Sabias que é possível pesquisar por imagem no Google?

Sabias que é possível pesquisar por imagem no Google

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Quantas vezes deste por ti com uma imagem, da qual precisas de mais informação mas, não fazes a mais pequena ideia de como a encontrar? E se te disséssemos que a solução está ao alcance de uns cliques? A verdade é que o Google permite pesquisar por imagem, o que torna a pesquisa bem mais fácil, rápida e dinâmica.

Além de prática, esta funcionalidade é mais uma forma de afinares a tua estratégia de marketing. Queres saber como? Explicamos-te tudo nas próximas linhas! Só tens de continuar a ler!

Percebes a importância de pesquisar por imagem no Google?

Com o avanço da tecnologia e o crescimento da internet, a procura por novas informações tornou-se numa atividade constante. Neste sentido, uma das formas mais comuns de o fazer é abrir um motor de pesquisa, como o Google, e escrever as palavras-chave relevantes.

E se elevássemos a fasquia um pouco, para te facilitar o dia a dia?

Apesar não ser muito utilizada, o Google tem uma opção interessante chamada “pesquisar por imagem”. Esta funcionalidade pode ser interessante para o teu negócio! Isto aplica-se especialmente, se atuares em nichos altamente visuais, como decoração, comida ou roupa, por exemplo.

Mas afinal, o que é a pesquisa por imagem?

Pesquisar por imagem é uma funcionalidade do Google que permite que os utilizadores encontrem informações diretamente através de imagens.

Assim, em vez de escreveres palavras-chave numa caixa de pesquisa, envias uma imagem para o Google. Tal como acontece quando pesquisas por texto, aparecerão todos os resultados relacionados.

Isto pode ser útil quando:

  • Tens uma imagem, mas não sabes como a descrever;
  • Queres obter mais informações sobre uma determinada imagem ou objeto.

Como fazer uma pesquisa por imagem no Google?

Contrariamente ao que possas imaginar, é bastante simples de fazer esta pesquisa. Além disso, a mesma pode ser desenvolvida de várias formas. Ora conhece-as!

1 – Através da página do Google:

  • Acede ao website do Google no teu browser;
  • Clica no ícone da câmara no campo de pesquisa;
  • Escolhe entre duas opções:
    • “Pesquisar por imagem” (fazer upload de uma imagem do teu dispositivo)
    • “Inserir URL da imagem” (usar o endereço de uma imagem online);
  • Seleciona a opção desejada e segue as instruções para fazer o upload da imagem;
  • O Google vai apresentar-te os resultados relacionados com essa imagem.

2 – Através da aplicação móvel do Google:

  • Instala a aplicação móvel do Google no teu dispositivo;
  • Abre a App e toca no ícone da câmara, na caixa de pesquisa;
  • Podes optar por tirar uma foto ou escolher uma imagem já existente na galeria;
  • Depois de selecionares ou tirares a foto, o Google apresentará os resultados.

3 – Através de um browser:

Em alguns navegadores também podes pesquisar por imagem: Basta clicares com o botão direito numa imagem e selecionares “Pesquisar imagem no Google” ou semelhante (esta opção pode variar consoante o navegador que estás a utilizar).

Porque é importante que o teu negócio apareça no Google Imagens

Conheces a célebre expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”? Pois bem, a verdade é que a imagem (e o vídeo) é, cada vez mais, uma ferramenta imprescindível num negócio.

Assim, é importante que a tua empresa apareça no Google Imagens por diversas razões. Ora vejamos:

1 – Maior visibilidade

O Google Imagens é uma plataforma utilizada para procurar imagens online. Assim, ao teres imagens relacionadas com o teu negócio aumentarás a tua visibilidade. Por sua vez, isto pode ajudar-te a alcançar um público mais amplo.

2 – Fortalecimento da marca

A identidade visual é muito importante em estratégias de branding. E, com o Google Imagens podes aumentar o reconhecimento da tua marca. Ao mostrares o teu logótipo, produtos, e outros elementos gráficos impactantes, vais gerar uma imagem positiva na mente dos consumidores.

3 – Geração de tráfego

Quando as pessoas encontram uma imagem relevante da tua empresa no Google podem clicar nela: seja para visitar o site ou obter mais informações. Isto aumenta o tráfego para o teu website e poderá, potencialmente, gerar mais leads e vendas.

4 – Suporte ao SEO

O Google Imagens está também fortemente interligado com o SEO (Search Engine Optimization).

Portanto, aconselhamos-te a otimizares as imagens do teu site com palavras-chave relevantes e informações descritivas. Desta forma, ajudarás a melhorar a tua classificação nos resultados de pesquisa.

Explorar novas fronteiras com a pesquisa por imagem

Ao pesquisar por imagem, consegues abrir novas possibilidades para a descoberta de conteúdo e para estratégias inovadoras de marketing digital.

As possibilidades são quase infinitas! As empresas que conseguem capitalizar esta funcionalidade podem:

  • Explorar novos mercados;
  • Identificar tendências emergentes através da pesquisa de imagens dos seus potenciais clientes;
  • Integrar a pesquisa com tecnologias de IA. Isto transformará ainda mais a maneira como interagimos com a pesquisa online.

A verdade é que estas tecnologias podem dar-te insights valiosos sobre o comportamento do consumidor. Isto porque permitem uma segmentação de mercado mais precisa e o desenvolvimento de campanhas publicitárias altamente direcionadas.

É por isso que te deves adaptar rapidamente às evoluções tecnológicas. Falamos, neste caso, de incorporares a otimização para este tipo de pesquisa na tua estratégia de SEO e marketing digital. Assim, podes ganhar uma vantagem competitiva significativa relativamente à concorrência.

Ao otimizares imagens para a pesquisa por imagem podes melhorar a visibilidade online da tua marca. Além disso, enriqueces a experiência do utilizador: afinal, não ficarias com uma boa impressão de uma marca que encontrasses em meros segundos no Google?

Se ainda não fazes este tipo de otimização no teu website, lê os nossos artigos. Nunca é tarde para descobrir como podes melhorar o teu negócio online!

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