Se estás a ler isto, provavelmente queres saber como criar uma headline que converte. Pode ser para utilizares numa página de vendas, numa publicação nas redes sociais ou mesmo na criação de um artigo de blog. Seja qual for a tua necessidade, nós estamos aqui para te ajudar!
Um bom título é o primeiro passo para convencer os visitantes a ficarem numa página e a realizarem uma ação. Esta ação (ou conversão) pode ser: preencher um formulário, comprar um produto, fornecer o nome e e-mail ou simplesmente ler um artigo.
Por isso, é importante que dediques tempo e esforço para criar um bom título. Já dizia David Ogilvy – “Se tens 1 dólar para investir no teu conteúdo, 80 centavos devem ser investidos no título”.
Headline: Descobre como criar títulos que captam a atenção e convertem
Quando se trata de landing pages, sites, artigos de blog ou publicações nas redes sociais, o título – ou headline – é o elemento-chave. Esta é a primeira coisa que os visitantes veem quando entram na tua página. Assim sendo, este poderá ser responsável por manter o leitor na página ou fazer com que ele saia imediatamente.
Criar um título atraente e eficaz é fundamental para captar a atenção do teu público e levá-lo a agir. Por isso, deixamos-te várias diretrizes a seguir.
1. Usa palavras-chave relevantes
A headline deve incluir palavras-chave que sejam relevantes para o conteúdo.
Já que o título é a primeira coisa que as pessoas leem numa página, garante que aquilo que escreves vai direto à sua maior dor ou necessidade.
Além disso, um bom título (e as respetivas CTA e palavra-chave) ajuda a melhorar a tua posição nos motores de pesquisa e a atrair mais tráfego para a página.
2. Faz uma promessa clara
Uma headline deve deixar claro o que os visitantes podem esperar da página.
Por exemplo, se estás a oferecer um e-book gratuito, a headline deve incluir essa informação.
Aqui o truque é perguntar a uma criança (ou a uma pessoa mais velha) se ela percebe o que estás a dizer. Se ela não conseguir perceber sem teres de te explicar, a promessa que estás a apresentar não é suficientemente clara.
3. Usa números
Os números são atrativos e ajudam a destacar a informação-chave. Além disso, dão um senso de facilidade a quem está a ler. Isso acontece, pois o cérebro humano associa os números a ações que podem ser executadas.
Quando incluis um número na tua headline, estás a transmitir uma ideia de que o conteúdo é organizado e fácil de seguir.
Por exemplo: “5 estratégias para criar headlines que convertem” ou “Descobre 7 truques para ficares morena no verão”. Mas não exageres! Ninguém quer saber 30 passos para fazer um delineado perfeito!
4. Usa uma linguagem simples e direta
Os teus visitantes podem não ser especialistas na tua área de atuação. Por isso, é importante que a headline seja fácil de entender.
Usa uma linguagem simples e direta para que os visitantes não se sintam intimidados. Lembra-te da velha máxima “não és mais inteligente que os outros só porque usas palavras caras”.
Uma pessoa que não compreende facilmente o que tens para oferecer, não vai sentir necessidade ou vontade de comprar. O Ícaro de Carvalho, um dos maiores especialistas em Copywriting do mundo, diz “Não confundas a lead. Um lead confuso não compra.”.
E em última instância, é isso que queres: vender mais!
5. Testa diferentes headlines
Não há uma única fórmula para criares headlines que funcionem. Por isso, é importante que testes diferentes opções e vejas qual é a opção que funciona melhor para a tua página.
Lembra-te que o título é apenas o primeiro passo para convencer os visitantes a ficarem na página e a realizar uma ação.
No caso de uma Landing page, garante que o conteúdo é relevante e que oferece valor aos visitantes. Podes fazer testes A/B, em que crias dois títulos diferentes e os colocas em duas páginas idênticas. Depois, comparas os resultados para ver qual das páginas teve melhor desempenho.
Como vês, criar uma headline que converte não é propriamente um bicho de sete cabeças. No entanto, só há uma coisa que te vai fazer ficar efetivamente boa nesta criação: a prática.
Quantos mais títulos e conteúdos escreveres, melhor vais ser!
Se tiveres alguma dúvida, não hesites em falar connosco.