Já ouviste falar de Big Data? Tens noção da sua importância para os negócios no século XXI?
Este é um tema bastante atual, já que vivemos numa época em que os dados são gerados em grande volume. Na verdade, já deves ter ouvido por aí a expressão “os dados são o novo petróleo”.
Continua a ler e descobre a importância e o impacto dos dados para o teu negócio.
Big Data: A Importância dos dados para um negócio
O termo Big Data refere-se à enorme quantidade de dados disponíveis para as empresas, bem como à capacidade de os analisar com mais rapidez e eficiência.
Já pensaste na quantidade de dados que geras diariamente? Ora vê:
- Fazer uma pesquisa no Google
- Comentar, partilhar e gostar de conteúdos nas várias redes sociais
- Fazer pagamentos online
- Comprar algo numa app ou num site
- Subscrever uma newsletter
- Marcar uma sessão de consultoria sobre o teu negócio
Estes são só alguns exemplos! Agora, imagina a quantidade de dados gerados por pessoas em todo o mundo. É impossível contabilizar!
Num contexto empresarial, percebe-se a importância e o valor de analisar corretamente estes dados. Assim, o conceito surge relacionado com o conjunto de ferramentas capazes de agregar dados para melhorar os processos de tomada de decisão.
Em termos simples, o Big Data pode ser compreendido como o processo, baseado em programação, algoritmos, mecanismos de pesquisa e ferramentas de bancos de dados, que coleciona e armazena uma quantidade significativa de dados.
Mas como funciona?
Para compreenderes melhor o funcionamento do Big Data, dividimos o processo em etapas.
1 – Reunir dados
A primeira etapa de um processamento de dados consiste na obtenção de dados, ou seja, reunir todo o conjunto de informações.
Mesmo sendo uma etapa inicial, os dados passam por uma espécie de filtragem, que elimina informações erradas ou incompletas.
Embora possa parecer um detalhe, a verdade é que esta filtragem é muito importante para a efetividade das etapas seguintes.
2 – Integração dos dados
Os dados angariados são de diferentes fontes e têm formatos e características diferentes. Por isso, devem receber tratamentos específicos.
É através da integração que se torna possível definir critérios de validação, segurança e categorias, consoante as suas fontes.
3 – Análise e conformação dos dados
Esta é uma etapa crítica do processo de gestão dos dados. É nesta fase que estes começam a ganhar valor e a transformar-se em informação.
A atuação de profissionais qualificados, com o suporte de tecnologias de inteligência artificial e machine learning, é o que torna esta etapa mais eficiente e assertiva.
4 – Interpretação dos dados
Por fim, temos a interpretação dos dados. Esta é a parte que te permite obter insights valiosos para tomares decisões assertivas no teu negócio.
É aqui que esta ferramenta pode proporcionar um diferencial altamente competitivo numa empresa.
Big Data, na prática
Conhecer o funcionamento do Big Data em teoria é importante. Porém, a compreensão torna-se mais efetiva quando percebemos este funcionamento, na prática.
Por isso, apresentamos-te alguns exemplos que demonstram como esta ferramenta pode proporcionar vantagens a uma empresa.
1 – Desenvolvimento de produtos
As informações relevantes obtidas através do processamento de dados podem ajudar diretamente a elaboração de estratégias de um negócio.
A partir da análise em massa das redes e bancos de dados, é possível desenvolver produtos mais assertivos que atendem efetivamente as necessidades do teu público.
Num mundo em constante mudança, saber exatamente que produto pode ajudar o cliente, é meio caminho para o sucesso.
2 – Maior eficiência operacional
O processamento de dados mais ágil e eficaz facilita o que antes exigia processos manuais e burocráticos. Num contexto empresarial, a gestão e análise de grandes volumes de dados permite:
- Encontrar soluções;
- Analisar cenários;
- Entregar feedbacks aos clientes;
- Desenvolver produtos;
- Preparar-te para momentos de crise de forma muito mais organizada e proativa.
3 – Melhorar a experiência do cliente
Proporcionar uma boa experiência ao cliente é um dos fatores que possibilita a continuidade de um negócio no mercado.
Com o Big Data, é mais fácil proporcionar a atenção e o valor que o teu público-alvo espera.
Isto só é possível graças ao acesso, quase ilimitado, a diversos dados dos clientes, possibilitando uma interação mais próxima e oferecendo conteúdos personalizados às suas necessidades.
Queres aumentar a competitividade do teu negócio?
Além das soluções de Big Data, existe outra componente importante: a análise estratégica das ações da tua empresa.
Será que sabes o que está a funcionar no teu negócio? O que podes melhorar? O que deves deixar cair por terra?
Nesse sentido, oferecemos-te uma sessão de consultoria especializada sobre o tema.
Os nossos consultores utilizam as melhores ferramentas e métodos de análise para fornecer insights precisos e orientações estratégicas que podem transformar os desafios do teu mercado em oportunidades de crescimento.
Com a FindUp, poderás definir metas claras e entender melhor o ambiente competitivo em que atuas. Adicionalmente, conseguirás elaborar estratégias que vão mexer nos teus resultados de maneira eficaz e inovadora.
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