Branding: Como construir uma marca forte e bem-sucedida

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Já ouviste falar de branding?

Branding é o conjunto de estratégias de marca, cujo objetivo é criar notoriedade de marca e reconhecimento no mercado.

Neste sentido, é importante trabalhares aspetos relacionados com valores, identidade, posicionamento e propósito da tua empresa.

Se estás a começar agora o teu negócio ou se queres melhorar o teu posicionamento, continua a leitura.

Vamos explicar-te alguns pontos que deves ter em conta para desenvolveres o branding tua marca.

Branding: O que é e que aspetos devem ser trabalhados?

Para conseguires compreender o conceito de branding, é preciso primeiro perceberes o que é uma marca.

Por exemplo, qual é a marca da Apple? Se acreditas que é só a maçã mordida, estás enganado. A marca envolve muito mais do que o logótipo ou os aspetos que definem a sua identidade visual.

A marca é composta por elementos tangíveis e intangíveis. Voltemos ao exemplo da Apple para compreenderes melhor.

O design dos produtos Apple é único, e, portanto, constitui um elemento tangível da marca.

Do mesmo modo, a perceção que os consumidores têm acerca dos produtos e a forma como estes são comercializados, também é única. Tens aqui o elemento intangível.

Assim, a marca é construída a partir a junção de inúmeros elementos que a tornam, na mente do consumidor, inconfundível.

A partir desta explicação, fica claro que o branding se trata de um processo que não produz resultados imediatos.

Apesar disto, quando bem trabalhada, a gestão de marca garante resultados duradouros. E, que impactam diretamente o sucesso de um negócio.

5 aspetos que deves considerar para uma boa gestão de marca

Consegues perceber o quão complexo é o conceito de marca? Por isso, fazer a sua gestão não é, propriamente, uma tarefa simples.

É essencial implementares diversas estratégias que direcionam a construção de uma identidade forte e coerente.

O objetivo é que, através do branding, consigas promover a tua marca, garantindo assim maior destaque e um melhor posicionamento.

Neste sentido, apresentamos-te alguns dos aspetos que deves trabalhar na gestão da tua marca.

1 – Propósito

Qual é o teu “porquê”? Se acompanhas o nosso blog sabes que já abordámos este assunto mais detalhadamente.

O primeiro passo para definires a tua marca é voltares às origens. Por que razão a tua marca precisa de existir? Por que motivos foi criada?

2 – Promessa

A promessa de uma marca pode ser entendida como aquilo com que te comprometes para que o teu propósito se torne realidade.

Os conceitos de propósito e promessa estão interligados. O propósito é um processo interno de descoberta e compreensão sobre como podes impactar o mundo.

A promessa envolve as ações que tornam o propósito palpável.

3 – Atributos

De forma simples, os atributos de uma marca são os valores que esta partilha.

Estes são refletidos em inúmeros aspetos, desde a comunicação até à forma de trabalho dos colaboradores.

Os atributos são características da tua marca. São valores que para ela são inegociáveis e que ditam a forma como as coisas são feitas.

É essencial salientar que estes são fundamentais no processo de humanização de uma marca. Portanto, é indispensável na estratégia de branding.

4 – Posicionamento

O posicionamento está relacionado com o teu mercado, com o que os teus consumidores precisam e desejam.

Esta é a base para perceberes como o teu produto ou serviço se torna relevante neste cenário. Como é que te vais posicionar? Com quem queres trabalhar? Qual é a tua diferenciação? Como é que a vais comunicar?

5 – Elementos de identidade

Deves ainda trabalhar os diversos elementos de construção de identidade de marca.

Aqui, tens um conjunto de fatores como identidade visual, cores, slogan, tipografia, bem como o tom de voz que usas para comunicar.

Tudo isto deve estar inserido nas diversas frentes que compõem a estratégia global da empresa.

É importante que o processo de branding seja corretamente implementado e revisto periodicamente. Só assim vais conseguir desenvolver uma marca reconhecida pela tua comunidade.

o que é branding

Dito isto, já deves saber que a FindUp conta com especialistas em branding. E, oferecemos soluções sob medida para empresas que querem criar uma marca forte e bem-sucedida.

Com um profundo entendimento do mercado e uma abordagem criativa e estratégica, a nossa equipa trabalha de perto com os seus clientes.

Desta forma, desenvolvemos identidades de marca que não só ressoam com o teu público-alvo. Mas que também se destacam num ambiente competitivo.

Seja através do desenvolvimento de uma presença visual impactante ou da criação de mensagens de marca poderosas. Somos o parceiro ideal para qualquer empresa que procura estabelecer ou reforçar a sua posição no mercado.

Confia em nós para transformar a tua visão de marca em realidade!

Vamos garantir que a tua empresa se conecta efetivamente com os seus clientes e alcança o sucesso.

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