Sabias que um bom trabalho de design gráfico pode impactar positivamente a tua estratégia de marketing digital?
Através do uso estratégico de cores, formas, layout, entre outros elementos, podes atrair ainda mais a atenção do teu público com apelo visual.
Considerando a importância deste aspeto num plano de marketing digital, no artigo de hoje vais perceber como o design gráfico eleva o nível de qualidade dos teus conteúdos.
Design gráfico: Como pode impactar positivamente a tua estratégia digital
É preciso estares sempre a inovar nas estratégias para manteres a competitividade na era digital.
Dentro de um plano de marketing há muito a ser trabalhado em termos de conteúdos.
Algo que está intrinsecamente ligado ao marketing digital, mas que por vezes não recebe a devida importância, é o design gráfico.
Quando falamos sobre marketing de conteúdo não deves pensar apenas na criação textual.
Não é o suficiente teres um texto de boa qualidade, se não há apelo visual e interatividade, o que se consegue com a arte do designer.
Assim, podemos definir o design gráfico como uma forma de comunicação visual.
Através de técnicas que envolvem o uso das cores, tipografias, imagens e layout de páginas, o designer cria soluções que otimizam a experiência de quem consome determinado conteúdo.
As vantagens do design gráfico para o marketing digital
Nas estratégias de marketing digital, as palavras e as imagens devem trabalhar em sintonia.
Imagina que criaste, por exemplo, um excelente e-book em termos informativos, mas não apresenta nenhum elemento visual para despertar maior interesse dos leitores.
O teu trabalho não será tão bem recebido sem o complemento das artes e a diagramação feitas pelo designer.
Dito isto, vais conhecer a partir de agora as principais vantagens de investir no design gráfico para que percebas a sua importância na estratégia de marketing digital.
1 – Aumentar o interesse do teu público
Os artigos de blog e os posts em redes sociais com recursos visuais apresentam melhor desempenho.
Neste sentido, há pesquisas que indicam que publicações com uma imagem a cada 100 palavras têm o dobro de partilhas quando comparadas a textos sem elementos visuais.
As imagens, as cores e outros elementos gráficos, quando utilizados de forma estratégica, são capazes de aumentar o interesse do público.
É o que chamamos de dinâmica visual.
2 – Mais engagement
Consequentemente, quanto mais partilhas o teu conteúdo possui, mais comprometido estará o teu público.
Assim, vais aumentar naturalmente a tua audiência e proporcionar mais visibilidade ao conteúdo que partilhas nas redes e blog.
Mais partilhas e mais seguidores é sinónimo de mais autoridade e forte presença digital, que é o objetivo das estratégias de marketing.
3 – Conteúdo personalizado
O design gráfico irá alinhar o teu conteúdo textual com recursos estéticos, seja através de imagens, tipografias, cores, etc.
Estes elementos são criados consoante a própria proposta de identidade visual da tua marca, o que torna o teu conteúdo totalmente personalizado.
Assim, o público passa a reconhecer a tua empresa como um diferencial no mercado, colocando-o à frente da concorrência.
4 – Desperta gatilhos mentais
Os gatilhos mentais podem ser despertados não só através das palavras, mas também das imagens. Especialmente as cores.
Neste sentido, o designer gráfico pode criar a arte para o teu conteúdo seguindo as sensações relacionadas à psicologia das cores, por exemplo.
O cérebro humano identifica as cores existentes naquele determinado conteúdo e transforma-as em sensações ou emoções.
Assim, podes utilizar o design gráfico para criar um relacionamento ainda mais próximo do público com a tua marca.
Dito isto, é importante ressaltar que o design gráfico dos conteúdos digitais deve seguir a identidade visual da marca.
De facto, uma imagem pode dizer mais do que mil palavras.
Por este motivo, as estratégias de marketing digital também devem incorporar elementos visuais, atraindo a atenção do público e conquistando o engagement necessário para alavancares a tua marca.