Biografia para o Instagram: O segredo para te destacares

Biografia para o Instagram: O segredo para te destacares

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Já ouviste dizer que a primeira impressão é que conta? Este é o verdadeiro motivo pelo qual deves investir algum tempo a escrever uma boa biografia para o Instagram.

O desafio acrescido é que precisas de ser sucinto… afinal tens apenas 150 caracteres para te expressares. Além disso, as informações que colocas neste espaço são fundamentais para captar a atenção do teu público.

Com uma bio bem elaborada podes transmitir os valores da tua marca e direcionar o público para onde quiseres.

Agora que já te vemos a magicar no que hás de escrever, temos boas notícias para ti! Ao continuares a ler, vais encontrar algumas dicas que te vão ajudar a criar a bio perfeita! Vamos a isso?

7 dicas para criar uma biografia para o Instagram que seja impossível de ignorar

Queres escrever a biografia para o Instagram e não sabes como fazê-lo? Não te preocupes e deixa-nos ajudar-te!

Vivemos numa época em que o tempo é um dos recursos mais valiosos e tudo funciona muito rápido. Vários estudos demonstram que 79% dos utilizadores de redes sociais querem respostas claras, objetivas e imediatas quando procuram alguma informação.

É aqui que a bio se torna um ponto extremamente importante, já que é uns dos primeiros contactos que o teu público tem com a marca. Assim sendo, a mesma tem de ter informações relevantes.

Queres ter uma biografia que seja impossível de ignorar? Então coloca as nossas orientações em prática.

1 – Sê conciso e direto

Tens apenas 150 caracteres para apresentares a tua marca; por isso, escolhe cada palavra com sabedoria.

Para tal, descreve o que fazes e como podes ajudar as pessoas. Evita termos vagos ou confusos e prioriza informações relevantes e positivas.

2 – Destaca as diferenças

O que torna a tua marca única? O que a diferencia das restantes marcas que vendem o mesmo produto ou serviço? Que transformação garantes ao teu cliente?

Partilha estas informações na bio do Instagram. Alguns exemplos são: o compromisso com a sustentabilidade, o excelente atendimento ao cliente ou, até mesmo, um produto inovador.

Destaca os aspetos diferenciadores para que o público perceba o que te difere da concorrência.

Esta informação deve estar logo na primeira linha da biografia para o Instagram. Afinal, vai ser a primeira coisa a ser lida e, se queres reter o visitante, tens de captar a sua atenção.

3 – Utiliza palavras-chave relevantes

Pesquisa e identifica palavras-chave que sejam relevantes para o teu nicho de atuação. Inclui-as na bio para aumentar a visibilidade do teu perfil nos motores de pesquisa do Instagram.

Assim, farás com que a tua empresa seja encontrada pelas pessoas interessadas no teu nicho.

Uma forma prática de o fazeres é colocares palavras-chave no teu nome!

No nosso caso temos: Findup | Inbound Marketing. A Filipa tem no dela Filipa Cardoso | Marketing de Conteúdo e Estratégia.

Desta forma, quem vê o nome do perfil consegue logo perceber que tipo de conteúdo irá encontrar dentro da página e se está, ou não, alinhado com aquilo que procura.

4 – Adiciona uma hiperligação

Atualmente podes colocar até 5 links na biografia para o Instagram. No entanto, é algo que NÃO recomendamos. Porquê? Ora pensa: tens 150 caracteres para impactar alguém levando-o a fazer algo.

Se tens 5 links, a pessoa vai perder-se naquilo que necessita fazer.

Então, o ideal é que tenhas apenas um link de cada vez. Desta forma torna-se muito mais simples o visitante saber o que fazer.

Contudo, existem diversas ferramentas que podes utilizar, como o Linktree, por exemplo, que permitem que adiciones vários links num só. Porém… mesmo neste caso, nunca coloques mais do que 3 opções distintas.

Lembra-te: quando o cérebro humano tem muito por onde escolher, ele recusa-se a fazer uma escolha. É por isso que 99% das mulheres, tem um armário cheio de roupa e diz com frequência “não tenho nada para vestir”.

5 – Inclui uma Call to Action (CTA)

Estimula a interação dos visitantes com a tua marca através de uma chamada para a ação. Pode ser algo como: “Marca a tua consultoria estratégica” ou “Reserva hoje mesmo”.

Um bom CTA vai fazer com que as pessoas façam a ação que tu queres! Isso vai permitir não só que aumentes o engagement, como também as conversões.

6 – Utiliza emojis de forma estratégica

Os emojis podem ser um ótimo recurso para transmitir a personalidade da tua marca e tornar a bio mais atraente.

O ideal é usar emojis relacionados com a tua área de atuação que expressem sentimentos positivos.

No entanto, não exageres! Mantém o equilíbrio e utiliza-os de forma estratégica para que a tua bio não fique confusa.

7 – Atualiza a bio frequentemente

Por fim, lembra-te de rever e atualizar a biografia para o Instagram regularmente. Isto é importante, para que esta reflita as mudanças do teu negócio, como o lançamento de produtos ou eventos especiais.

Mantém este espaço sempre relevante para mostrares que o teu negócio está em constante evolução.

E não tens de ter medo de fazer essa atualização. Tal como tu, a biografia é um “ser vivo” que pode ser melhorado e adaptado todos os dias.

Novas estratégias para enriquecer a tua biografia para o Instagram

Além destas orientações fundamentais, considera integrar estratégias de storytelling na biografia para o Instagram. Ao contares uma história curta e envolvente sobre a marca, vais criar uma conexão emocional mais forte com os visitantes.

Considera, também, incluir contactos diretos, como o e-mail ou o número de telefone (se aplicável). Esta pode ser uma forma eficaz de facilitar a comunicação direta com potenciais clientes ou parceiros.

Por último, não subestimes o poder de atualizar regularmente a tua foto de perfil com imagens de alta qualidade. Estas devem refletir a identidade atual da marca, mantendo o perfil sempre atrativo.

A par destas estratégias de ter uma biografia para o Instagram impossível de ser ignorada, há outro ponto que podes considerar.

No entanto, deixa-nos dizer-te desde já que o mesmo não tem um impacto direto na bio. Porém, tem um impacto direto na perceção que as pessoas têm de ti.

Falamos do selo e autenticação do Instagram. Parecendo que não, o mesmo confere-te autoridade (principalmente se falarmos de uma grande marca) e, no caso de teres algum problema com a tua conta, é mais simples obteres ajuda do suporte.

O valor mensal do selo são 16,99€ se comprares diretamente através da tua conta de Instagram.

Com estas adições, a tua biografia no Instagram captará, seguramente, a atenção dos visitantes, incentivando a interação.

Assim, conseguirás construir uma presença online sólida e consistente.

Se precisares de algum apoio para consolidar a tua marca online, não hesites em falar connosco. Temos todo o gosto em dar um UP à tua marca!

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