O mundo está em constante evolução. E com ele evoluem também os negócios e a forma como as empresas competem pela atenção e fidelização de clientes. Percebemos mediante análises constantes que a jornada de compra começa muito antes da primeira interação direta do consumidor com a marca. E é deste percurso prévio que surge o termo leads.
Estes desempenham um papel crucial na identificação, interação e conversão de potenciais clientes em clientes. Ou seja, pessoas que pagam!
Temos visto as abordagens mais tradicionais a cederem espaço as estratégias mais disruptivas e centradas no consumidor. Este passou a ser o centro de qualquer negócio que deseja ser bem-sucedido. E para que tal aconteça, entender e aproveitar o poder de um lead tornou-se uma habilidade essencial.
Ao longo das próximas linhas vamos explicar-te este conceito.
Prepara-te para mergulhares num mundo onde cada interação digital representa uma oportunidade valiosa de negócio.
O que são leads?
O termo leads refere-se a potenciais clientes que demonstram algum interesse num produto ou serviço que tens. Ou seja, são uma oportunidade de negócio.
Dizemos que alguém se tornou um lead no momento em que expressou interesse ou interagiu de alguma forma com a empresa, fornecendo dados relevantes como nome, email ou telefone.
Todos os negócios necessitam de um funil de vendas que lhes permita captar estes leads em volume. Só assim é possível existir uma previsão do volume de vendas para determinado período.
É importante saberes que existem inúmeras formas de captares estes dados. As que mais gostamos são:
- Através de formulários diretamente no site ou na Landing Page
- Assinaturas de newsletters
- Download de conteúdos
- Participação em workshops ou formações online
- Interações nas redes sociais
- Oferta de códigos de desconto ou de 7 dias de subscrição gratuita (é super interessante para quem vende softwares)
A obtenção de leads qualificados é sem sombra de dúvida um dos pontos-chave de uma estratégia de marketing. Estamos a falar de pessoas que estão mais propensas a tornarem-se clientes, uma vez que manifestaram interesse genuíno no que tens para oferecer.
O objetivo de trabalhar um lead é convertê-lo em cliente.
A geração de leads é extremamente importante para qualquer negócio
Segundo o livro The Ultimate Sales Machine de Chet Holmes, existe um padrão muito comum na jornada de compra de um cliente.
Este indica que:
- 3% do público está pronto para comprar o teu produto
- Entre 6% a 7% estão dispostos a ouvir uma proposta de negócio
- 30% não está sequer a pensar em comprar nada
- 30% acredita que não está interessado
- Os restantes 30% não estão, efetivamente, interessados no que tens para vender
Ao pensarmos de forma global, se a tua estratégia de marketing for baseada em vender (a torto e a direito), estás a comunicar apenas para 10% do teu público. Além disso, vais estar a competir diretamente com todas as outras marcas que estão a esforçar-se para vender os seus produtos exatamente às mesmas pessoas.
O pior de tudo é que deixas de fora um mercado com 90% das pessoas só porque não estás a relacionar-te com elas previamente. No fim de contas, a grande maioria destas pessoas nem sequer sabe que tem um problema que precisa de ser resolvido.
Independentemente da fase de compra em que a tua persona se encontra, o teu maior esforço de marketing deve ser na criação de conteúdo útil e relevante.
Tipos de conteúdo que podes utilizar para captar leads qualificados
A experiência diz-nos que uma estratégia de Inbound Marketing tem um potencial incrível na captação e conversão de leads.
Assim, a sua correta gestão é imprescindível para fazer com que a mesma avance no funil, tornando-se uma pessoa com maior propensão de compra.
Deixamos-te uma lista com algumas tipologias de conteúdo que podes utilizar para captar leads qualificados:
- Ebooks (guias, ferramentas…)
- Webinares e formações gratuitas
- Infográficos
- Pesquisas e estudos
- Consultorias gratuitas
- Quizz
- Whitepaper
- Checklists
- Glossários
- Cursos por email
- Série de vídeos
- Lista de ferramentas e sites úteis
- Softwares gratuitos para testes
- Documentos editáveis
- Templates e modelos
- Cupão de oferta
- 1 mês de subscrição
- Bónus
Como vês, tens uma infinidade de possibilidades para criares conteúdo que seja interessante ao ponto das pessoas te darem o seu nome e email.
Acredita quando te dizemos que se queres ter um negócio bem-sucedido precisas de investir na captação e gestão de leads. Vais ver que vale realmente a pena!
Se não sabes como o fazer, não te preocupes! Fala connosco e marca a tua sessão de consultoria estratégica gratuita! Vais ver que te podemos ajudar.