Pixel do Facebook? Que porra é essa? Para que é que isso serve? Temos a certeza que foi o que pensaste ao ler o tema deste artigo.
Mas, antes de desistires de ler por achares este um tema muito técnico, garantimos-te que os benefícios valem o esforço. Confia!
Esta ferramenta ajuda-te a medir o desempenho das tuas campanhas de publicidade no grupo Meta, e desta forma ajuda-te a melhorar os resultados. “E como?”, perguntas tu. Fica a saber de seguida!
Pixel do Facebook: O que é e para que serve
O pixel do Facebook é um código JavaScript disponibilizado aos utilizadores do Facebook Ads. Através dele, podes monitorizar as ações dos visitantes dentro do site, e desta forma perceberes a eficácia de determinado tipo de campanha.
Por outras palavras, este recurso funciona como um “espião”. Depois de instalado num website faz o rastreamento das ações dos visitantes que chegam através dos anúncios do Facebook e do Instagram.
O objetivo da ferramenta é possibilitar a integração das experiências de consumo de conteúdo e de compra entre o site e a rede social. Além disso, permite-te medir o desempenho dos anúncios fora do próprio Facebook.
Mas qual é a vantagem de obteres tais informações?
Em primeiro lugar podes alcançar estes utilizadores novamente através de anúncios futuros. Vais persegui-los com a tua marca (até que eles comprem). Chamamos a isso Remarketing! Além disso, podes também gerar novas leads.
Este recurso pode ser utilizado num site, blog ou landing page.
Como funciona?
É provável que já tenhas ouvido falar do termo pixel como a definição dos pontos minúsculos que formam uma imagem.
Pois bem, os píxeis do Facebook têm alguma semelhança com este conceito. Porém, a sua função é o rastreamento de informação. Este funciona através do envio de um código para os servidores do Facebook. Por sua vez, estes devolvem a informação através de uma informação perceptível: o pixel.
Imagina um cenário prático: o utilizador realiza uma ação dentro do site (clicar num botão, aceder a uma página). O “espião” apercebe-se disso e informa o Facebook.
Estas ações são, tecnicamente, chamadas de “Eventos de Conversão”.
Para que serve?
Agora que sabes como é que a ferramenta funciona, deves estar a perguntar-te: “Para que é que preciso disto no meu site?”
Podes aproveitar as informações obtidas de muitas formas:
1 – Compreende melhor a jornada do cliente
Com os dados obtidos através do rastreamento, podes compreender melhor a jornada do teu cliente até ao momento da compra. Isto é fundamental para criares ações mais assertivas e impactares o utilizador através das suas necessidades e desejos.
Algumas ações que o pixel do Facebook pode rastrear são:
- A visualização de conteúdo;
- Pesquisas feitas no site;
- Adição de produtos no carrinho;
- Pedido de informações;
- Leads;
- Registo de chamadas.
2 – Cria campanhas de remarketing
Não desperdices estas informações e aproveita a oportunidade para fazeres campanhas de remarketing. Cria ações específicas para impactar as pessoas que visitaram o teu site, porém não converteram.
3 – Acompanha as conversões
Ao acompanhares as conversões dentro do teu site podes medir os resultados da tua estratégia de forma mais assertiva.
Quanto estás a investir em anúncios e qual foi o retorno obtido? Tens aqui um importante indicador de desempenho, o ROAS – Retorno sobre o Investimento em Anúncios.
Se trabalhas com um e-commerce. Acredita, isto é extremamente importante!
4 – Redireciona o teu público
Através do pixel podes também criar campanhas de redirecionamento de anúncios. Estas têm como objetivo atrair novamente os utilizadores que viram os produtos do site mas não compraram.
Aqui o truque é apresentares-lhes outros produtos semelhantes aos que foram vistos. Pode parecer estranho, mas isto aumenta as hipóteses de conversão.
5 – Torna a tua base de dados mais completa
Já falamos anteriormente sobre a importância de definires o teu público-alvo. Com o pixel podes trabalhar melhor o perfil do teu cliente ideal.
Isto porque podes obter informação valiosa sobre o teu público através desta ferramenta.
Percebes por que é que precisas deste recurso no teu site?
Com estes dados as tuas campanhas de marketing podem ser direcionadas de forma mais eficaz e com maior retorno.
Na FindUp, estamos prontos para elevar o teu negócio ao próximo nível, implementando o pixel do Facebook na tua estratégia digital.
Com esta poderosa ferramenta, podes rastrear eficientemente as conversões dos teus anúncios. Além disso, podes otimizar campanhas para alcançar públicos mais pertinentes e adquirir dados valiosos para futuras estratégias de marketing.
Vamos garantir que aproveitas ao máximo as funcionalidades do pixel do Facebook.
Assim, juntos, descobriremos como é que esta tecnologia pode transformar a maneira como interages com o teu público. Desta forma, podemos impulsionar os teus resultados de forma significativa.
Pede já a tua sessão de consultoria estratégica para que possamos analisar o que tens neste momento. Vamos a isso?