Definires o teu público-alvo é o primeiro passo para o sucesso

Definires o teu público-alvo é o primeiro passo para o sucesso

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Mesmo que não estejas familiarizado com termos técnicos de marketing, certamente que já ouviste falar em público-alvo. Compreender este conceito é fundamental para direcionares as estratégias do teu negócio de forma mais assertiva.

Mas, como é que podes definir o público-alvo? Que fatores deves analisar para perceberes quem são estas pessoas? Considera que há uma diferença (gigante) entre público-alvo e persona! Contrariamente ao que possas pensar, estes dois termos não significam a mesma coisa!

Calma! Não agarres já no saquinho de papel para hiperventilar. Vamos ajudar-te nesta missão para que comeces a percorrer o teu caminho em direção ao sucesso!

Público-alvo: Conhece o perfil do teu cliente ideal 

Quem quer agradar a todas as pessoas, não agrada a ninguém! Esta afirmação é uma das maiores premissas no mundo do marketing: representa a importância de definires o teu público-alvo e comunicares com quem realmente se interessa pelo teu negócio.

Mas nem sempre foi assim: as estratégias dos primórdios do marketing tratavam os consumidores como uma massa homogénea. Ou seja, as particularidades e individualidades de um grupo não eram tidas em consideração na criação e planeamento destas estratégias.

Tudo mudou a partir do Marketing 2.0. Foi aqui que o conceito de público-alvo ganhou relevância fazendo com que as novas campanhas fossem mais direcionadas e eficientes.

Mas, afinal, o que é o público-alvo?

Essencialmente, trata-se de um grupo de consumidores que têm características em comum, como região demográfica e aspetos comportamentais.

Ao definires este “target” podes criar campanhas e estratégias únicas. Isto vai ajudar a que tenhas uma comunicação muito mais direcionada e relevante.

Ao utilizares esta segmentação, aumentas a possibilidade de despertar o interesse de quem realmente precisa do teu produto ou serviço.

Fatores que deves considerar para esta definição

público-alvo

Num bom plano de marketing o perfil do teu cliente ideal não é traçado ao acaso ou com “achismos”. Deves pesquisar e estudar os fatores mais importantes que influenciam esta segmentação. Explicamos-te alguns destes pontos de seguida:

1 – Fator geográfico

Os aspetos geográficos são o país, cidade e região na qual se encontra o consumidor que desejas alcançar.

Por exemplo, estas pessoas vivem em regiões urbanas ou rurais? Se vivem em regiões urbanas, estão nos grandes centros ou nas periferias?

2 – Fator demográfico

Outros detalhes importantes para definires o teu cliente ideal são, entre outros:

  • Idade;
  • Género;
  • Estado civil;
  • Condições económicas;
  • Religião;
  • Grau de escolaridade.

Consegues ver como é que já estás a aproximar-te do número de pessoas que te interessam ter como clientes?

3 – Fator psicográfico e comportamental

Podes segmentar ainda mais o teu consumidor analisando o seu perfil psicológico e comportamental: qual é o seu estilo de vida? É mais conservador ou liberal? Quais são os seus interesses? Em que redes sociais está presente?

É interessante perceberes a frequência com que utiliza a internet e as redes sociais. Além disso, se faz compras online ou prefere lojas físicas. Ou se faz pesquisas para estar a par dos preços e também se procura constantemente promoções.

Quanto mais puderes afunilar o perfil do teu público-alvo, mais assertiva será a tua estratégia de comunicação.

Cuidado para não baseares esta definição em dados superficiais! A segmentação exige muita pesquisa e observação do mercado e dos teus concorrentes. Lembra-te, especialmente, que os fatores comportamentais não permanecem estáticos. As transformações sociais têm impacto neste aspeto.

Portanto, deves sempre estar atento e atualizar o perfil do teu público-alvo sempre que necessário para adequares as tuas estratégias.

Porque é que é importante segmentares o teu público

O marketing de massa ficou para trás. A segmentação do mercado é a nova realidade e permite que um negócio se mantenha competitivo.

Os teus esforços serão aproveitados de forma mais eficaz, e vão gerar melhores resultados a partir desta definição do teu público. Alguns dos principais benefícios desta segmentação são:

  • Seres capaz de criar campanhas mais eficientes;
  • Comunicares melhor com o teu público;
  • Poderes conquistar um posicionamento mais relevante no teu nicho;
  • Conseguires diferenciar o teu negócio da concorrência.

Caso ainda estejas a coçar a cabeça e te sintas meio perdida, fala connosco! Com a FindUp, alcançar o público-alvo do teu negócio será uma tarefa muito mais simples e eficaz.

O nosso compromisso é utilizar estratégias de marketing digital fora da caixa e análises de dados avançadas para identificar, mas também compreender profundamente as necessidades e comportamentos do teu público.

Isto significa que, independentemente do teu nicho, estamos aqui para te ajudar a encontrar as pessoas certas no momento certo.  Assim, maximizaremos o impacto das tuas campanhas, aumentando significativamente as probabilidades de conversão.

Garantimos uma abordagem personalizada que corresponde às especificidades e objetivos únicos da tua marca. Queres saber como te podemos ajudar? Envia-nos uma mensagem pelo WhatsApp!

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