Pixel do Facebook? Para que é que isso serve? Certamente foi o que pensaste ao ler o tema deste artigo. Mas, antes de desistires de ler por achares este um tema muito técnico, garantimos-te que os benefícios valem o esforço. Confia!
Esta ferramenta ajuda-te a medir o desempenho das tuas campanhas, e desta forma ajuda-te a melhorar os resultados.
Como? Fica a saber de seguida!
Pixel do Facebook: O que é e para que serve esta ferramenta
O pixel do Facebook é um código JavaScript disponibilizado aos utilizadores do Facebook Ads.
Através dele, podes monitorizar as ações dos visitantes dentro do site, e desta forma perceberes a eficácia das campanhas. Ou seja, o recurso funciona como um “espião”. Depois de instalado num website faz o rastreamento das ações dos visitantes que chegam através dos anúncios do Facebook.
O objetivo da ferramenta é possibilitar a integração das experiências de consumo de conteúdo e compra entre o site e a rede social.
E, qual a vantagem de obteres tais informações? Em primeiro lugar podes alcançar estes utilizadores novamente através de anúncios futuros… vais persegui-los com a tua marca (até que eles comprem…). Além disso, podes também gerar novas leads.
Este recurso pode ser utilizado num site, blog ou página de captura e assim medir o desempenho dos anúncios fora do próprio Facebook.
Como funciona
Deves conhecer o termo pixel como a definição dos pontos minúsculos que formam uma imagem. Pois bem, os píxeis do Facebook têm alguma semelhança com este conceito, porém, a sua função é o rastreamento de informação.
Este funciona através do envio de um código para os servidores do Facebook que devolvem a informação através de uma imagem perceptível: o pixel.
Na prática, quando o utilizador realiza uma ação dentro do site (clicar num botão, aceder a uma página…) o “espião” informa o Facebook.
Estas ações são tecnicamente chamadas de “Eventos de Conversão”.
Para que serve?
Agora que sabes como é que a ferramenta funciona, deves estar a perguntar-te: “Para que é que preciso disto no meu site?”
Podes aproveitar as informações obtidas de muitas formas.
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Entende melhor a jornada do cliente
Com os dados obtidos através do rastreamento, podes compreender melhor a jornada do teu cliente até ao momento da compra.
Isto é fundamental para criares ações mais assertivas e impactares o utilizador através das suas necessidades e desejos.
Algumas ações que o pixel do Facebook pode rastrear são:
- A visualização de conteúdo
- Pesquisas feitas no site
- Adição de produtos no carrinho
- Pedido de informações
- Leads
- Registo de chamadas
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Criar campanhas de remarketing
Não desperdices as oportunidades e aproveita as informações obtidas para fazeres campanhas de remarkting.
Cria ações específicas para impactar as pessoas que acederam à tua landing page, porém não converteram.
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Acompanha as conversões
Ao acompanhares as conversões dentro do teu site podes medir de forma mais assertiva os resultados da tua estratégia.
Quanto estás a investir em anúncios e qual foi o retorno obtido? Tens aqui um importante indicador de desempenho, o ROAS – Retorno sobre o Investimento em Anúncios.
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Redireciona o teu público
Através do pixel do Facebook podes também criar campanhas de redirecionamento de anúncios.
Estas campanhas têm como objetivo atrair novamente os utilizadores que viram os produtos do site, porém não compraram.
Aqui o truque é apresentares-lhes outros produtos semelhantes aos que foram vistos. Pode parecer estranho, mas isto aumenta as hipóteses de conversão.
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Torna a tua base de dados mais completa
Já falamos anteriormente sobre a importância de definires o teu público-alvo. Com o pixel do Facebook podes trabalhar melhor o perfil do teu cliente ideal.
Isto porque informações como localização, dispositivos mais usados, idade, profissão ou estado civil podem ser obtidos através desta ferramenta.
Por fim, com estes dados as tuas campanhas de marketing podem ser direcionadas de forma mais eficaz e com maior retorno.
Percebes por que é que precisas deste recurso no teu site? Partilha conosco, vais tentar perceber como utilizá-lo na tua estratégia?