Tráfego pago: Sim ou não?

Tráfego pago Sim ou não

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Tráfego pago ou tráfego orgânico? Qual é a melhor opção? Esta é uma das grandes questões quando falamos de estratégias de marketing digital.

A verdade é que as duas têm pontos positivos, mas também negativos. No entanto, e desvendando desde já o segredo para o sucesso, ambas devem fazer parte da tua estratégia.

Perceber como funcionam é a melhor forma para decidires como os vais utilizar e que ações especificas vão ser realizadas!

Nos próximos minutos vais perceber como funciona o tráfego pago. No entanto, temos também um artigo sobre tráfego orgânico que podes ler para compreender melhor o seu funcionamento.

Quais são as principais formas de tráfego pago?

Tráfego pago, nada mais é que o investimento que fazes em anúncios. O objetivo é sempre levar a pessoa do ponto A para o ponto B. Ou seja, levá-la a fazer uma ação que é importante para o teu negócio!

É claro que para isso precisas de fazer um investimento. Neste sentido, é interessante conheceres alguns dos principais tipos de cobrança dos anúncios na internet.

  • Pay per Click – PPC: Neste modelo, o anunciante só paga quando alguém clica no anúncio.
  • Cost per Thousand – CPM: No modelo de “custo por mil impressões” o anunciante paga pelo anúncio quando este atinge mil impressões. Ou seja, a cada mil impressões é taxado determinado valor.

Quais são as principais plataformas de tráfego pago?

Atualmente, quase todas as redes sociais permitem desenvolver estratégias de tráfego pago. Porém, há opções que são muito mais certeiras do que outras. Apresentamos-te as principais de seguida.

1 – Google Ads

Esta é provavelmente a plataforma mais popular do mundo. O Google Ads tem como principal vantagem a possibilidade de escolheres não só o tipo de anúncio, mas onde pode ser vinculado.

Ou seja, podes fazer anúncios de:

  • Pesquisa – Aqueles que te aparecem quando fazes uma pesquisa no Google
  • Shopping – Aqueles onde podes ver o preço do produto e carregar diretamente para comprar
  • Sites parceiros – São apresentados em sites que estejam ligados ao teu nicho
  • Youtube – Talvez os mais chatos de todos para quem não tem um bloqueador de anúncios ou a versão premium desta plataforma

Independentemente de onde vais vincular os teus anúncios, o mais importante é perceberes que cada tipologia tem objetivos próprios.

Assim sendo, tens de ter uma boa estratégia, antes de começares a mandar dinheiro fora em anúncios desalinhados com os teus objetivos.

2 – Facebook Ads

Tal como o Google Ads, no Facebook também podes criar anúncios com diferentes objetivos.

Assim, podemos dizer que de forma simplificada, os principais são:

  • Geração de leads – Dentro e fora da plataforma
  • Aumento de seguidores
  • Aumento de notoriedade
  • Aumento de interação
  • Vendas

Mais uma vez, a tua escolha deve recair sobre as opções mais adequadas para o teu negócio.

3 – YouTube

Se exploras muitos conteúdos em vídeo, então impulsioná-los no YouTube pode ser uma alternativa interessante.

O tráfego pago na rede social faz parte do Google AdWords e pode proporcionar mais visibilidade ao teu negócio.

4 – Instagram

Os anúncios no Instagram podem ser feitos de duas formas distintas:

  • Através do Gestor de Negócios do Próprio Facebook – E neste caso falamos de anúncios para captação de leads, por exemplo;
  • Diretamente na plataforma – E aqui podes carregar no botão azul de “Promover Publicação” para aumentar as visitas ao perfil, tráfego para o site ou envio de mensagens.

Contrariamente ao que acontece com o Facebook, não podes criar campanhas para aumentar o número de seguidores. O que tens de fazer é “organizar bem a casa” e depois fazer tráfego com o objetivo de visitar o perfil.

Mas quais são as suas principais vantagens?

tráfego pago

Agora que já conheces algumas informações básicas sobre este modelo de tráfego, é preciso perceberes quais são as suas principais vantagens! Vamos falar-te delas a seguir.

1 – Retorno muito mais rápido

Este é, sem dúvida, um dos principais motivos pelos quais milhares de empresas investem em tráfego pago. O retorno com os anúncios é muito mais rápido se comparado com o tráfego orgânico.

Quando as campanhas são bem montadas, os resultados são obtidos num curto espaço de tempo.

O tráfego orgânico, por sua vez, exige mais tempo e paciência para ter qualquer tipo de retorno.

2 – Menos trabalhoso

Obter resultados através do tráfego orgânico é, certamente, mais trabalhoso. Na verdade, tens de investir em diversas estratégias com diferentes tipos de conteúdo, como blog, redes sociais, vídeo… enfim…

Neste sentido, o tráfego pago também pode ser mais vantajoso, pois é uma estratégia mais simples.

É claro que, para teres resultados expressivos, precisas de um bom gestor de tráfego a trabalhar a tua marca.

3 – Baixo investimento inicial

Não precisas de grandes montantes para começares a investir em anúncios. Na verdade, para Facebook e Instagram, podes investir apenas 1€ por dia!

Se vais ter muitos resultados com esse valor? Talvez não, mas, pelo menos, começas a aumentar a tua notoriedade!

Lembra-te: podes sempre definir o quanto pretendes investir. Seja um valor diário, mensal ou, por exemplo, pelo tempo de duração de uma campanha específica.

E quais são as suas principais desvantagens?

Mas, é claro que nem tudo é cor de rosa em relação ao tráfego pago. Entre as suas principais desvantagens podemos destacar 2 pontos relevantes.

1 – Sem dinheiro, sem tráfego

Nenhum negócio pode estar dependente a 100% de estratégias de tráfego pago! Pois, se eventualmente não tiveres mais dinheiro para investir, então não terás mais retorno.

Sem investimento em anúncios, as vendas são interrompidas e os resultados podem ser catastróficos para o teu negócio.

Por isso, o nosso conselho é sempre ter uma boa estratégia de tráfego orgânico, impulsionada pelo tráfego pago!

2 – Pode ser inviável a longo prazo

A estratégia pode tornar-se inviável a longo prazo, justamente por motivos financeiros.

Os anúncios estão muito mais caros dos que estavam o ano passado. E, acredita, estão muito mais baratos do que vão estar no próximo ano!

Isso acontece porque há cada vez mais empresas a anunciar!

Então, é importante que percebas que se hoje investes 100€ e tens X resultados, isso não se vai manter assim!

Antes de finalizar, gostaríamos de te fazer uma pergunta.

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