Outbound marketing: O guia completo

Outbound marketing O guia completo

Partilha este post

O mundo dos negócios nunca foi tão acelerado e competitivo como é hoje. Por este motivo, atrair a atenção de potenciais clientes é um desafio constante. Todos os dias milhares de empresas testam novas estratégias para aumentarem os seus resultados. É neste contexto de procura constante pela melhoria que o Outbound marketing surge.

Embora seja uma estratégia mais intrusiva que o Inbound Marketing, é utilizada com sucesso por milhares de empresas. Assim sendo, é importante que a conheças. Afinal, é interessante testarmos o máximo de opções para impulsionar o negócio (sempre de forma ética), certo?.

Vamos explicar-te o conceito de Outbound marketing, falar das suas vantagens e desvantagens e especificar algumas das estratégias utilizadas.

Se tens interesse em captar a atenção e descobrir novos clientes, continua a ler e descobre tudo sobre este tema.

O que é o Outbound marketing?

Contrariamente a uma estratégia de Inbound marketing que se concentra em atrair clientes através da produção de conteúdo útil e relevante, o Outbound Marketing assume uma abordagem mais direta e volta para a venda.

Trata-se assim de uma estratégia que envolve iniciativas de prospeção ativa. Falamos de telemarketing, e-mails comerciais ou campanhas publicitárias em meios mais tradicionais, ou online.

Com esta estratégia as empresas tomam a iniciativa de contactar diretamente potenciais clientes. Aqui o objetivo é sempre chamar a atenção do público e gerar interesse pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Embora o Outbound marketing seja muitas vezes criticado por ser intrusivo e menos voltado para a experiência do cliente, continua a ser uma estratégia válida. Afinal, se pensarmos bem, campanhas de telemarketing continuam a funcionar perfeitamente.

Além disso, com a evolução do marketing digital e a crescente importância do relacionamento com o cliente, as estratégias de Outbound têm-se adaptado. Desta forma, ao incorporar elementos de Inbound, esta abordagem tornou-se mais equilibrada.

Principais estratégias de Outbound Marketing

Tal como acontece com outras ferramentas associadas ao marketing, o Outbound Marketing tem inúmeras estratégias que podes implementar.

Embora na FindUp o foco seja essencialmente em estratégias e ferramentas Inbound, deixamos-te a seguir algumas técnicas que podes experimentar.

Além disso, podes seguir o nosso perfil de Instagram para ficares a par das novidades.

1 – Telemarketing

Também conhecido como cold calling, o telemarketing pretende o contacto direto com potenciais clientes pelo telefone. O objetivo é apresentar o produto ou serviço e tentar obter uma conversão.

Muitas vezes estes contactos são retirados da internet ou de bases de dados de empresas.

2 – E-mail marketing

Embora o e-mail marketing também seja uma estratégia de Outbound, contrariamente ao que acontece em Inbound a marca não tenta criar um relacionamento com o cliente.

Aqui o objetivo é simplesmente despertar interesse para incentivar à realização de uma ação. Muitas vezes os e-mails enviados vão para a lista de SPAM, pois não existe um interesse prévio do consumidor.

3 – Mala Direta

Aqui incluímos o envio de correspondência física, como a carta aos vizinhos, muitas vezes utilizada pelos consultores imobiliários.

Porém, podemos incluir aqui os panfletos na caixa do correio ou no vidro do carro.

4 – Anúncios em plataformas tradicionais

Uma vez que o objetivo principal do Oubound é chegar ao máximo de pessoas possíveis, a publicidade é um meio bastante utilizado.

Assim sendo, falamos de anúncios em televisão, rádio, jornais, revistas, mupis, outdoors…

5 – Eventos e feiras

Participar em eventos ou feiras da área de atuação é uma das estratégias mais comuns associadas ao Outbound. Isto permite não só melhorar o networking como fazer demonstrações em tempo real do produto/serviço.

Na verdade, para nós, esta continua a ser uma das melhores e mais interessantes estratégias associadas a esta ferramenta.

6 – Mensagens diretas nas redes sociais

Sabes aquelas mensagens que recebes de pessoas que não conheces a apresentar os seus produtos ou a pedir-te para as seguires no Instagram?

Isso é uma estratégia de Outbound marketing. Na nossa opinião, é uma das piores. Porém, há quem ainda o faça de forma extremamente intrusiva e mal-educada.

Estas são 6 das estratégias de marketing direto mais comuns. Contudo, mesmo que optes por utilizar alguma delas como ferramenta para crescer o teu negócio, adapta-as sempre ao teu público. Só assim consegues obter os melhores resultados.

Vantagens e desvantagens desta estratégia

Pessoalmente esta forma de marketing não é a nossa preferida. No entanto, a verdade é que temos de admitir que também tem prós e contras.

Para que disponhas de toda a informação necessária do teu lado, explicamos-te a seguir as suas principais vantagens e desvantagens.

Começamos pelas vantagens:

  • Alcance extremamente abrangente
  • Resultados rápidos (principalmente com telemarketing)
  • Aumento da visibilidade
  • Geração de leads qualificadas
  • Feedback imediato
  • Estímulo à ação imediata
  • Oportunidades de up selling e cross selling
  • Uso dos scripts de vendas
  • Aproveitar datas e eventos especiais
  • Compreensão direta das necessidades dos clientes

Porém, existem algumas desvantagens associadas. As principais são:

  • Alcance completamente indiferenciado
  • Pode ser extremamente intrusivo
  • Custo mais elevado comparativamente a estratégias de marketing digital
  • Taxa de conversão mais baixa que outras estratégias
  • É necessário ter uma equipa de vendas treinada e motivada
  • Dificuldade de medir o ROI de forma precisa
  • Menor interação com o público
  • Risco de criar uma perceção negativa da marca
  • Desperdício de tempo a contactar recurso pouco qualificados

Como podes ver, existem vantagens e desvantagens nesta estratégia. O nosso conselho é que analises as várias opções e não descartes à partida uma “ciência que desconheces”.

Gostávamos de saber, já utilizas algumas destas técnicas no teu negócio? Qual é o teu feedback? Partilha-o connosco.

Se ainda não tens uma boa estratégia de marketing digital, marca com um dos nossos especialistas uma sessão de consultoria gratuita! Vais ver que te podemos ajudar a desbloquear as tuas dúvidas.

Ver mais

Já conheces os 8 Ps do marketing

Já conheces os 8 Ps do marketing?

Graças à evolução tecnológica e à inserção dos negócios na era digital, melhorar conceitos mais antigos de marketing tornou-se essencial. Assim sendo, os 8 Ps do marketing são uma versão melhorada e atualizada da tradicional

Ler Mais »
7 tendências de design gráfico para 2024

7 tendências de design gráfico para 2024

Design gráfico: 7 tendências para implementares na comunicação visual Os últimos anos foram marcados por diversos acontecimentos impactantes: a pandemia, a guerra, o fortalecimento de movimentos sociais, o desenvolvimento de novas tecnologias… Quer queiramos, quer

Ler Mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização