Não podemos negar que as redes sociais, e em especial o Instagram, se têm tornado cada vez mais populares. Todos os dias são produzidos, e publicados, milhares de conteúdos online. Por isso, é importante encontrares formas de te destacares e chegares às pessoas certas. Uma das muitas formas de o fazeres é através das hashtags.
Hoje resolvemos explorar o poder desta ferramenta, quais as suas vantagens e desvantagens e explicar-te como a podes utilizar a teu favor. Continua a ler e garante que a utilizar corretamente.
O que são hashtags?
Podemos dizer de forma resumida que são palavras-chave ou expressões precedidas pelo símbolo #. São utilizadas essencialmente no Instagram e X para categorizar conteúdo e facilitar a pesquisa por tópicos específicos.
Quando alguém clica numa hashtag é direcionado para uma página que exibe todas as publicações públicas da mesma.
Isso permite que as pessoas descubram e participem em conversas sobre determinado tópico.
Assim sendo, podemos dizer que se forem utilizadas com bom senso (e estratégia), as hashtags podem ser uma ferramenta interessante para te destacares nas redes sociais.
É importante frisar alguns pontos relativamente às mesmas. Nem todas as hashtags têm o mesmo poder. Ou seja, algumas podem ser muito populares e competitivas, enquanto outras são extremamente limitadas.
Podes utilizar no máximo 30 hashtags nas tuas publicações de Instagram. No entanto, aconselhamos-te a que nunca passes das 5/6. Podes utilizar algumas mais competitivas e abrangentes e outras mais específicas do negócio.
Podes ainda criar uma hashtag própria para a tua marca. É especialmente interessante se estiveres a promover algum evento.
Há ainda outro ponto que deves considerar! O próprio Instagram bane com alguma frequência hashtags. Assim sendo, é importante que vejas se a hashtag que queres utilizar não foi banida da rede social.
Se a mesma estiver banida e ainda assim optares por utilizá-la, a tua conta pode ser bloqueada por desrespeito às regras da plataforma.
Quais são as principais vantagens das hashtags?
Já que se trata de uma ferramenta interessante para o teu negócio, é importante que percebas que a mesma possui vantagens e desvantagens.
Assim sendo, para que as uses com consciência, apresentamos-te os seus prós e contras.
Começamos pelas vantagens:
- Aumenta a visibilidade de uma publicação
- Permite alcançar pessoas que desconhecem a marca
- Facilita a descoberta de novos conteúdos
- Facilita a participação em conversas e discussões sobre determinado tema
- Ajuda na segmentação do público
- Aumenta a interação
- Permitem-te promover um evento (através da criação de uma hashtag específica)
- Criação de comunidades com base nos interesses partilhados
- Potencialização do branding e reconhecimento de marca
- Fortalecimento do relacionamento com o público
Nem tudo são benefícios. Existem algumas desvantagens associadas à sua utilização:
- Se utilizadas em excesso podem parecer SPAM e acabam por prejudicar a credibilidade do perfil
- São pontos de fuga que podem levar a pessoa a sair do perfil
- Há hashtags criadas com objetivos maliciosos ou inapropriados
- Risco de perder o foco no conteúdo ao tentar encaixar várias # no texto
Como podes ler, há vantagens e desvantagens. No entanto, com uma estratégia adequada e uma escolha cuidadosa das mesmas, é possível beneficiares da sua utilização.
Como tirar o máximo de partido desta ferramenta?
Como já percebeste, utilizar #hashtags nas tuas redes sociais, pode ser benéfico. Assim sendo, a pergunta que podes estar a fazer agora é: “Mas como posso tirar o máximo partido de uma hashtag?”. É isso que te explicamos a seguir.
1 – Pesquisa e escolhe as opções certas
Antes de começares a inserir hashtags em todas as tuas publicações, é importante que faças uma pesquisa prévia. Assim sendo, vais conseguir identificar quais são as mais populares e relevantes para o teu conteúdo.
Esta pesquisa também te vai permitir perceber se as opções que queres usar não foram banidas do Instagram.
2 – Sê específico
Trabalhas com marketing de conteúdo? Então é provável que uses opções como #marketingdeconteudo, #marketingdigital e tantas outras similares.
Evita a todo o custo usar opções extremamente genéricas como #amor, #moda, #sextafeira…
Apesar de terem um volume de pesquisas elevado, não estão alinhadas com a tua estratégia. Logo, vais atrair pessoas que não são o teu público-alvo. E acredita quando te dizemos que a longo prazo isso pode prejudicar o negócio.
3 – Tem cuidado com o excesso
Embora possa ser tentador usar as 30 hashtags que o Instagram te permite colocar por publicação, isso não é interessante.
O uso em demasia desta ferramenta pode tornar a publicação confusa e pouco profissional. Usa no máximo 20. Idealmente menos de 10! Por aqui utilizamos entre 5 a 7 por publicação no Instagram. Quando menos, melhor!
4 – Cria a tua própria hashtag
Se queres promover uma campanha específica, pode ser interessante criares a tua própria hashtag. Por aqui temos a #finduppt.
O objetivo é aumentar a visibilidade da marca e incentivar à interação com a comunidade.
Contudo, é importante que a divulgues de forma eficiente. Caso contrário só as tuas publicações é que a vão conter.
5 – Coloca as hashtags no primeiro comentário
Este é um tema meio polémico. No entanto, como te prometemos transparência, vamos deixar aqui este ponto também.
Se pensarmos de uma forma mais abrangente, as # são pontos de fuga de uma publicação. Já percebeste que sempre que uma pessoa clica na mesma, é direcionada para uma página diferente.
Se colocas as hashtags na descrição da publicação, e optas por promovê-la, podes estar a gastar dinheiro para levar as pessoas ao perfil, e elas podem entrar e sair rapidamente porque se encanaram a carregaram em cima da #.
Este é o verdadeiro motivo pelo qual aconselhamos que as coloques somente no primeiro comentário. Assim, se o desempenho da publicação for bom, não vais estar a promover um conteúdo que tem pontos de fuga.
Como podes ver, as # não morreram e são uma boa opção para cimentar a tua estratégia de marketing. Contudo, para teres sucesso, tens de as utilizar corretamente. E agora que já sabes como o fazer, está na hora de colocares as mãos na massa.
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