Trabalhas com vendas? Então já deves ter ouvido falar sobre a importância de definires um nicho de mercado para o teu negócio.
Encontrar e trabalhar com novos nichos ao longo do tempo é fundamental para construíres um negócio de sucesso. No entanto, saber qual é o melhor mercado para investir pode ser um desafio para muitos empreendedores!
Se estás a começar o teu negócio, este deve ser o primeiro passo da tua estratégia go-to-market. Isto porque precisas de ser certeiro nos teus investimentos. E, sem dúvida, um bom nicho pode ajudar-te a conquistar os primeiros clientes.
Por outro lado, se já és um empreendedor experiente e tens um nicho de atuação definido, deves estar preparado para o rever a qualquer momento. Afinal, o mercado muda regularmente, criando segmentos para as empresas consolidadas expandirem os seus produtos e serviços.
Assim, o conceito de nicho de mercado é importantíssimo para o plano de marketing do teu negócio. No entanto, é muito comum que mesmo os empreendedores mais experientes tenham dúvidas sobre o que é e, principalmente, como o definir.
Definir o teu nicho vai ajudar-te a concentrar os teus esforços onde têm maior probabilidade de dar resultados.
Vamos falar mais sobre isso? Continua a ler e descobre o nosso ponto de vista!
Qual o verdadeiro significado de nicho de mercado?
O nicho de mercado é uma segmentação ou recorte de um mercado. Ou seja, é a identificação de um grupo menor num determinado setor, com necessidades e interesses específicos.
Normalmente, os problemas enfrentados por esse público ainda não têm soluções viáveis no mercado, o que representa uma boa oportunidade para os empreendedores. É aquilo a que chamamos um “Oceano azul”.
Saber identificar um nicho de mercado pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um produto, ou serviço. O nicho é, então, um segmento no qual as necessidades dos consumidores são pouco exploradas.
Para entenderes ainda melhor este conceito, pensa numa empresa de artigos desportivos, especializada na prática da natação. Se pararmos aqui, já temos um segmento de mercado — o dos nadadores —, mas é possível encontrar, ainda, um nicho.
Neste caso, podemos pensar numa necessidade bastante específica daqueles que treinam praticamente todos os dias nas piscinas. Por exemplo, fatos de banho e boxers de natação hidrodinâmicos e resistentes ao cloro. Agora, sim, temos um nicho de mercado.
Desta forma, temos:
- Mercado > Segmento > Nicho;
No exemplo citado, poderíamos considerar:
- Artigos desportivos > artigos para natação > fatos de banho e boxers de natação hidrodinâmicos e resistentes ao cloro
Vês como é simples? Com um exemplo prático conseguimos definir um nicho de atuação específico.
A importância de definir um nicho de mercado para o teu negócio
Se ainda não tens um negócio e estás a pensar entrar no mercado como uma marca generalista, que oferece produtos para um segmento amplo, pensa bem. Vais acabar por perder uma das maiores vantagens de publicidade e diferenciação que uma empresa pode ter: a especialização.
As marcas generalistas de um dado segmento alcançam inúmeras pessoas, é um facto. A questão é que essas pessoas são constantemente contactadas e impactadas por dezenas de outras empresas, sem que haja uma proposta diferenciada entre as marcas.
Por isso, lembra-te: ao comunicares como uma especialista num determinado nicho de mercado, vais-te dirigir a menos pessoas. No entanto, vais estar mais focado em resolver um problema específico. Assim sendo, essa comunicação será muito mais assertiva, pois vais estar em contacto com potenciais clientes que anseiam por uma solução para as suas dores.
Ao teres um nicho de mercado bem definido, vais ter algumas vantagens, nomeadamente:
- Plano de marketing efetivo;
- Menor número de concorrentes;
- Possibilidade de ditar preços mais vantajosos num mercado específico;
- Facilidade em fechar parcerias estratégicas.
Definir um nicho de mercado é importante para garantir que os recursos que investiste, incluindo tempo, dinheiro e mão de obra, se transformam em reconhecimento. Porque no fim do dia, é esse reconhecimento que se vai transformar em clientes fidelizados.
Já tens o teu nicho definido e queres saber se estás a implementar a melhor estratégia para teres os resultados que queres?
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