Já conheces os 8 Ps do marketing?

Já conheces os 8 Ps do marketing

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Graças à evolução tecnológica e à inserção dos negócios na era digital, melhorar conceitos mais antigos de marketing tornou-se essencial. Assim sendo, os 8 Ps do marketing são uma versão melhorada e atualizada da tradicional estratégia dos 4 Ps.

Ficaste curioso com este conceito? Então continua a leitura!

Vamos ajudar-te a compreender melhor esta importante estratégia para que a possas implementar no teu negócio.

8 Ps do marketing: Conhece os elementos fundamentais para criares a tua estratégia 

Se tens algum conhecimento em marketing já deves ter ouvido falar nos famosos 4 Ps. Estes abrangem conceitos importantíssimos para um negócio. Na verdade, são a base de qualquer estratégia de marketing do mundo!

Mas o mercado está cada vez mais competitivo! Assim sendo, as estratégias mais tradicionais têm de ser reformuladas para fazerem sentido na realidade atual.

Por isso, aos quatro conceitos tradicionais do marketing, foram adicionadas outras quatro abordagens. Estas refletem uma visão mais moderna da forma como os produtos e serviços são divulgados.

Os novos “Ps” querem chegar a um consumidor que é cada vez mais exigente e conectado. É por isso que os 8 Ps do marketing formam os pilares de uma estratégia global: com conceitos do marketing offline e online.

Os 4 Ps tradicionais do marketing

Voltemos às origens antes de avançarmos. Afinal, o que são os 4 Ps do Marketing? Estes fazem parte de um conceito chamado “composto de marketing”.

Estes “Ps” sustentam qualquer estratégia que visa impulsionar uma marca através da venda de um produto ou serviço. São eles: Product (produto), Price (preço), Placement (distribuição) e Promotion (promoção).

1 – Produto

Este é o ponto de partida de qualquer estratégia de marketing. Deves ter um produto ou serviço para oferecer. O objeto da tua oferta tem de ir ao encontro das necessidades do teu público.

Trocando por miúdos, tens de resolver um problema ou desejo do teu cliente. Para tal, é importante conheceres aquilo que vendes, melhor do que a palma da tua mão:

  • Qual é o conceito do teu produto/serviço?
  • Quais as funções, atributos e diferenciais?
  • Como é que o cliente o pode utilizar?

Estas são algumas das questões que deves fazer para perceberes o que estás, de facto, a entregar ao cliente.

Esta compreensão é fundamental para criares uma comunicação eficaz com o teu público.

2 – Preço

O preço reflete o que vais cobrar pelo que pretendes entregar ao cliente.

Tem em conta que o preço não envolve apenas o valor em dinheiro que será transacionado. O preço inclui também o valor agregado do teu produto. Ou seja, de que forma é que a tua oferta irá colmatar as dores do cliente.

Daí a importância de a conheceres bem! Só assim lhe podes associar um preço e um valor que o teu público esteja disposto a pagar.

3 – Distribuição

A distribuição é a forma como este é colocado no mercado. E, também, de que forma é que o teu cliente o pode adquirir.

Para definires os vários canais de distribuição, é importante perceberes onde está o público que irá consumir o produto. Se o teu cliente ideal tem o hábito de comprar online do que é que te adianta só venderes offline?

Para teres mais assertividade neste ponto, pesquisa os fatores comportamentais e demográficos do teu público.

4 – Promoção

A promoção está diretamente relacionada com a apresentação do que tens para vender a potenciais compradores. Assim, para promoveres o teu produto de forma eficaz deves considerar os melhores canais e meios de divulgação.

Este ponto relaciona os meios que proporcionam visibilidade com a oferta, para que o teu produto chegue ao cliente certo.

A nova era dos Ps do Marketing 

4 ps do marketing

Durante muito tempo, os 4 Ps constituíram os pilares fundamentais para um bom plano de marketing.

Entretanto, os tempos são outros e a tecnologia passou a ocupar um espaço relevante no nosso dia a dia.

Isto levou a alterações também nos hábitos de consumo. Assim sendo, a presença online tornou-se fundamental para que um negócio se mantenha competitivo.

Mas atenção! Isto não significa que os 4 Ps originais tenham deixado de ter relevância. Muito pelo contrário! Os conceitos são ainda extremamente importantes. Mas para que o marketing pudesse abranger a nova realidade, a estes conceitos originais foram adicionados mais quatro elementos.

Podemos dizer que a casa aumentou e que foi necessário acrescentar mais 4 pilares. Falamos de People (Pessoas), Processes (Processos), Positioning (Posicionamento) e Performance.

Temos assim os 8 Ps do marketing, uma metodologia mais completa e reconhecida mundialmente. O suporte ideal para uma estratégia de sucesso.

1 – Pessoas

Não basta compreenderes apenas o funcionamento do teu produto. É também fundamental conheceres o comportamento da tua persona.

Este é o elemento número 1 que destacamos dos 8 Ps do marketing.

Isto significa que, numa estratégia de marketing, deves fazer um estudo sobre o teu cliente ideal. Só assim podes perceber as suas necessidades e desejos. E, consequentemente, adequar a tua oferta para que esta seja a melhor solução para as suas dores.

Já te perguntaste quem é a tua persona e qual é o seu comportamento de consumo? Clica aqui para saber como definir a persona do teu negócio!

2 – Processos

Dentro dos processos estão os procedimentos, métodos e fluxos de trabalho aplicados numa empresa. Mas, o que é que isto tem a ver com o marketing? Ora, tudo!

Afinal, é a eficiência destes processos que possibilita proporcionares a melhor experiência possível ao teu cliente.

Este é um dos novos conceitos introduzidos pelos 8 Ps do marketing.

3 – Posicionamento

Teres um posicionamento definido significa seres notado, evidenciar valores, e assim criar uma identificação com o público. A forma como interages com a tua comunidade e como comunicas é o que vai definir o teu posicionamento.

Isto inclui a apresentação do produto/serviço, mas também a comunicação gráfica que estabeleces.

4 – Performance

A performance está diretamente relacionada com a produtividade da empresa. Ao analisares a performance podes perceber se o teu negócio caminha, ou não, em direção ao sucesso.

Para descobrires qual é a situação da tua empresa, deves usar indicadores que medem os resultados. Escolhe uma periodicidade e aplica-a. Através da análise destes indicadores podes perceber se a tua implementação dos 8 Ps do marketing está a resultar.

Resumidamente, vão além do âmbito do marketing para um negócio: estes elementos contribuem diretamente para o sucesso de qualquer empresa.

Na FindUp, sabemos que é essencial implementar com sucesso os 8 Ps do marketing. Especialmente para o posicionamento estratégico do teu negócio no mercado. Estamos prontos para ser o teu parceiro nesta jornada!

Com uma abordagem personalizada e foco nos resultados, a nossa equipa está empenhada em ajudar-te a explorar cada P para maximizar o potencial da tua marca.

Dessa forma, alcançarás maior visibilidade, engagement e retorno sobre o investimento. Deixa que te guiemos através deste processo complexo, transformando desafios em oportunidades de crescimento e sucesso. Marca, hoje mesmo, a tua sessão de consultoria estratégica, sem compromisso.

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