10 estratégias de marketing digital para empresas em 2024

estratégias de marketing digital para empresas

Partilha este post

Longe vai o tempo em que bastava ter uma boa estratégia de comunicação para ter sucesso! E, a pandemia, mostrou-nos isso mesmo! Num mercado cada vez mais competitivo, investires em diversas estratégias de marketing digital para empresas é fundamental para teres sucesso.

Não é novidade que teres uma presença online consolidada é uma parte importante do caminho para o sucesso. Mas, que tipo de estratégia utilizar? Será que todas são válidas para o teu negócio?

Não esperes mais! Vamos ver algumas das principais ações que deves trabalhar para melhorar os teus resultados.

Marketing digital para empresas: 10 estratégias essenciais para qualquer negócio

estratégias de marketing digital

Antes de falarmos sobre as estratégias em si, é importante revermos brevemente o conceito de marketing digital. Este consiste no conjunto de ações e estratégias, online, que têm como objetivo promover marcas e potencializar as vendas.

Em plena era digital é imprescindível investires em marketing digital, para manteres o teu negócio competitivo no mercado. Algumas das vantagens ao implementares as estratégias adequadas ao mesmo são:

  • Aumentar a visibilidade;
  • Aumentar a fidelização do teu público;
  • Aumentar a autoridade de marca;
  • Competir com empresas maiores;
  • Obter resultados a longo prazo.

Para alcançares estes resultados, partilhamos contigo ações indispensáveis de marketing digital para empresas. Conhece-as de seguida!

1 – Ter um blog

Sabias que ter um blog atualizado frequentemente pode aumentar o teu tráfego em 55%?

Investir neste canal é imprescindível, especialmente se o teu negócio atuar num nicho altamente especializado. Com publicações regulares de blog podes proporcionar mais informação e solucionar as dores de potenciais clientes.

Aqui deves trabalhar palavras-chave relevantes para que o teu blog obtenha um bom posicionamento nos resultados de pesquisa no Google.

Já te estamos a ver a coçar a cabeça a imaginar como é que terás imaginação para tantos artigos.

Ahh, mas lembra-te: escreve conteúdo voltado para meio e fundo de funil. Cada conteúdo de blog deve ser estratégico e com um objetivo específico.

Outro ponto importante é: não te deixes encantar pelo ChatGPT a escrever conteúdo. Não nos perguntes como, mas os motores de pesquisa conseguem perceber se o conteúdo foi, ou não, criado através de I.A..

2 – Trabalha o e-mail marketing

Ao contrário do que possas pensar, a comunicação através de e-mail não morreu. Este continua a ser um excelente recurso para comunicares com os teus clientes.

Mas, tal como qualquer outra estratégia, deves trabalhar as ações de e-mail marketing com base num método correto. Muitas empresas ainda cometem o erro fatal de utilizar bases de dados compradas ou e-mails que tiram da internet.

3 – Investe em tráfego pago

As pesquisas atuais revelam que pessoas que visitam um site depois de clicarem num anúncio têm 50% mais de probabilidade de comprar. Isto, quando comparadas com as que chegam através de resultados orgânicos.

E é por isso que investires em tráfego pago também é uma parte fundamental do teu plano de marketing.

Os anúncios geram resultados mais rápidos comparativamente ao conteúdo orgânico. Mas lembra-te que ambos são importantes para manteres resultados a longo prazo.

No fim de contas, a melhor estratégia é aquela que te traz resultados de forma consistente, certo?

4 – Otimização de SEO

Talvez o maior desafio das empresas seja manter um fluxo de negócios consistente e com vendas recorrentes.

Trabalhares estratégias de otimização para os motores de pesquisa (SEO) é o melhor caminho para conquistares este objetivo. As ações de SEO visam impulsionar o teu site para as primeiras posições dos resultados de pesquisa.

Mas, para isto é muito importante partilhares conteúdos relevantes e seguires as regras básicas de SEO. Visita este artigo para conheceres algumas destas regras.

5 – Remarketing

Sabes o que é o remarketing? De forma bastante simplificada, significa fazeres marketing novamente, para a mesma pessoa. A estratégia permite que anúncios de Facebook e Instagram apareçam mais do que uma vez para quem já demonstrou interesse num site ou produto.

Ao implementares ações de remarketing reforças as hipóteses de conversão. Isto porque incentivas o consumidor a concretizar a compra do produto ou serviço que lhe despertou o interesse.

6 – Vídeo Marketing nas estratégias de marketing digital para empresas

Os conteúdos em formato de vídeo têm-se tornado cada vez mais relevantes. Se ainda não exploras este formato na tua estratégia, não percas mais tempo: partilha vídeos em formato de Reels ou até mesmo Stories. Este tipo de comunicação é capaz de aproximar ainda mais a tua marca do teu público.

7 – Marketing de influência

Colaborar com influencers digitais pode ampliar significativamente o alcance da tua marca. Identifica pessoas cujos seguidores se alinhem com o teu público-alvo para promover os teus produtos ou serviços de forma autêntica.

Esta é uma importante dica que deves considerar ao elaborar as estratégias de marketing digital para empresas.

8 – Investe no marketing de conteúdo interativo

Envolve o teu público com conteúdo interativo, como quizzes, sondagens, calculadoras ou e-Books. Este tipo de conteúdo proporciona valor ao utilizador, mas também aumenta o engagement e a recolha de dados para futuras estratégias de marketing.

9 – Utilização de chatbots para atendimento ao cliente

Melhora a experiência do cliente implementando chatbots no teu site ou em redes sociais. Estes podem dar respostas rápidas a perguntas frequentes, facilitar processos de compra e coletar feedback valioso dos utilizadores.

Automações, como o ManyChat, se forem bem feitas, podem trazer-te imensos resultados.

10- Estratégias de personalização

Por último, usa dados de comportamento do utilizador para criar campanhas de marketing personalizadas.

A personalização pode aumentar significativamente as taxas de conversão. Os consumidores tendem a responder positivamente quando sentem que o conteúdo corresponde às suas necessidades e interesses específicos.

Estas são algumas das principais estratégias de marketing digital para empresas que deves implementar o quanto antes.

Para isso, convidamos-te a tornares-te parceiro da FindUp!  Connosco, a criatividade e eficiência encontram-se para transformar o cenário digital do teu negócio.

Somos especializados em desenvolver as melhores e mais eficazes estratégias de marketing digital para empresas. E, acima de tudo, o nosso planeamento é adaptado especificamente às necessidades do teu negócio.

Junta-te a nós e permite que a nossa equipa de experts dê um UP à tua marca, otimize a tua presença online e impulsione o teu crescimento de maneira inovadora e sustentável.

Vamos desbravar novos horizontes digitais juntos e pôr a tua empresa na vanguarda do sucesso. Entra em contacto e descobre como é que a nossa parceria pode levar o teu negócio ao próximo nível.

Ver mais

Links externos Precisas deles para ter sucesso

Links externos: Precisas deles para ter sucesso

Quando tens um site e produzes conteúdo com frequência, o teu principal objetivo, independentemente do conteúdo produzido, é atrair utilizadores. Portanto, quando te dizemos que deves direcionar o público para outros sites, através de links

Ler Mais »
Tráfego pago Sim ou não

Tráfego pago: Sim ou não?

Tráfego pago ou tráfego orgânico? Qual é a melhor opção? Esta é uma das grandes questões quando falamos de estratégias de marketing digital. A verdade é que as duas têm pontos positivos, mas também negativos.

Ler Mais »
O poder do Instagram está nos stories

O poder do Instagram está nos stories

Quando o Instagram lançou os stories em 2016, muitos utilizadores ficaram céticos. Afinal de contas, aquela era uma funcionalidade comum no Snapchat, uma app conhecida pela criação de conteúdo efémero! Contra todas as expectativas dos

Ler Mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização