O mundo dos negócios nunca foi tão acelerado e competitivo como é hoje. Por este motivo, atrair a atenção de potenciais clientes é um desafio constante. Todos os dias milhares de empresas testam novas estratégias para aumentarem os seus resultados. É neste contexto de procura constante pela melhoria que o Outbound marketing surge.
Embora seja uma estratégia mais intrusiva que o Inbound Marketing, é utilizada com sucesso por milhares de empresas. Assim sendo, é importante que a conheças. Afinal, é interessante testarmos o máximo de opções para impulsionar o negócio (sempre de forma ética), certo?.
Vamos explicar-te o conceito de Outbound marketing, falar das suas vantagens e desvantagens e especificar algumas das estratégias utilizadas.
Se tens interesse em captar a atenção e descobrir novos clientes, continua a ler e descobre tudo sobre este tema.
O que é o Outbound marketing?
Contrariamente a uma estratégia de Inbound marketing que se concentra em atrair clientes através da produção de conteúdo útil e relevante, o Outbound Marketing assume uma abordagem mais direta e volta para a venda.
Trata-se assim de uma estratégia que envolve iniciativas de prospeção ativa. Falamos de telemarketing, e-mails comerciais ou campanhas publicitárias em meios mais tradicionais, ou online.
Com esta estratégia as empresas tomam a iniciativa de contactar diretamente potenciais clientes. Aqui o objetivo é sempre chamar a atenção do público e gerar interesse pelos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
Embora o Outbound marketing seja muitas vezes criticado por ser intrusivo e menos voltado para a experiência do cliente, continua a ser uma estratégia válida. Afinal, se pensarmos bem, campanhas de telemarketing continuam a funcionar perfeitamente.
Além disso, com a evolução do marketing digital e a crescente importância do relacionamento com o cliente, as estratégias de Outbound têm-se adaptado. Desta forma, ao incorporar elementos de Inbound, esta abordagem tornou-se mais equilibrada.
Principais estratégias de Outbound Marketing
Tal como acontece com outras ferramentas associadas ao marketing, o Outbound Marketing tem inúmeras estratégias que podes implementar.
Embora na FindUp o foco seja essencialmente em estratégias e ferramentas Inbound, deixamos-te a seguir algumas técnicas que podes experimentar.
Além disso, podes seguir o nosso perfil de Instagram para ficares a par das novidades.
1 – Telemarketing
Também conhecido como cold calling, o telemarketing pretende o contacto direto com potenciais clientes pelo telefone. O objetivo é apresentar o produto ou serviço e tentar obter uma conversão.
Muitas vezes estes contactos são retirados da internet ou de bases de dados de empresas.
2 – E-mail marketing
Embora o e-mail marketing também seja uma estratégia de Outbound, contrariamente ao que acontece em Inbound a marca não tenta criar um relacionamento com o cliente.
Aqui o objetivo é simplesmente despertar interesse para incentivar à realização de uma ação. Muitas vezes os e-mails enviados vão para a lista de SPAM, pois não existe um interesse prévio do consumidor.
3 – Mala Direta
Aqui incluímos o envio de correspondência física, como a carta aos vizinhos, muitas vezes utilizada pelos consultores imobiliários.
Porém, podemos incluir aqui os panfletos na caixa do correio ou no vidro do carro.
4 – Anúncios em plataformas tradicionais
Uma vez que o objetivo principal do Oubound é chegar ao máximo de pessoas possíveis, a publicidade é um meio bastante utilizado.
Assim sendo, falamos de anúncios em televisão, rádio, jornais, revistas, mupis, outdoors…
5 – Eventos e feiras
Participar em eventos ou feiras da área de atuação é uma das estratégias mais comuns associadas ao Outbound. Isto permite não só melhorar o networking como fazer demonstrações em tempo real do produto/serviço.
Na verdade, para nós, esta continua a ser uma das melhores e mais interessantes estratégias associadas a esta ferramenta.
6 – Mensagens diretas nas redes sociais
Sabes aquelas mensagens que recebes de pessoas que não conheces a apresentar os seus produtos ou a pedir-te para as seguires no Instagram?
Isso é uma estratégia de Outbound marketing. Na nossa opinião, é uma das piores. Porém, há quem ainda o faça de forma extremamente intrusiva e mal-educada.
Estas são 6 das estratégias de marketing direto mais comuns. Contudo, mesmo que optes por utilizar alguma delas como ferramenta para crescer o teu negócio, adapta-as sempre ao teu público. Só assim consegues obter os melhores resultados.
Vantagens e desvantagens desta estratégia
Pessoalmente esta forma de marketing não é a nossa preferida. No entanto, a verdade é que temos de admitir que também tem prós e contras.
Para que disponhas de toda a informação necessária do teu lado, explicamos-te a seguir as suas principais vantagens e desvantagens.
Começamos pelas vantagens:
- Alcance extremamente abrangente
- Resultados rápidos (principalmente com telemarketing)
- Aumento da visibilidade
- Geração de leads qualificadas
- Feedback imediato
- Estímulo à ação imediata
- Oportunidades de up selling e cross selling
- Uso dos scripts de vendas
- Aproveitar datas e eventos especiais
- Compreensão direta das necessidades dos clientes
Porém, existem algumas desvantagens associadas. As principais são:
- Alcance completamente indiferenciado
- Pode ser extremamente intrusivo
- Custo mais elevado comparativamente a estratégias de marketing digital
- Taxa de conversão mais baixa que outras estratégias
- É necessário ter uma equipa de vendas treinada e motivada
- Dificuldade de medir o ROI de forma precisa
- Menor interação com o público
- Risco de criar uma perceção negativa da marca
- Desperdício de tempo a contactar recurso pouco qualificados
Como podes ver, existem vantagens e desvantagens nesta estratégia. O nosso conselho é que analises as várias opções e não descartes à partida uma “ciência que desconheces”.
Gostávamos de saber, já utilizas algumas destas técnicas no teu negócio? Qual é o teu feedback? Partilha-o connosco.
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