Arquétipos de marca: Qual é o teu?

Arquétipos de marca Qual é o teu

Partilha este post

Conheces os arquétipos de marca do teu negócio? “Os quem?”, quase te ouvimos a perguntar. E realmente, para muitos, pode parecer que estamos a falar grego. O que, de certa forma, é verdade!

A palavra arquétipo tem, realmente, origem grega e significa “tipo original”. Como nós, na FindUp.

Mas, brincadeiras à parte e trazendo o conceito para o marketing, o termo está associado a um conjunto de padrões. Estes determinam a personalidade, os valores, a visão do mundo e as crenças de uma marca.

Continua a ler e perceberás o porquê de tudo isto ser importante para o posicionamento da tua marca.

Arquétipos de marca: Conhece os teus e cria um negócio de valor

Para que a tua marca consiga conquistar um espaço único no seu nicho, deve ter uma personalidade própria. Essa personalidade irá marcar, por exemplo, o tom de voz adequado para que possas comunicar de forma eficiente com a tua audiência. Assim, estabeleces uma conexão real.

Por esta altura já percebeste o quão importante é trabalhares o relacionamento com a tua persona. Tendo esta noção, entram em cena os arquétipos de marca. Este é um conceito originalmente criado na psicologia que, posteriormente, passou a ser adaptado ao marketing.

O psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung é o seu precursor, e defende que estes arquétipos estão diretamente associados ao inconsciente coletivo. Para Jung, os arquétipos representavam as motivações básicas do ser humano. Estes indicam valores, traços de personalidade e crenças no geral, que determinam as 12 tipologias de arquétipos.

Avancemos para a década de 80, quando esta definição passou a ser aplicada em estudos de neuromarketing: é este o ponto que mais nos interessa. É com a definição e aplicação dos arquétipos na tua estratégia que és capaz de gerar conexões verdadeiras.

É por isso que este conceito é tão explorado em planos de branding, identidade visual e desenvolvimento de marcas.

Estamos a “ver-te” a coçar a cabeça a tentar deslindar isto. Ainda não consegues visualizar o impacto dos arquétipos de marca no teu negócio? Então, vamos a um exemplo prático.

Imagina que és fã da Starbucks. Acabaste de almoçar e ia mesmo bem um cafezinho. O que te leva a optar por esta loja ao invés do café que está ali na esquina?

O café na Starbucks vai custar-te, talvez, alguns euros a mais. Mas, ainda assim, preferes esta marca porque não estás apenas a comprar um café: estás a consumir um estilo de vida.

E sabes porque é que te identificas com este estilo de vida? Porque a Starbucks construiu a sua identidade com base em padrões que conversam diretamente contigo. Quem diz Starbucks, diz Apple, Sephora, Harley Davinson…

Se parares um pouco para pensar, consegues compreendes o verdadeiro impacto disto? Acredita que quando mergulhas no conhecimento dos arquétipos, nada vai voltar a ser igual.

Como podes identificar a personalidade da tua marca

arquétipos de marca

Para identificares a personalidade da tua marca, deves conhecer os 12 arquétipos. Conhecê-los vai ser uma mais valia para a tua comunicação e vai permitir-te descobrir uma forma de te conectares com a tua audiência de forma mais autêntica.

1 – O Inocente: Inspira pureza, positividade e simplicidade em relação a si próprio e ao mundo. A Dove e a Coca-Cola são duas marcas que utilizam este arquétipo na sua comunicação.

2 – O Explorador: A liberdade, a ambição e a vontade de quebrar a rotina são o que melhor define a personalidade deste arquétipo. Aqui, temos como exemplos práticos a NASA e a Jeep.

3 – O Sábio: Estimula a aprendizagem e prioriza o “pensar”, o conhecimento e os estudos. Frisamos Harvard, TED e Discovery Channel como marcas que utilizam o sábio como arquétipo.

4 – O Mago: O mistério, a magia, a inovação e a criação de ideias que rompem com o status quo. Estes são os pilares do Mago e que moldam a forma de atuar e comunicar da Disney e da Polaroid.

5 – O Herói: A dedicação, a coragem e o esforço são os lemas do herói, que deseja mudar o mundo. A Nike, a Gatorade e a Adidas são três exemplos práticos deste arquétipo de marca.

6 – O Fora da Lei: Gosta de viver no limite das regras e determinações sociais e quer revolucionar a forma de ver o mundo. Falamos, por exemplo, da Harley-Davison e da MTV.

7 – A Pessoa Comum: são as pessoas “reais”, que vivem a sua rotina normal de trabalho, lazer… Duas marcas que se identificam com este arquétipo são a Ford e a Walmart.

8 – O Amante: A sensualidade, a ousadia e o despertar do prazer definem muito bem esta categoria de personalidade. Podemos reconhecê-la em marcas como a Chanel, Savage e Vitória Secret.

9 – O Bobo: A comunicação engraçada, divertida e informal são as suas principais características. Estas são características da Nickelodeon, M&Ms’s e Durex.

10 – O Cuidador: Desperta carinho e afetividade enquanto se propõe a promover uma vida melhor ao seu cliente. Falamos de marcas como a Unicef, Heinz e Johnson & Johnson.

11 – O Criador: Usa a criatividade para criar infinitas possibilidades e deixar a sua marca no mundo. Aqui, podemos falar de três marcas icónicas como a Adobe, Apple e LEGO.

12 – O Governante: Dono de uma narrativa que denota poder, liderança e autoridade, temos como exemplos a Microsoft, Rolex e American Express.

É importante frisar que uma marca, tal como tu, não tem apenas um arquétipo. Ou seja, por norma, todos nós identificamo-nos em certa parte com cada um destes modelos. No entanto, todos temos um que é mais dominante.

Assim sendo, o mais comum é que as marcas comuniquem tendo por base 3 arquétipos, sendo um principal e dois secundários. É claro que neste ponto tens de ter atenção para não comunicares de forma contraditória. Ou seja, se o teu arquétipo principal for o bobo, dificilmente um dos ter arquétipos secundários será o amante.

Se queres definir ou “afinar” o arquétipo de marca do teu negócio, estamos à tua disposição! Vamos ajudar-te a criar uma identidade que ressoe profundamente com o teu público-alvo, para tornar a tua comunicação clara e eficaz.

Sabemos que cada marca tem uma essência única, que precisa ser descoberta e comunicada de forma autêntica. Com uma abordagem estratégica e criativa, a nossa equipa trabalha lado a lado contigo.

Juntos, conseguiremos identificar e desenvolver o arquétipo de marca que melhor representa os valores, a missão e a visão do teu negócio.

O nosso objetivo é garantir que a tua marca se destaque no mercado e cria conexões significativas e duradouras. Desbloquear todo o potencial da identidade da tua marca está à distância de um clique.

Ver mais

Links externos Precisas deles para ter sucesso

Links externos: Precisas deles para ter sucesso

Quando tens um site e produzes conteúdo com frequência, o teu principal objetivo, independentemente do conteúdo produzido, é atrair utilizadores. Portanto, quando te dizemos que deves direcionar o público para outros sites, através de links

Ler Mais »
Tráfego pago Sim ou não

Tráfego pago: Sim ou não?

Tráfego pago ou tráfego orgânico? Qual é a melhor opção? Esta é uma das grandes questões quando falamos de estratégias de marketing digital. A verdade é que as duas têm pontos positivos, mas também negativos.

Ler Mais »
O poder do Instagram está nos stories

O poder do Instagram está nos stories

Quando o Instagram lançou os stories em 2016, muitos utilizadores ficaram céticos. Afinal de contas, aquela era uma funcionalidade comum no Snapchat, uma app conhecida pela criação de conteúdo efémero! Contra todas as expectativas dos

Ler Mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização