Quantas vezes deste por ti a ponderar criar uma campanha de Facebook Ads para impulsionar o teu negócio? PS: carregar no botão “Promover” não conta!
A verdade é que a Meta Ads é uma ferramenta de publicidade online que te permite alcançar um público segmentado. Tendo em conta todo o seu potencial, é importante saberes configurar da melhor forma possível as campanhas publicitárias. Apenas desta forma vais obter resultados expressivos.
Se continuares a ler vais descobrir passo a passo como fazer a configuração inicial de uma conta de Facebook Ads. E acredita, não é tão simples como pode parecer à primeira vista!
Ora continua a ler os próximos parágrafos e descobre tudo.
Como fazer o Setup inicial de uma conta de Facebook Ads
A experiência mostrou-nos que muitas campanhas falham por falta de preparação. Falamos de contas de anúncios mal configuradas, pixéis que não funcionam… enfim…
Assim sendo, antes de começares a pensar em implementar anúncios, o primeiro passo é fazeres o Setup inicial da conta de Facebook Ads. Percebe como o fazer a seguir.
1 – Criar uma conta de anúncios
Este é o primeiro passo. Se ainda não tens uma conta de anúncios, não há forma de os criares.
Basta ires a business.facebook.com e na opção “Contas” clicar em “Contas de anúncios” e posteriormente em “Adicionar”. Deves depois clicar em “Criar uma conta de anúncios nova”.
No próximo ponto é preciso teres alguns cuidados. Coloca o nome da tua conta de anúncios, valida o fuso horário e escolhe a moeda. Este é o ponto-chave. Configura corretamente a moeda em Euros, porque esta não poder ser modificada posteriormente.
Depois carrega em “O meu negócio” e “Criar”.
Depois, vais novamente à opção “conta de anúncios” e carregas por cima da conta que foi criada.
Vai-te aparecer do lado direito uma opção a dizer “Pessoas”. Vais carregar em “Adicionar pessoas” e escolher o teu nome e ativar a opção “Controlo total”. Carrega em “Atribuir” para concluíres o processo.
A partir daqui tens a tua conta de Facebook Ads criada e estás mais perto de começar a faturar mais.
2 – Validar o domínio
O segundo passo para poderes tirar o máximo de proveito do Facebook Ads é validares o teu domínio.
Deves aceder à opção “Adequação e Segurança” e “Domínios”.
Deves carregar em “Adicionar” e “Adicionar um domínio”. Neste ponto vais inserir o teu domínio e carregar em “Adicionar”.
Para fazer a validação podes escolher uma de 3 opções:
- Adicionar uma meta tag ao teu código fonte HTML
- Carregar um ficheiro HTML ao diretório raiz
- Atualizar o registo DNS TXT com o provedor de domínios
Depois apenas precisas de seguir os passos indicados na opção escolhida e carregar em “Verificar domínio”.
Se não sabes fazer isto, fala com a pessoa que te ajudou a desenvolver o website. Ela irá ajudar-te e garantir que fica bem feito.
3 – Configurar o método de pagamento
Dentro da opção conta de anúncios, no canto superior direito deves ter uma opção que diz “Abrir no Gestor de Anúncios” com uma seta. Se carregares nessa seta deve abrir a opção “Ver métodos de pagamento”. Carrega aí.
Neste ponto vais configurar as informações do negócio colocando:
- Nome do negócio (se tens uma empresa é o nome fiscal da mesma)
- Morada fiscal
- NIF
Garante que preenches estas informações corretamente, para que as tuas faturas não sejam emitidas com erros.
Depois irás adicionar um método de pagamento à tua conta de Facebook Ads. As opções costumam variar conforme o teu perfil, mas os métodos mais comuns são:
- Cartão de débito ou crédito
- Paypay
- Débito em conta
- Multibanco
Aconselhamos a que a escolha recaia sobre o cartão de crédito ou débito, por ser mais simples. O que costumamos fazer é criar cartões MBWay temporários e com determinado plafond mensal. Assim garantimos que não ultrapassamos o investimento que foi previamente definido.
É claro que às vezes os cartões expiram, o valor não é debitado e a conta fica suspensa por não pagamento. Assim sendo, tens de estar sempre de olho para garantir que os débitos são todos realizados corretamente.
4 – Configurar as fontes de dados
Esta é a opção mais complexa e que tende a ter mais erros. Na verdade, esta é a opção pelo qual deves contratar um gestor de tráfego qualificado para fazer toda esta preparação.
Porém, se quiseres tentar fazer esta configuração por ti, explicamos-lhe resumidamente o que deves fazer.
Na opção “Fontes de dados” deves escolher os “píxeis”. Ao abrir esta página, deves aceder à opção “Adicionar” e escolher o nome do pixel, assim como inserir a URL do site para veres as opções de configuração possíveis. Clica em “Continuar”.
Vais ter a opção de acabar de configurar logo o pixel ou de o fazer mais tarde. A opção mais simples é inserires dentro do site o plugin “PixelYoursite”.
Ao abrires o plugin deves ativar a opção “Enable Conversion API (add the token below)” e inserir o “Meta Pixel (formerly Facebook Pixel) ID:” que podes encontrar no pixel que acabaste de criar.
Toda a interligação irá ficar feita.
5 – Configuração dos eventos
O passo seguinte é configurares os eventos. Ou seja, escolheres que dados queres que sejam recolhidos pelo teu pixel.
Neste ponto é interessante teres em consideração que deves criar os eventos de forma hierarquizada.
Ou seja, em primeiro lugar o que é mais importante para ti – download do ebook, por exemplo. E em último lugar, uma opção que não seja tão importante – visitas à página, por exemplo.
Para configurares os eventos segue este passo a passo indicado pelo grupo Meta.
Inicia a sessão na conta do Gestor de Anúncios da Meta e seleciona “Gestor de Eventos” no menu principal.
Depois clica no ícone de “Fontes de dados” do lado esquerdo da página e seleciona o píxel que pretendes utilizar. Deves de seguida carregar em “Definições”
Seleciona “Abrir a ferramenta de configuração de eventos” na opção “Configuração de eventos”. Introduz o teu URL e clica em Abrir o site. A ferramenta de configuração de eventos vai abrir-se no browser do teu site.
Clica em “Rever” em cada evento sugerido e, depois, seleciona “Confirmar” ou “Ignorar”. Seleciona um evento e configura os parâmetros para o mesmo.
Como vês, fazer o Setup inicial de uma campanha de Facebook Ads pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Não é que não seja possível de fazer, mas se não é a tua área de especialização, tens uma probabilidade enorme de algum dos passos não ficar bem feito.
Antes de começares a investir o teu dinheiro, garante que tens tudo isto bem feito. Só assim vais poder obter o máximo retorno do investimento que estás a fazer em Facebook Ads.
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