Marketing de relacionamento: A moeda do século XXI

Marketing de relacionamento: A moeda do século XXI

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Vivemos numa época em que as empresas têm cada vez mais concorrência. Assim, é preciso perceber qual a melhor forma para o seu negócio se diferenciar. Neste processo, entra o marketing de relacionamento.

Bem sabemos que é mais fácil (e económico) manter um cliente do que angariar um novo. Mas como manter um cliente satisfeito e que compre recorrentemente?

Sabemos por experiência que são questões difíceis de responder. Assim sendo resolvemos explicar não só o que é o marketing de relacionamento, mas também qual a importância que esta estratégia tem.

Acredite que ao investir em marketing de conteúdo e noutras estratégias de relacionamento o seu negócio irá sair beneficiado.

Marketing de relacionamento: O que é?

Temos a certeza que já ouviu falar desta estratégia de marketing. E como é que sabemos isso? É simples! Porque esta deve ser a base de comunicação de qualquer negócio.

Mas, como sabemos que nem sempre é simples perceber este conceito, iremos explicar-lhe então o que é e como funciona o relacionamento como estratégia de marketing.

Este é um conjunto de ações que uma empresa pode tomar com o objetivo de estabelecer e manter uma relação positiva com os seus (potenciais) clientes. E, para tal na maior parte das vezes acaba por oferecer alguns benefícios ao consumidor

Quando falamos em benefícios centramo-nos ainda no principal objetivo. E qual é esse objetivo? É simples! Garantir que os seus clientes estão satisfeitos e são consequentemente os maiores admiradores e defensores dos produtos e/ou serviços que a empresa presta.

Outro dos objetivos que podemos ainda abordar é o facto de o marketing de relacionamento, quando bem implementado, servir também como forma de se tornar uma referência no mercado.

Porque é que esta técnica é tão importante?

De que forma é que este se interliga com a experiência do cliente e o sucesso da sua empresa? A resposta é mais simples do que pensa. Ora perceba.

Anteriormente explicámos-lhe que, este conceito está associado à satisfação do cliente e posteriormente à referência de mercado que é possível criar.

É importante mencionar que a forma como se posiciona e se dá a conhecer tem um papel fundamental no seu sucesso.

Ou seja, quando um consumidor ainda não teve qualquer tipo de relacionamento com a marca é extremamente importante que a primeira experiência seja sem dúvida positiva.

Pois, só assim acabará por conseguir, através das técnicas de marketing de relacionamento, cativá-lo e posteriormente fidelizá-lo.

Caso isto não aconteça dificilmente irá voltar a cativar a sua atenção.

Em muitas questões que podemos identificar na nossa vida, uma primeira impressão é algo que sem dúvida, acaba por projetar positiva ou negativamente a opinião que temos sobre algo.

Como tal, para o seu sucesso, aconselhamo-lo a definir com clareza e objetividade diversas estratégias. As mesmas vão sem sombra de dúvida ajudá-lo a comunicar eficazmente e gerir corretamente relacionamentos.

Como implementar uma estratégia de relacionamento?

Depois de ter uma noção clara do que é, e para que serve este conceito importa que saiba ainda como o executar.

Assim, deve em primeiro lugar saber que existem várias formas de o fazer. E, felizmente o avanço tecnológico veio mais uma vez dar o seu contributo.

Posto isto e sem mais demoras iremos então, fornecer-lhe algumas das estratégias que deve e pode seguir para tornar a sua empresa extremamente bem-sucedida.

1 – Conheça a sua persona e crie uma base de informação

Em primeiro lugar deve antes de qualquer outra questão perceber quem é a sua persona. Pois caso contrário de maneira alguma fará sentido implementar uma estratégia de marketing de relacionamento.

Depois de realizadas as averiguações relativas à sua persona, deverá assim obter algumas informações mais concretas sobre esta e assim criar uma base de informação.

Tenha ainda em conta que esta descrição deve ser o mais assertiva e detalhada possível. E porquê? Porque só assim vai poder realmente estabelecer a relação que pretende com os seus clientes.

2 – Invista em email Marketing

Em segundo lugar damos-lhe a conhecer uma das mais poderosas ferramentas do marketing de relacionamento.

Esta estratégia permite-lhe assim personalizar os benefícios que irá oferecer aos seus clientes.

Assim, poderá criar uma relação mais próxima através de emails para:

  • Felicitar em datas importantes
  • Divulgar informação importante sobre a empresa
  • Promover campanhas publicitárias
  • Apresentar descontos

3 – Use e abuse das Redes Sociais

Outra das formas que o vai ajudar a alcançar os seus objetivos relativamente à sua relação com os clientes é através do posicionamento nas redes sociais.

Como sabemos esta, é atualmente uma das mais conhecidas formas de distribuir conteúdo e divulgar produtos e/ou serviços. E, como tal não deve de forma alguma descredibilizá-la.

Visto existir uma elevada audiência presente nas redes sociais, ao se associar a estas será uma excelente forma de alcançar um maior número de (potenciais).

4 – O blog vai ser o seu melhor amigo

Por último não poderíamos deixar de mencionar o marketing de conteúdo como estratégia de relacionamento.

Esta é a forma mais simples de esclarecer não só as dúvidas dos consumidores, como também de derrubar as barreiras que este possa ter à compra.

Além disso, se tiver uma estratégia de conteúdos bem desenvolvida poderá facilmente começar a indexar palavras-chave relacionadas com o seu negócio. E qual é a principal vantagem? É simples! Poderá alcançar muito mais pessoas de forma orgânica, aumentando as vendas.

Resumidamente podemos dizer que o marketing de relação é uma estratégia que promove o relacionamento com o cliente antes de promover a venda de qualquer produto ou serviço.

E, se pensarmos bem, hoje em dia ninguém tem paciência para conteúdo de venda em excesso.

Esperemos que este artigo lhe tenha sido útil e que possa agora perceber o quão importante é o marketing de relacionamento para a sua empresa.

Sabemos que estas questões podem ser trabalhosas, mas temos a certeza que se optar implementá-las de forma bem estudada e estruturada, o sucesso acabará por vir ao de cima.

Caso tenha alguma dúvida não hesite em contactar-nos. Teremos todo o gosto em poder ajudá-lo a atingir os seus objetivos.

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