Usa os vídeos do TikTok a favor do teu negócio

Usa os vídeos do TikTok a favor do teu negócio

Partilha este post

Também achas que os vídeos do TikTok servem apenas para partilhar dancinhas e receitas originais? Se respondeste que “Sim”, fica a saber que podes estar a deixar escapar uma excelente ferramenta para o teu negócio.

Esta rede social tornou-se um fenómeno e é, atualmente, uma das mais populares, especialmente entre o público mais jovem. O teu público já se rendeu a este tipo de conteúdo? Então está na hora de aproveitares esta popularidade a favor do teu negócio.

Continua a ler se queres aprender a usar o TikTok para transformares conexão e interação em vendas!

Está na hora de impulsionares a tua marca com os vídeos do TikTok

tiktok

Atualmente, o TikTok é a segunda app mais descarregada do mundo, com 2 mil milhões de downloads. Além disso, tem, em média, mil milhões de utilizadores ativos por mês.

Estes números, por si só, demonstram porque este é um espaço que não podes ignorar na tua estratégia de comunicação.

O foco da rede social é a partilha de vídeos curtos e isso é uma grande vantagem para ti! Confessa lá, estás a pensar no “porquê”, não estás? É simples! Não precisas de te preocupar com grandes edições e conteúdos longos.

Assim, podes partilhar um conteúdo autêntico, rápido de produzir e conseguir bons resultados, com uma maior conexão com a audiência.

Isto significa que através deste recurso podes:

  • Aumentar a visibilidade e notoriedade da tua marca;
  • Potencializar a interação com utilizadores;
  • Criar campanhas segmentadas;
  • Ter mais hipóteses de criar conteúdo viral sem um grande investimento.

Mas, para que a tua estratégia com vídeos do TikTok resulte, segue as estratégias que partilhamos de seguida. Estará na tua mão explorar todo o potencial da rede social do momento!

1 – Analisa o tipo de conteúdo adequado ao teu público

Como com qualquer outra estratégia de comunicação, no TikTok deves estudar a fundo o perfil do público que queres impactar.

Analisa a categoria de conteúdo que faz sentido para a marca e que simultaneamente obtém maior interação. A partir desta análise poderás produzir vídeos muito mais direcionados e de uma forma assertiva.

2 – Estuda a concorrência

Perceberes como é que os teus concorrentes se posicionam no TikTok também é importante. Porquê? Porque serve para compreenderes melhor o que agrada ao teu público.

É também interessante acompanhares perfis de influencers! Estes têm uma dupla função: servem, tanto como fonte de informação, como de inspiração sobre as tendências.

Mas, tem cuidado! Nem todas as tendências devem ser seguidas! É preciso filtrar aquilo que faz sentido para o teu negócio antes de avançares.

3 – Adota uma postura mais descontraída

Os utilizadores do TikTok não utilizam esta rede social para comprar, pelo menos não de forma direta. Por isso, utilizar um tom de voz comercial e profissional nos teus vídeos, não é, de todo, a melhor abordagem.

Adota uma postura descontraída, evita as produções meramente comerciais e não te preocupes tanto com a qualidade da produção.

Mas lembra-te que tudo na vida deve ter o seu equilíbrio: também não deves gravar vídeos com o cabelo à Einstein e com tudo desarrumado à tua volta! Garante que as pessoas encontram a tua melhor versão mesmo num vídeo mais simples.

Estimula uma interação mais divertida e autêntica e mostra os fatores que tornam a tua marca única. Assim, além de produzires conteúdo de acordo com a essência da rede social, estás também a promover o teu negócio e a aumentar a sua visibilidade.

4 – Investe em publicidade

Sabias que já é possível anunciar no TikTok? A publicidade pode ser feita de inúmeras formas, nomeadamente:

4.1. Anúncios nativos no feed

Semelhante aos anúncios de stories do Instagram, os vídeos do TikTok são inseridos na parte inferior da plataforma ou na parte da fila de espera. Podes utilizá-los para gerar cliques nos sites e download de app’s.

4.2. Anúncios de aquisição de marca

Este é um tipo de anúncio em ecrã inteiro, e surge quando o utilizador entra na aplicação. Através deste recurso podes criar imagens, vídeos e GIFs para os teus anúncios. E, ainda, vinculá-los às tuas páginas de destino ou desafios de hashtag.

4.3. Anúncios de desafio com hashtag

Os desafios com hashtag tornam-se virais nos vídeos do TikTok. Há muitas marcas que exploram este recurso para criar e participar nesses desafios.

Sempre que possível usa as hashtags promovidas para que os teus anúncios tenham mais interações.

4.4. Anúncios de efeitos da marca

O TikTok disponibiliza filtros, adesivos e efeitos discretos e gratuitos. Isto ajuda a dar visibilidade e gerar menções.

No entanto, antes de começares a gravar vídeos com filtros, pensa bem!

Pergunta-te “Isto vai ajudar-me a comunicar corretamente a minha marca?”, “A mensagem que estou a passar está alinhada com os meus objetivos e com o posicionamento da minha marca?”. Dependendo da resposta poderás ter de evitar este tipo de anúncio (é mais seguro)!

5 – Aproveita as trends

Praticamente todos os dias surgem novas trends nos vídeos do TikTok. Sons e excertos de músicas viralizam com frequência graças à plataforma.

Investir nestas tendências é uma excelente forma de mostrares que o teu negócio está por dentro das principais novidades.

Ao produzires vídeos, estás a partilhar conteúdo criativo, interativo e envolvente com o teu público.

Se tudo isto te parece complexo, mas, ainda assim, queres criar vídeos do TikTok que sejam impactantes e relevantes para o teu negócio, a Findup é a solução perfeita.

Temos uma equipa altamente especializada e criativa! Estamos aqui para te ajudar a transformar as tuas ideias em conteúdos visuais cativantes que se destacam.

Seja para promoção, educação ou engagement, nós compreendemos as nuances do teu negócio para produzir vídeos que fazem mais do que contar a tua história; mas que consigam conectar-se com o teu público e, claro, converter com sucesso.

Conta connosco para elevar a tua estratégia de vídeo e deixar uma marca inesquecível no teu público.

Ver mais

Já conheces os 8 Ps do marketing

Já conheces os 8 Ps do marketing?

Graças à evolução tecnológica e à inserção dos negócios na era digital, melhorar conceitos mais antigos de marketing tornou-se essencial. Assim sendo, os 8 Ps do marketing são uma versão melhorada e atualizada da tradicional

Ler Mais »
7 tendências de design gráfico para 2024

7 tendências de design gráfico para 2024

Design gráfico: 7 tendências para implementares na comunicação visual Os últimos anos foram marcados por diversos acontecimentos impactantes: a pandemia, a guerra, o fortalecimento de movimentos sociais, o desenvolvimento de novas tecnologias… Quer queiramos, quer

Ler Mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização