Call To Action que Funcionam: Como utilizar CTA’s que Aumentam as Conversões

Já ouviste falar de CTA? As famosas Call To Action podem ser um aliado poderoso para a tua estratégia de marketing. Descobre como funcionam.

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Se tens um site, Landing page, anúncio ou investes em email marketing, sabes que o objetivo é sempre o mesmo: obter uma conversão. Quer se trate de um formulário preenchido, uma compra efetuada, um download realizado ou um simples clique num botão, a conversão é a métrica que mede o sucesso de qualquer campanha. Mas, para aumentar as tuas conversões, há uma ferramenta que é essencial: a Chamada para a Ação ou CTA.

Já ouviste falar deste termo? Se tens um negócio e ainda não tiras o melhor proveito desta ferramenta, precisas mesmo de perceber como funciona. Acredita, lê até ao fim e muda o teu negócio! 1% melhor a cada dia, certo?

O que significa CTA afinal de contas?

Uma CTA (ou Call To Action) é uma instrução clara e persuasiva que orienta uma pessoa a realizar uma ação específica.

Esta pode ser:

  • Uma frase curta como “Clica aqui”, “Experimenta grátis” ou “Compra agora”, acompanhada de um botão colorido e atrativo;
  • O apelo ao preenchimento de um formulário em troca de um e-book, workshop gratuito, inscrição num webinar, desconto…;
  • Um pedido para guardar uma publicação no Instagram para a consultar mais tarde…

A chave para uma boa CTA passa essencialmente por esta ser relevante, específica e atraente. Assim sendo, deve corresponder à intenção do utilizador e oferecer uma solução para o seu problema ou necessidade.

A par disso, deve destacar-se visualmente, chamar a atenção e transmitir um senso de urgência ou exclusividade, como “Oferta limitada” ou “Inscreve-te agora para garantir o teu lugar”.

Se até agora te parece complexo, não desesperes! Damos-te exemplos a seguir.

5 Exemplos de CTA’s que funcionam (de verdade)

É óbvio que o sucesso da tua landing page, anúncio ou publicação nas redes sociais não está vinculada a usares especificamente estas chamadas para a ação.

Fizemos vários testes e experiências que visam perceber a que tipo de conteúdo as pessoas reagem com mais facilidade. Estes são alguns exemplos de CTA’s que funcionam bem em diferentes contextos:

  1. Experimenta grátis durante 14 dias” – É a opção ideal para softwares e ferramentas online que requerem uma demonstração antes da compra. Isto vai permitir que o cliente experimente o funcionamento da mesma antes de tomar uma decisão.
  2. Recebe dicas exclusivas por e-mail” – Se tens como principal objetivo captar o nome e o e-mail de (potenciais) clientes, esta é a CTA que deves utilizar. É uma opção bastante interessante para te ajudar a construir uma lista de e-mail.
  3. Faz o download gratuito do nosso e-book” – Aqui tens uma opção que também funciona muito bem para gerar leads e nutrir o relacionamento com o utilizador com um conteúdo valioso. No entanto, garante que o conteúdo que partilhas gera efetivamente valor para quem o vai ler.
  4. Compra agora e recebe 20% de desconto” – Se trabalhas com e-commerce esta opção vai incentivar à compra imediata para que a pessoa possa receber um benefício exclusivo. Usar esta opção aumenta a taxa de conversão de vendas em, pelo menos, 10%.
  5. Agenda uma consultoria gratuita” – Se precisas de marcar uma reunião prévia com o cliente para perceber quais são as suas necessidades e deste modo adaptar os serviços que prestas ao mesmo, esta é a opção certa. Vai permitir-te não só conhecer as dores do cliente, mas também mostrar-lhe os benefícios de trabalhar contigo.

5 pontos que deves considerar para criar CTA’s que aumentam as conversões

Já percebeste que a Chamada para a Ação é um elemento imprescindível da tua comunicação online, certo? No entanto, a pergunta que (ainda) deves estar a fazer é “Mas como crio uma CTA que realmente funciona e me ajuda a melhorar as minhas taxas de conversão?”

Como não queremos que te falte nada, deixamos-te algumas diretrizes a seguir.

1 – Conhece o teu público-alvo

Antes de criares uma CTA é essencial conheceres a tua persona. Quem é ela? Quais são as suas necessidades, dores e desejos? O que a motiva a agir?

Responderes a estas perguntas vai garantir que crias conteúdo que ressoa efetivamente na mente de quem está a ler.

Não há nada mais impactante que estar a ver algum conteúdo e pensar “Fogo, isto foi escrito para mim”.

2 – Deve ser clara e objetiva

Toda a tua comunicação precisa de ser clara e objetiva. No entanto, quando falamos de uma Call To Action que converte, esta precisa cumprir (obrigatoriamente) alguns requisitos.

Certifica-te de que a ação a ser tomada está claramente especificada e que a pessoa entende exatamente o que é esperado dela. Ou seja, se o objetivo é carregar num botão deixa a informação “Clica Aqui”. Se queres que a pessoa preencha o formulário diz “deixa aqui o teu nome e e-mail”.

Nunca assumas que as pessoas sabem o que tu queres que elas façam. Por via das dúvidas, especifica sempre.

3 – Garante que a ação é irresistível

A pessoa tem de querer fazer aquela ação.

Se estás a oferecer alguma coisa, garante que a oferta é valiosa para quem a vai receber (claro que só sabes isso se conheceres bem o teu público).

Se estás a pedir para a pessoa fazer alguma coisa por ti (preencher um questionário, por exemplo), certifica-te que a pessoa sai beneficiada por te ajudar.

Conheces a expressão “Não há almoços grátis”? Pois é… aplica-se na perfeição a esta situação.

4 – Facilita a ação

Certifica-te que a ação que estás a solicitar é simples de ser realizada.

Não faças o cliente passar por muitas etapas ou preencher muitos campos para concluir o teu pedido. Quanto mais fácil for a conclusão, maior a probabilidade de que ele o faça.

Muita informação vai fazer com que menos pessoas façam aquilo que queres. Deste modo, pensa sempre se precisas (mesmo) daquela informação.

É claro que muita informação também vai garantir uma maior qualificação das leads.

Pensa bem nos objetivos que tens para determinada ação, porque só assim podes agir de forma assertiva.

5 – Testa ao máximo e mede tudo

Por fim, testa diferentes CTA’s e mede todos os resultados para ver o que funciona melhor. Experimenta fazer um teste AB.

Além disso, usa ferramentas de análise para medir a taxa de conversão – o Google Analytics pode ajudar-te – e faz ajustes para otimizar a estratégia.

Como vês, a CTA pode ser uma aliada de peso no teu negócio. Só precisas de a utilizar de forma assertiva e seguindo as dicas que te deixámos.

Se tiveres alguma dúvida, não hesites em contactar-nos. Teremos todo o gosto em ajudar-te perceber como tudo funciona! E não te esqueças, marca a tua sessão de consultoria estratégica para que deixes de sentir que a concorrência tem mais resultados que tu!

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