5 estratégias de marketing digital: O caminho para o sucesso

Estratégias de marketing digital: O caminho para o sucesso

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Ao iniciares um negócio, há vários pontos que deves ter em conta para alcançares os teus objetivos. E, ter as estratégias de marketing digital bem definidas é um deles.

O digital tem contribuído, essencialmente, nos últimos anos para o desenvolvimento e o sucesso de muitas empresas. Desde pequenas a multinacionais.

O marketing digital tem evoluído cada vez mais com o passar dos anos. E é, sem dúvida, a forma mais eficaz de conquistar quem nos rodeia.

Estamos a falar dos nossos potenciais clientes ou apenas de quem quer conhecer os nossos serviços.

Neste artigo, damos-te a conhecer as 5 melhores estratégias de marketing digital. Com elas, o crescimento do teu negócio estará garantido.

As melhores estratégias de marketing digital para o teu negócio

estrategias de marketing digital

Iniciar um negócio e desenvolvê-lo não é uma tarefa fácil.

Ao longo do percurso vão existir alguns altos e baixos que poderão influenciar o futuro do projeto. Principalmente se não tiveres uma base sólida que o sustente.

E, quando falamos desta base, não nos referimos a investimento financeiro. Embora este seja um dos fatores mais importantes para uma empresa. Mas sim, de uma estratégia que defina quais os objetivos da empresa e como os conquistarás.

Para isso, terás de definir quem é o teu público-alvo. É com ele que vais criar um uma relação à base da confiança, de modo a tornares-te numa referência.

E as estratégias de marketing digital têm aqui um papel de extrema importância.

Pois, são elas que te vão ajudar a dar a conhecer os teus conteúdos, serviços e, com isso, alavancares o teu negócio.

O Marketing de Conteúdo, as Redes Sociais, o SEO, o Tráfego Pago e o Inbound Marketing são as cinco melhores estratégias que podes implementar no teu negócio.

Mas porquê? Explicamos-te a seguir!

1 – Marketing de Conteúdo

Vamos começar com umas das estratégias de marketing digital mais importantes: o marketing de conteúdo.

Este consiste na criação e partilha de conteúdos relevantes para o teu público-alvo.

Ao escreveres algo com que este se identifique, crias uma relação de confiança com o teu potencial cliente. Ganhando, sem sombra de dúvidas, credibilidade, que te levará a tornares-te numa referência na tua área.

Este tipo de estratégia pode ser aplicado de diversas formas. O que se revela uma grande mais-valia.

Podes criar um blog onde escreves artigos sobre temas relacionados com o teu negócio ou fazer publicações nas redes sociais. Além disso, também podes criar um e-book ou publicar vídeos relacionados com o serviço que ofereces.

O que importa é transmitires valor a quem te “recebe”, para acompanharem os teus conteúdos. E, também, para que consigas criar leads para uma futura comunicação.

2 – Redes Sociais

As redes sociais são o melhor canal de comunicação e de conexão atualmente. Por isso, não deve ser ignorada na hora de implementar estratégias de marketing digital.

Toda e qualquer empresa que queira dar a conhecer o seu negócio deve estar presente nestas plataformas. “Em todas? ”, perguntas-nos.

A resposta é: “naquelas onde o teu público-alvo está”.

De que te vale apostares numa rede social onde a audiência lá presente em nada se assemelha com o tipo de pessoas que pretendes alcançar? De nada!

Por isso, foca-te apenas nas redes sociais onde os teus potenciais clientes se encontram.

Não com o intuito de vender, porque as redes sociais não servem essencialmente para isso. Mas sim com o objetivo de marcares a tua presença. Para dizeres que estás ali, pronto a recebê-los sempre que estes o desejarem.

Aposta em conteúdos que criem interação, que façam o teu público-alvo reagir. Seja através de um simples gosto, de comentários ou em respostas nos stories, por exemplo.

Um conselho: foca-te em fotografias reais, em vez de artes. Pois assim, vais humanizar mais a tua marca e conseguirás alcançar mais interações.

Esta é sem dúvida uma das estratégias de marketing digital que não podes mesmo ignorar.

3 – SEO (Search Engine Optimization)

Queres que o teu website esteja bem posicionado no Google? Então deves apostar no SEO.

É um mecanismo de otimização de pesquisa. Ele permite que o teu website esteja bem colocado no ranking de páginas no Google. Esta é uma das estratégias de marketing digital indispensáveis!

Se ao fazeres uma pesquisa encontrares o teu website nos primeiros resultados, certamente que a procura pelos teus serviços será muito maior.

Mas como funciona isto do SEO? É simples!

O SEO baseia-se em três pontos principais: o conteúdo, a tecnologia e a relevância.

Conteúdo: Nos artigos que criares utiliza palavras-chave que tenham tido um bom volume de pesquisa, quer no texto, quer nas imagens.

Tecnologia: Tem em atenção a qualidade e a velocidade de carregamento do teu website. Isto porque influenciam a experiência do utilizador e podem ser um fator decisivo para uma próxima visita.

Relevância: Este ponto está relacionado com a autoridade do website na Internet. Ou seja, como a mesma é conquistada, tanto através de links externos como de menções feitas relativamente à empresa.

Importante: o SEO não apresenta resultados imediatos, ou seja, não consegues posicionamento do dia para a noite. É importante teres isso em consideração para não desanimares!

Apesar de ser uma das estratégias de marketing digital que demora mais tempo, é certamente uma das que vale mais a pena.

Isto porque, com a pesquisa de um simples termo, os teus potenciais clientes podem encontrar-te.

4 – Tráfego Pago

Sabias que podes pagar para os teus anúncios serem apresentados em websites e redes sociais?

É verdade!

Mas como? Com banners em portais de conteúdos, de links patrocinados no Google Ads e de anúncios nas redes sociais.

Esta é uma solução para ter resultados mais rápidos na estratégia de marketing digital. E, também, ter uma maior facilidade na divulgação das tuas campanhas.

Lembra-te que consegues fazer uma personalização muito grande do público dos teus anúncios.

Ou seja, ao conheceres bem as tuas diferentes personas podes criar anúncios para cada uma delas.

Assim, as tuas hipóteses de conversão são muito maiores! Já para não referir que podes aumentar, e muito, a tua lista de clientes.

5 – Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma das melhores estratégias de marketing digital para atraíres a atenção dos teus potenciais clientes.

Sendo um bom primeiro passo para iniciares um contacto direto com estes, sem necessitares das redes sociais ou de anúncios.

Para tal, deves primeiro analisar a situação atual da tua empresa, dos teus concorrentes e do público-alvo que pretendes atingir.

Depois define as estratégias digitais, tendo um plano de ação definido que deve ser analisado periodicamente.

No Inbound Marketing o foco é o cliente.

O objetivo é conquistar a atenção do potencial cliente e construir uma relação com este.

Isto é feito através de artigos de blog, redes sociais, e-books, checklists, entre outras soluções.

Desta forma, agregarás valor e ajudarás o teu cliente, tendo em conta as suas necessidades. Mas antes terás de definir a tua persona.

Ao teres bem definida a persona, vais conseguir atrai-la, criar conexão e convertê-la. Além disso, venderá o teu serviço e conseguirá manter o cliente fiel à tua marca.

No dinâmico mundo do marketing digital, ter um parceiro confiável é essencial. Especialmente um que entenda como maximizar a visibilidade online de uma empresa.

A FindUp está aqui para ser esse parceiro para o teu negócio.

Com nossa expertise em implementar estratégias de marketing digital eficientes e inovadoras, estamos prontos para ajudar a tua empresa a alcançar resultados.

Desde a otimização de SEO até às campanhas de redes sociais e marketing de conteúdo. Os nossos especialistas trabalharão contigo para garantir que os teus objetivos deste ano sejam atingidos com sucesso.

Entra em contacto e descobre como podemos elevar o teu negócio a novos patamares com estratégias que dão resultados.

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