Conheces os arquétipos de marca do teu negócio? “Os quem?”, quase te ouvimos a perguntar. E realmente, para muitos, pode parecer que estamos a falar grego. O que, de certa forma, é verdade!
A palavra arquétipo tem, realmente, origem grega e significa “tipo original”. Como nós, na FindUp.
Mas, brincadeiras à parte e trazendo o conceito para o marketing, o termo está associado a um conjunto de padrões. Estes determinam a personalidade, os valores, a visão do mundo e as crenças de uma marca.
Continua a ler e perceberás o porquê de tudo isto ser importante para o posicionamento da tua marca.
Arquétipos de marca: Conhece os teus e cria um negócio de valor
Para que a tua marca consiga conquistar um espaço único no seu nicho, deve ter uma personalidade própria. Essa personalidade irá marcar, por exemplo, o tom de voz adequado para que possas comunicar de forma eficiente com a tua audiência. Assim, estabeleces uma conexão real.
Por esta altura já percebeste o quão importante é trabalhares o relacionamento com a tua persona. Tendo esta noção, entram em cena os arquétipos de marca. Este é um conceito originalmente criado na psicologia que, posteriormente, passou a ser adaptado ao marketing.
O psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung é o seu precursor, e defende que estes arquétipos estão diretamente associados ao inconsciente coletivo. Para Jung, os arquétipos representavam as motivações básicas do ser humano. Estes indicam valores, traços de personalidade e crenças no geral, que determinam as 12 tipologias de arquétipos.
Avancemos para a década de 80, quando esta definição passou a ser aplicada em estudos de neuromarketing: é este o ponto que mais nos interessa. É com a definição e aplicação dos arquétipos na tua estratégia que és capaz de gerar conexões verdadeiras.
É por isso que este conceito é tão explorado em planos de branding, identidade visual e desenvolvimento de marcas.
Estamos a “ver-te” a coçar a cabeça a tentar deslindar isto. Ainda não consegues visualizar o impacto dos arquétipos de marca no teu negócio? Então, vamos a um exemplo prático.
Imagina que és fã da Starbucks. Acabaste de almoçar e ia mesmo bem um cafezinho. O que te leva a optar por esta loja ao invés do café que está ali na esquina?
O café na Starbucks vai custar-te, talvez, alguns euros a mais. Mas, ainda assim, preferes esta marca porque não estás apenas a comprar um café: estás a consumir um estilo de vida.
E sabes porque é que te identificas com este estilo de vida? Porque a Starbucks construiu a sua identidade com base em padrões que conversam diretamente contigo. Quem diz Starbucks, diz Apple, Sephora, Harley Davinson…
Se parares um pouco para pensar, consegues compreendes o verdadeiro impacto disto? Acredita que quando mergulhas no conhecimento dos arquétipos, nada vai voltar a ser igual.
Como podes identificar a personalidade da tua marca
Para identificares a personalidade da tua marca, deves conhecer os 12 arquétipos. Conhecê-los vai ser uma mais valia para a tua comunicação e vai permitir-te descobrir uma forma de te conectares com a tua audiência de forma mais autêntica.
1 – O Inocente: Inspira pureza, positividade e simplicidade em relação a si próprio e ao mundo. A Dove e a Coca-Cola são duas marcas que utilizam este arquétipo na sua comunicação.
2 – O Explorador: A liberdade, a ambição e a vontade de quebrar a rotina são o que melhor define a personalidade deste arquétipo. Aqui, temos como exemplos práticos a NASA e a Jeep.
3 – O Sábio: Estimula a aprendizagem e prioriza o “pensar”, o conhecimento e os estudos. Frisamos Harvard, TED e Discovery Channel como marcas que utilizam o sábio como arquétipo.
4 – O Mago: O mistério, a magia, a inovação e a criação de ideias que rompem com o status quo. Estes são os pilares do Mago e que moldam a forma de atuar e comunicar da Disney e da Polaroid.
5 – O Herói: A dedicação, a coragem e o esforço são os lemas do herói, que deseja mudar o mundo. A Nike, a Gatorade e a Adidas são três exemplos práticos deste arquétipo de marca.
6 – O Fora da Lei: Gosta de viver no limite das regras e determinações sociais e quer revolucionar a forma de ver o mundo. Falamos, por exemplo, da Harley-Davison e da MTV.
7 – A Pessoa Comum: são as pessoas “reais”, que vivem a sua rotina normal de trabalho, lazer… Duas marcas que se identificam com este arquétipo são a Ford e a Walmart.
8 – O Amante: A sensualidade, a ousadia e o despertar do prazer definem muito bem esta categoria de personalidade. Podemos reconhecê-la em marcas como a Chanel, Savage e Vitória Secret.
9 – O Bobo: A comunicação engraçada, divertida e informal são as suas principais características. Estas são características da Nickelodeon, M&Ms’s e Durex.
10 – O Cuidador: Desperta carinho e afetividade enquanto se propõe a promover uma vida melhor ao seu cliente. Falamos de marcas como a Unicef, Heinz e Johnson & Johnson.
11 – O Criador: Usa a criatividade para criar infinitas possibilidades e deixar a sua marca no mundo. Aqui, podemos falar de três marcas icónicas como a Adobe, Apple e LEGO.
12 – O Governante: Dono de uma narrativa que denota poder, liderança e autoridade, temos como exemplos a Microsoft, Rolex e American Express.
É importante frisar que uma marca, tal como tu, não tem apenas um arquétipo. Ou seja, por norma, todos nós identificamo-nos em certa parte com cada um destes modelos. No entanto, todos temos um que é mais dominante.
Assim sendo, o mais comum é que as marcas comuniquem tendo por base 3 arquétipos, sendo um principal e dois secundários. É claro que neste ponto tens de ter atenção para não comunicares de forma contraditória. Ou seja, se o teu arquétipo principal for o bobo, dificilmente um dos ter arquétipos secundários será o amante.
Se queres definir ou “afinar” o arquétipo de marca do teu negócio, estamos à tua disposição! Vamos ajudar-te a criar uma identidade que ressoe profundamente com o teu público-alvo, para tornar a tua comunicação clara e eficaz.
Sabemos que cada marca tem uma essência única, que precisa ser descoberta e comunicada de forma autêntica. Com uma abordagem estratégica e criativa, a nossa equipa trabalha lado a lado contigo.
Juntos, conseguiremos identificar e desenvolver o arquétipo de marca que melhor representa os valores, a missão e a visão do teu negócio.
O nosso objetivo é garantir que a tua marca se destaque no mercado e cria conexões significativas e duradouras. Desbloquear todo o potencial da identidade da tua marca está à distância de um clique.