“Não tenho resultados nas redes sociais por causa do algoritmo!”, “Os meus artigos de blog não chegam ao primeiro lugar por causa do algoritmo!”.
Algoritmo é a palavra do momento! E, infelizmente, muitas marcas sentem que é mais fácil culpá-lo pelas suas falhas do que pensarem de quem é verdadeiramente a culpa!
Para melhorar o desempenho das estratégias de marketing digital, muitos tentam desvendar este conjunto de códigos para alcançar o sucesso.
Contudo, esta procura frenética pela compreensão de algo tão complexo faz com que a sua verdadeira e, mais simples, essência seja esquecida: o comportamento humano.
Porque tentas entender linhas de códigos, quando tens nas mãos as ferramentas necessárias para compreenderes o pensamento humano?
Entende que é isto que fará a diferença na tua estratégia. Não acreditas? Vais perceber o porquê ao longo deste artigo!
Algoritmo: Desvenda-o, compreendendo primeiro o comportamento humano
Os algoritmos estão nas redes sociais, no tráfego pago, nas aplicações que descarregas e, até mesmo, quando fazes pesquisas na internet. Estes podem facilitar a tua vida e influenciar as tuas escolhas sem que percebas que isto está a acontecer.
Mas afinal, o que significa esse termo?
Algoritmos são códigos ou softwares criados para seguir um script e capazes de realizar análises estatísticas. Estes têm como objetivo encontrar um padrão de dados, definir perfis ou ajudar na tomada de decisões.
No caso do Google e das redes sociais, o algoritmo está programado para apresentar aos utilizadores, conteúdo que esteja mais alinhado com as suas necessidades.
Mas, de que forma um algoritmo influencia as nossas decisões? Através da personalização que tem como base as tuas ações na internet. Ou seja, através dos teus views, likes e pesquisas, o código traça o teu perfil.
Passas então a receber anúncios do que pode ser interessante para ti. Além disso, vês no feed das redes sociais os conteúdos que mais estão relacionados contigo.
Inclusive, isto tem originado intensas discussões sobre manipulação e liberdade no mundo virtual. Até que ponto somos independentes para fazeres as nossas escolhas, já que um código determina a informação a que temos acesso?
No entanto, a nossa intenção aqui é demonstrar-te que o algoritmo está relacionado com algo muito mais básico. Falamos, pura e simplesmente, de comportamento humano.
Gostos, preferências e hábitos. É com base nisto que os códigos trabalham, então é isto que deves procurar conhecer.
A experiência humana como prioridade
A inteligência artificial chegou para automatizar processos e trazer respostas com base em padrões. Isso tem um único objetivo: facilitar o dia a dia das pessoas e das marcas.
É inegável que grande parte das decisões de consumo foram facilitadas pelos algoritmos que identificam comportamentos e trazem respostas assertivas.
Mas, e a experiência humana? Será que a esquecemos?
Lembra-te que o padrão estatístico é estimulado por ações praticadas por pessoas. E, as pessoas, como sabemos são, por natureza, indecisas! Assim, podem mudar de opinião várias vezes em relação ao mesmo assunto.
Por isso, a fórmula mais poderosa em que podes basear as tuas estratégias, com o intuito de alcançares melhores resultados, é o comportamento humano. Em vez de pensares “Como é que coloco o algoritmo a trabalhar para mim?”, pensa antes “Como é que posso criar valor para o meu público?”.
Tanto na vida como nos negócios, a perspectiva da experiência humana é soberana nos caminhos que se pretendem seguir.
É claro que os dados são importantes, e sem eles estávamos, muitas vezes, às escuras! No entanto, não trazem consigo as respostas para todas as perguntas. Muito pelo contrário!
Os algoritmos reconhecem padrões, mas o comportamento humano não é padronizado. Daí a importância de teres sensibilidade para compreender a experiência humana sobre os dados.
Por isso, este novo modelo de tecnologia não deve ser compreendido como a decisão em si, mesmo que contribua para suportar a decisão de uma pessoa.
E o que queremos dizer com tudo isto?
Que a análise do comportamento humano deve sempre prevalecer na interpretação do algoritmo. Afinal, é este comportamento que será sempre responsável pela tomada de decisões.
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