Big Data: O termo mais relevante do século XXI

Big Data O termo mais relevante do século XXI

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Já ouviste falar de Big Data? Tens noção da sua importância para os negócios no século XXI?

Este é um tema bastante atual, já que vivemos numa época em que os dados são gerados em grande volume. Na verdade, já deves ter ouvido por aí a expressão “os dados são o novo petróleo”.

Continua a ler e descobre a importância e o impacto dos dados para o teu negócio.

Big Data: A Importância dos dados para um negócio

O termo Big Data refere-se à enorme quantidade de dados disponíveis para as empresas, bem como à capacidade de os analisar com mais rapidez e eficiência.

Já pensaste na quantidade de dados que geras diariamente? Ora vê:

  • Fazer uma pesquisa no Google
  • Comentar, partilhar e gostar de conteúdos nas várias redes sociais
  • Fazer pagamentos online
  • Comprar algo numa app ou num site
  • Subscrever uma newsletter
  • Marcar uma sessão de consultoria sobre o teu negócio

Estes são só alguns exemplos! Agora, imagina a quantidade de dados gerados por pessoas em todo o mundo. É impossível contabilizar!

Num contexto empresarial, percebe-se a importância e o valor de analisar corretamente estes dados. Assim, o conceito surge relacionado com o conjunto de ferramentas capazes de agregar dados para melhorar os processos de tomada de decisão.

Em termos simples, o Big Data pode ser compreendido como o processo, baseado em programação, algoritmos, mecanismos de pesquisa e ferramentas de bancos de dados, que coleciona e armazena uma quantidade significativa de dados.

Mas como funciona?

Para compreenderes melhor o funcionamento do Big Data, dividimos o processo em etapas.

1 – Reunir dados

A primeira etapa de um processamento de dados consiste na obtenção de dados, ou seja, reunir todo o conjunto de informações.

Mesmo sendo uma etapa inicial, os dados passam por uma espécie de filtragem, que elimina informações erradas ou incompletas.

Embora possa parecer um detalhe, a verdade é que esta filtragem é muito importante para a efetividade das etapas seguintes.

2 – Integração dos dados

Os dados angariados são de diferentes fontes e têm formatos e características diferentes. Por isso, devem receber tratamentos específicos.

É através da integração que se torna possível definir critérios de validação, segurança e categorias, consoante as suas fontes.

3 – Análise e conformação dos dados

Esta é uma etapa crítica do processo de gestão dos dados. É nesta fase que estes começam a ganhar valor e a transformar-se em informação.

A atuação de profissionais qualificados, com o suporte de tecnologias de inteligência artificial e machine learning, é o que torna esta etapa mais eficiente e assertiva.

4 – Interpretação dos dados

Por fim, temos a interpretação dos dados. Esta é a parte que te permite obter insights valiosos para tomares decisões assertivas no teu negócio.

É aqui que esta ferramenta pode proporcionar um diferencial altamente competitivo numa empresa.

Big Data, na prática

big data

Conhecer o funcionamento do Big Data em teoria é importante. Porém, a compreensão torna-se mais efetiva quando percebemos este funcionamento, na prática.

Por isso, apresentamos-te alguns exemplos que demonstram como esta ferramenta pode proporcionar vantagens a uma empresa.

1 – Desenvolvimento de produtos

As informações relevantes obtidas através do processamento de dados podem ajudar diretamente a elaboração de estratégias de um negócio.

A partir da análise em massa das redes e bancos de dados, é possível desenvolver produtos mais assertivos que atendem efetivamente as necessidades do teu público.

Num mundo em constante mudança, saber exatamente que produto pode ajudar o cliente, é meio caminho para o sucesso.

2 – Maior eficiência operacional

O processamento de dados mais ágil e eficaz facilita o que antes exigia processos manuais e burocráticos. Num contexto empresarial, a gestão e análise de grandes volumes de dados permite:

  • Encontrar soluções;
  • Analisar cenários;
  • Entregar feedbacks aos clientes;
  • Desenvolver produtos;
  • Preparar-te para momentos de crise de forma muito mais organizada e proativa.

3 – Melhorar a experiência do cliente

Proporcionar uma boa experiência ao cliente é um dos fatores que possibilita a continuidade de um negócio no mercado.

Com o Big Data, é mais fácil proporcionar a atenção e o valor que o teu público-alvo espera.

Isto só é possível graças ao acesso, quase ilimitado, a diversos dados dos clientes, possibilitando uma interação mais próxima e oferecendo conteúdos personalizados às suas necessidades.

Queres aumentar a competitividade do teu negócio?

Além das soluções de Big Data, existe outra componente importante: a análise estratégica das ações da tua empresa.

Será que sabes o que está a funcionar no teu negócio? O que podes melhorar? O que deves deixar cair por terra?

Nesse sentido, oferecemos-te uma sessão de consultoria especializada sobre o tema.

Os nossos consultores utilizam as melhores ferramentas e métodos de análise para fornecer insights precisos e orientações estratégicas que podem transformar os desafios do teu mercado em oportunidades de crescimento.

Com a FindUp, poderás definir metas claras e entender melhor o ambiente competitivo em que atuas. Adicionalmente, conseguirás elaborar estratégias que vão mexer nos teus resultados de maneira eficaz e inovadora.

Entra em contacto connosco, e dá um UP ao teu negócio!

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