Mesmo que não estejas familiarizado com termos técnicos de marketing, certamente que já ouviste falar em público-alvo. Compreender este conceito é fundamental para direcionares as estratégias do teu negócio de forma mais assertiva.
Mas, como é que podes definir o público-alvo? Que fatores deves analisar para perceberes quem são estas pessoas? Considera que há uma diferença (gigante) entre público-alvo e persona! Contrariamente ao que possas pensar, estes dois termos não significam a mesma coisa!
Calma! Não agarres já no saquinho de papel para hiperventilar. Vamos ajudar-te nesta missão para que comeces a percorrer o teu caminho em direção ao sucesso!
Público-alvo: Conhece o perfil do teu cliente ideal
Quem quer agradar a todas as pessoas, não agrada a ninguém! Esta afirmação é uma das maiores premissas no mundo do marketing: representa a importância de definires o teu público-alvo e comunicares com quem realmente se interessa pelo teu negócio.
Mas nem sempre foi assim: as estratégias dos primórdios do marketing tratavam os consumidores como uma massa homogénea. Ou seja, as particularidades e individualidades de um grupo não eram tidas em consideração na criação e planeamento destas estratégias.
Tudo mudou a partir do Marketing 2.0. Foi aqui que o conceito de público-alvo ganhou relevância fazendo com que as novas campanhas fossem mais direcionadas e eficientes.
Mas, afinal, o que é o público-alvo?
Essencialmente, trata-se de um grupo de consumidores que têm características em comum, como região demográfica e aspetos comportamentais.
Ao definires este “target” podes criar campanhas e estratégias únicas. Isto vai ajudar a que tenhas uma comunicação muito mais direcionada e relevante.
Ao utilizares esta segmentação, aumentas a possibilidade de despertar o interesse de quem realmente precisa do teu produto ou serviço.
Fatores que deves considerar para esta definição
Num bom plano de marketing o perfil do teu cliente ideal não é traçado ao acaso ou com “achismos”. Deves pesquisar e estudar os fatores mais importantes que influenciam esta segmentação. Explicamos-te alguns destes pontos de seguida:
1 – Fator geográfico
Os aspetos geográficos são o país, cidade e região na qual se encontra o consumidor que desejas alcançar.
Por exemplo, estas pessoas vivem em regiões urbanas ou rurais? Se vivem em regiões urbanas, estão nos grandes centros ou nas periferias?
2 – Fator demográfico
Outros detalhes importantes para definires o teu cliente ideal são, entre outros:
- Idade;
- Género;
- Estado civil;
- Condições económicas;
- Religião;
- Grau de escolaridade.
Consegues ver como é que já estás a aproximar-te do número de pessoas que te interessam ter como clientes?
3 – Fator psicográfico e comportamental
Podes segmentar ainda mais o teu consumidor analisando o seu perfil psicológico e comportamental: qual é o seu estilo de vida? É mais conservador ou liberal? Quais são os seus interesses? Em que redes sociais está presente?
É interessante perceberes a frequência com que utiliza a internet e as redes sociais. Além disso, se faz compras online ou prefere lojas físicas. Ou se faz pesquisas para estar a par dos preços e também se procura constantemente promoções.
Quanto mais puderes afunilar o perfil do teu público-alvo, mais assertiva será a tua estratégia de comunicação.
Cuidado para não baseares esta definição em dados superficiais! A segmentação exige muita pesquisa e observação do mercado e dos teus concorrentes. Lembra-te, especialmente, que os fatores comportamentais não permanecem estáticos. As transformações sociais têm impacto neste aspeto.
Portanto, deves sempre estar atento e atualizar o perfil do teu público-alvo sempre que necessário para adequares as tuas estratégias.
Porque é que é importante segmentares o teu público
O marketing de massa ficou para trás. A segmentação do mercado é a nova realidade e permite que um negócio se mantenha competitivo.
Os teus esforços serão aproveitados de forma mais eficaz, e vão gerar melhores resultados a partir desta definição do teu público. Alguns dos principais benefícios desta segmentação são:
- Seres capaz de criar campanhas mais eficientes;
- Comunicares melhor com o teu público;
- Poderes conquistar um posicionamento mais relevante no teu nicho;
- Conseguires diferenciar o teu negócio da concorrência.
Caso ainda estejas a coçar a cabeça e te sintas meio perdida, fala connosco! Com a FindUp, alcançar o público-alvo do teu negócio será uma tarefa muito mais simples e eficaz.
O nosso compromisso é utilizar estratégias de marketing digital fora da caixa e análises de dados avançadas para identificar, mas também compreender profundamente as necessidades e comportamentos do teu público.
Isto significa que, independentemente do teu nicho, estamos aqui para te ajudar a encontrar as pessoas certas no momento certo. Assim, maximizaremos o impacto das tuas campanhas, aumentando significativamente as probabilidades de conversão.
Garantimos uma abordagem personalizada que corresponde às especificidades e objetivos únicos da tua marca. Queres saber como te podemos ajudar? Envia-nos uma mensagem pelo WhatsApp!