fazer!
Ao citares fontes especializadas: Quando crias muitos conteúdos, é natural que possas ter de abordar assuntos com os quais não estás familiarizado. Nestes casos, opta por fazer a “linkagem” externa, para direcionar os teus utilizadores para fontes especializadas.
Como utilizar os links externos a favor da minha página?
Chegámos, por fim, à questão de milhões!
Quando bem utilizados, estes links, sejam de entrada ou saída, podem ajudar a dar mais visibilidade à tua página.
Para que os utilizes da melhor forma, aqui ficam algumas estratégias:
- Quando criares um link externo para outro site aciona a opção “abrir página numa nova janela”. Assim a pessoa vai abrir o outro site, porém, não vai sair do teu!
- Tem cuidado com o número de links que tens na tua página, sejam eles internos ou externos. A quantidade pode ter influência se queres ter um bom ranking no Google;
- Investe em guest posts. Ou seja, procura parceiros tenham interesse em criar conteúdo nos seus sites com alguns links para o teu.
Quando utilizados com sabedoria e equilíbrio, os links externos são um fator positivo no sucesso da tua estratégia de SEO.
Se não sabes como fazer este tipo de trabalho, e estás a ler estas linhas finais, fica a saber que te podemos ajudar! Somos especialistas na estratégia de outbound links, proporcionando excelentes resultados aos nossos clientes.
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