O que fazer quando não tens criatividade?

O que fazer quando não tens criatividade

Partilha este post

Criatividade… Aquele tema polémico… Uns dizem que é um dom, outros que não sabem como a desenvolver!

Se te identificas com o segundo ponto, não te stresses! Não és o único. É normal que, em certos períodos, tenhas bloqueios criativos. Aqui entre nós, que ninguém nos ouve, todos nós temos!

Mas, apesar de ser normal, também pode prejudicar o teu negócio: principalmente se trabalhas com prazos que não podem ser adiados.

Queres inovar, ter ideias novas que ajudem a tua empresa a crescer? Respira fundo, lê este artigo com atenção e deixa a criatividade fluir novamente.

7 técnicas para estimulares a criatividade

criatividade

Se para ti, a criatividade é uma verdadeira “ferramenta de trabalho” e neste momento estás com algumas dificuldades, não desesperes!

Ninguém é uma fonte inesgotável de ideias. Mesmo quando procuras inspiração, há momentos em que um bloqueio criativo te impede de fazer as coisas de forma diferente.

Isto ocorre por inúmeras razões: o stress, a ansiedade e uma má gestão de tempo, por exemplo, podem criar ser mais problemáticos do que parecem à primeira vista.

Mas, temos uma boa notícia para ti!

As tuas ideias criativas não acabaram para sempre. Vamos ajudar-te a desbloquear a mente para voltares a ser criativo o mais depressa possível. Vê bem as nossas dicas e começa a implementá-las na tua rotina!

1 – Elimina possíveis distrações

Sabias que a procrastinação pode bloquear a tua criatividade? Se és uma pessoa procrastinadora, é praticamente impossível que te concentres nas tuas tarefas com distrações próximas.

Conta-nos lá: quantas vezes já olhaste para o feed de uma rede social, só para “fugires” às tuas obrigações?

Evita deixar objetos na tua mesa que te possam distrair, como o telemóvel. Escolhe também uma divisão sem televisão para trabalhar.

2 – Poupa energia para te concentrares no trabalho

Precisas de criar um texto ou produzir um vídeo? Coloca essa tarefa como prioridade. Evita fazer outras atividades pelo meio, já que o cansaço físico e mental também impedem a criatividade.

3 – Pratica a escrita livre

A escrita livre é uma técnica que consiste em escrever tudo o que está na tua mente de forma fluída. De seguida, volta ao texto e faz as revisões e correções que achares necessárias.

Mas atenção, o perfecionismo é o maior inimigo da criatividade. Se te preocupares com edições durante a escrita impedes o teu fluxo de ideias. Portanto, deixa a tua mente livre para criar!

Se for mais simples para ti, escreve à mão num caderno.

4 – Procura novos locais para trabalhar

Se tens flexibilidade para trabalhar onde quiseres, experimenta sair da rotina e procurar novos cenários para te inspirares. Estares num sítio diferente, relaxar e pensar com mais calma, pode despertar o teu processo criativo.

5 – Organiza bem as tuas tarefas

A desorganização também é um fator que prejudica o desempenho criativo. Portanto, organiza o teu espaço de trabalho e a tua agenda. Faz um planeamento das tuas atividades diárias de acordo com a prioridade.

6 – Descansar também é importante

Tens dormido bem? A qualidade do sono afeta diretamente a tua capacidade cognitiva, e se não dormes a tua criatividade vai ser afetada.

Inclui hobbies na tua rotina e garante que dormes bem. Isso vai fazer maravilhas pela tua saúde mental e pela tua criatividade.

7 – Conversa com alguém

A solução para reencontrares a tua criatividade pode estar numa simples conversa. Partilha com alguém os detalhes do teu dia.

Muitas vezes, ter a perspectiva de outra pessoa sobre determinado assunto pode trazer alguma clareza.

Começa já a colocar estas dicas em prática e desbloqueia a tua mente! Vais conseguir encontrar formas mais criativas e originais de comunicar o teu negócio.

Mas, se estiveres com um bloqueio criativo intenso e sentires que as ideias simplesmente não fluem, não te preocupes! Estamos aqui para ser a solução que precisas.

Com uma equipa de profissionais inovadores e recursos criativos à disposição, estamos prontos para te ajudar com qualquer desafio criativo.

Seja qual for o teu projeto ou necessidade, conta conosco. Em conjunto, vamos reacender a tua criatividade e levar as tuas ideias ao próximo nível.

Ver mais

Já conheces os 8 Ps do marketing

Já conheces os 8 Ps do marketing?

Graças à evolução tecnológica e à inserção dos negócios na era digital, melhorar conceitos mais antigos de marketing tornou-se essencial. Assim sendo, os 8 Ps do marketing são uma versão melhorada e atualizada da tradicional

Ler Mais »
7 tendências de design gráfico para 2024

7 tendências de design gráfico para 2024

Design gráfico: 7 tendências para implementares na comunicação visual Os últimos anos foram marcados por diversos acontecimentos impactantes: a pandemia, a guerra, o fortalecimento de movimentos sociais, o desenvolvimento de novas tecnologias… Quer queiramos, quer

Ler Mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização