5 estratégias para fazeres lives no Instagram

lives no Instagram

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Acreditas que fazer lives no Instagram é apenas para famosos e celebridades?

Então, está na hora de rever essa tua crença.

Isto porque as lives tornaram-se excelentes estratégias de marketing digital.

Quando bem feitas, certamente, conseguirás mais interação, reconhecimento e, claro, mais vendas.

Por este motivo, apresentamos-te 5 estratégias para fazeres lives no Instagram.

Assim, poderás usufruir desta ferramenta de forma mais efetiva na promoção do teu produto ou serviço. Acompanha-nos!

Lives no Instagram: Conhece as vantagens da sua utilização como estratégia de marketing

A live é um recurso do Instagram que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo. Ela está disponível desde 2016 para o público da plataforma.

Muitos têm descoberto as vantagens de fazer essas lives, já que se trata de uma forma de se aproximarem da sua audiência.

Mas não só! As lives no Instagram também são um ótimo meio de divulgação. Seja de produtos, de serviços ou até de conhecimento.

Além disto, esta ferramenta traz-te ainda mais visibilidade por ter, automaticamente, prioridade na secção dos “Instagram Stories”.

Isto quer dizer que os teus seguidores recebem uma notificação assim que começas a transmissão, ajudando a aumentar a audiência da transmissão. Já a live, ajuda a gerar uma maior conexão com essa audiência.

Vê agora algumas vantagens de fazer lives no Instagram.

Gerar leads

Conforme mencionámos, ao começares uma transmissão ao vivo, o Instagram notifica todos os teus seguidores sobre a tua live.

Isto causa o que chamamos de “impulsos de gatilhos mentais de urgência e exclusividade”. O que vai fazer com que muitos seguidores entrem e acompanhem a transmissão.

Por este motivo, podes aproveitar o momento da live para fazeres um call to action e captar futuros clientes. Aqui podes, por exemplo, chamar a atenção para um novo produto ou campanha.

Podes ter a certeza de que os teus seguidores vão ter interesse nos teus produtos, se conseguires criar conexão e gerar interesse. Esta é uma mais-valia que deves considerar com as lives no Instagram.

Maior interação com os teus seguidores

Fazer uma transmissão ao vivo deixa-te mais próximo dos teus seguidores. Desta forma, eles podem interagir contigo em tempo real nos comentários na live.

Segundo pesquisas, uma live gera em média 10 vezes mais interação quando comparada com outros conteúdos.

Por isso, é importante aproveitares ao máximo este recurso.

Fornece conteúdos exclusivos, criando oportunidades para te aproximares da audiência que demonstra interesse e transformar a mesma em Leads.

Possui baixo custo

Há alguns anos, fazer uma transmissão em direto, além de custar dinheiro, era impossível para muita gente.

Além de uma série de equipamentos de última geração, quem queria fazer uma transmissão ao vivo e apresentar o seu produto dependia de um canal de televisão.

Porém, os live streamings mudaram este cenário. Hoje, apenas precisas de um smartphone e de uma boa conexão à internet para que a live aconteça.

Faz lives no Instagram seguindo estas 5 estratégias

como fazer lives no Instagram

Conhecendo as vantagens apresentadas, fica a par das 5 estratégias para fazeres lives no Instagram.

Seguindo este guia, conseguirás atrair a atenção de muitos seguidores!

1 – Planeamento

Não basta iniciar a aplicação e falar o que vier à cabeça. É necessário planeamento para que a tua transmissão tenha conteúdo de valor.

Para isso, podes pensar na tua live em etapas, por exemplo.

Ao começar, enquanto os seguidores entram no direto, podes aproveitar para te apresentares e ao teu negócio. Aproveita esse tempo para também para explicar o que será discutido durante a transmissão.

Tem um plano bem elaborado com os temas mais importantes que vais abordar. É essencial que conheças muito bem o que estás a apresentar, até porque alguns seguidores podem fazer perguntar durante a live.

2 – Cenário, iluminação, som e vídeo

Para fazer lives no Instagram é preciso que a transmissão tenha qualidade. Ou seja, não somente de conteúdo, mas também em relação aos aspetos técnicos.

Não precisas de te preocupares em fazer uma grande produção. Mas sim de ter um cenário organizado com boa iluminação e qualidade de som e vídeo.

Isto passará ainda mais profissionalismo e credibilidade aos teus seguidores.

3 – Divulgação

Apesar do Instagram notificar os seguidores quando a live tem início, isto não é suficiente para uma boa divulgação.

É preciso notificares com antecedência os seguidores, marcando data e hora de forma clara, para que possam assistir à transmissão.

Podes fazer esta divulgação através dos stories, com pelo menos dois dias de antecedência. Além disso, utiliza um sticker de contagem decrescente.

Envia também uma newsletter para os teus contactos para que tomem conhecimento da transmissão. Assim, tens a oportunidade de aumentar o alcance das tuas lives no Instagram.

4 – Lives com convidados

Se conheces alguém que está por dentro do assunto que vai ser abordado durante a live, então é uma boa ideia convidá-lo para participar. Assim, crias um debate mais interativo.

Teres um convidado numa transmissão em direto pode agregar ainda mais valor ao teu conteúdo.

5 – Interação com os seguidores

Para melhorares ainda mais a relação com os teus seguidores, é ideal que sejas interativo durante as lives no Instagram.

Responde às perguntas que vão sendo colocadas durante a transmissão. Ou, antes de fazeres a live, faz uma sondagem com o que os seguidores gostariam de saber.

Dares essa atenção e possibilidade de interação ao teu público é fundamental para que continuem a assistir às tuas lives. Isto ajuda a fortalecer ainda mais o engagement.

Não sabes por onde começar a fazer as tuas lives no Instagram? Não te preocupes! A FindUp está pronta para te ajudar!

Juntos, vamos elaborar lives que serão um verdadeiro sucesso para a tua marca.

A nossa equipa de especialistas em marketing digital possui o conhecimento e a experiência necessários.

Assim, terás ao teu dispor profissionais para planear e promover transmissões ao vivo realmente envolventes.

Com estas lives, não só irás capturar a atenção do teu público. Mas também impulsionarás o engagement e fortalecerás a presença da tua marca no Instagram.

Conta connosco para transformar as tuas lives em eventos memoráveis e impactantes!

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