O guia definitivo para criares Reels que arrasam

O guia definitivo para criares Reels que arrasam

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Ainda não usas o formato de Reels no teu plano de comunicação nas redes sociais? Se a resposta foi “não”, temos outra questão para ti: sabias que estás a perder uma ótima oportunidade para fortalecer a tua marca?

Mas sabes o que são os Reels afinal? São vídeos curtos, em formato vertical, com no máximo 90 segundos e são, atualmente, uma das ferramentas mais relevantes no Instagram.

Mas atenção, não é por serem relevantes hoje que se vão manter assim para sempre… O que isso significa? Que não deves criar uma estratégia no Instagram que seja 100% baseada neste formato!

Mas, continuemos…

Pega na caneta e no caderno e aponta as principais dicas para criares os teus Reels do zero. Prepara-te! Vamos mostrar-te como conquistares o teu público!

Reels: O guia definitivo para criares o conteúdo perfeito

Repleta de funcionalidades, esta ferramenta permite a junção de fotos ou vídeos, músicas, textos e vários efeitos. Aqui, a imaginação é o limite (e o bom senso, também)!

E, porque é que deves explorar este recurso para fortalecer a tua marca? A resposta é simples! Porque os Reels têm maior probabilidade de viralizar.

Mais uma vez, atenção ao que significa viralizar. Na prática, qualquer conteúdo viraliza a partir do momento que é apresentado a um maior número de pessoas do que aquele que te segue. Ou seja, imagina que tens 2.000 seguidores, e o teu vídeo é visto por 10.000 pessoas. Este conteúdo foi viral.

Na prática, com este recurso, podes alcançar ainda mais pessoas e consequentemente aumentar a tua comunidade. E não é só isso! Se eles gostarem do que tens para oferecer, vão tornar-se potenciais clientes.

Por isso, se queres que os teus Reels sejam um sucesso, segue as estratégias que partilhamos contigo de seguida.

reels

1 – Começa por fazer um planeamento

Para conseguires ter um alcance e interação significativos, o teu conteúdo deve ser relevante e criativo.

Por isso, antes de gravares um vídeo ou de selecionares as imagens que pretendes incluir, define uma estratégia.

Como em qualquer outra ação de marketing, aqui deves pensar no público que queres impactar. Além disso, deves considerar o teu nicho de atuação. Desta forma, os teus reels serão mais interessantes e terão temáticas de acordo com a tua abordagem de comunicação.

Acredita quando te dizemos que se trabalhas com marketing, não te interessa viralizar um conteúdo com uma frase motivacional sobre Propósito de Vida.

2 – Cuidado com as dimensões

Assim como os stories, deves gravar Reels nas dimensões adequadas para os utilizadores verem os conteúdos na vertical. Isto significa que os teus vídeos devem ter a proporção 9:16, com a resolução de 1080 por 1920 pixels.

Recomendamos que utilizes o formato de gravação correto, para que os vídeos fiquem com as dimensões adequadas.

E cuidado com a parte inferior do vídeo! É nesta zona que a legenda do post ficará posicionada, portanto, evita ter elementos importantes nesta área.

3 – Preza pela originalidade e criatividade

Para “agradares” o algoritmo do Instagram, deves publicar conteúdos originais. Neste sentido, evita partilhar vídeos de outras redes sociais, principalmente se estes contiverem a marca d´água do TikTok.

Isto significa que os materiais produzidos originalmente para o Instagram são mais “amigáveis”, em termos de resultados e alcance.

Se mesmo assim ainda optares por conteúdos da rede vizinha, edita o vídeo para remover o respetivo logo.

4 – Compreende os algoritmos

E por falar em algoritmos, é importante que aprendas sobre o seu funcionamento para aproveitares ao máximo o próprio Instagram.

Neste sentido, o algoritmo do Reels favorece conteúdos com grande interação. Geralmente, são vídeos que apostam em efeitos visuais, dimensões adequadas e usam os áudios da biblioteca do Instagram.

Estes vídeos são os que têm maior índice de comentários, gostos e partilhas, portanto, esforça-te na tua produção.

5 – Usa legendas

Sabias que cerca de 80% das pessoas veem os vídeos sem som? Só por aí vês como é importantíssimo legendar todos os teus vídeos.

As legendas não são só úteis para o teu público compreender a mensagem quando não pode ter o áudio ativo: funcionam também como uma forma de inclusão de pessoas com dificuldades auditivas.

Quando te preocupas em proporcionar acessibilidade à tua comunidade, isto impacta positivamente a imagem da tua marca. Portanto, partilha vídeos sempre com legendas!

6 – De olho nas tendências

Parece que a cada dia uma nova trend surge nas redes sociais. Atenção, pois o que parece ser irrelevante pode fazer “explodir” a tua página!

Fica de olho nas tendências e nas músicas que estão em alta. E, sempre que possível, adapta o conteúdo para que este faça sentido no teu negócio.

As trends são ótimos recursos, mas devem ser pertinentes para o teu público.

7 – Esmera-te no Call-to-Action

A diversão e o entretenimento fazem parte dos Reels. No entanto, não te podes esquecer dos objetivos do teu negócio.

Para conduzires a atenção do público para a tua marca, deves usar os famosos Call-to-Action. Podes sugerir às pessoas que visualizam o teu vídeo para clicar no link da bio, por exemplo. Lembra-te que esta é uma poderosa ferramenta de divulgação.

8 – Inclui hashtags

Tal como os posts do feed, as legendas dos vídeos devem conter hashtags. Estas direcionam o teu conteúdo para um público mais qualificado.

Pesquisa os termos que fazem sentido para o contexto do teu negócio e aproveita bem este recurso da plataforma.

9 – Adicionar tópicos

Por fim, mas não menos importante, não te esqueças de adicionar tópicos ao teu vídeo.

Se fizeres a publicação (ou agendamento) do Reels diretamente no Instagram, antes do botão “partilhar”, tens um ponto que te diz “adicionar tópicos”.

Podemos dizer-te que as principais categorias estão relacionadas com:

  • Moda e beleza
  • Animais
  • Transportes
  • Comida e bebida
  • Artes Visuais
  • Desporto
  • Viagens
  • Ciências e Tecnologia
  • Relações Casa e Jardim
  • Negócio

Dentro categorias tens opções que podes associar ao teu vídeo. Mas lembra-te, só podes colocar 3.

Esperamos que tenhas gostado das dicas deste guia, mas falta a mais importante de todas: lembra-te que deves dar a cara pelo teu negócio. Deixa a vergonha de lado, e fala com o teu público de forma mais próxima para criares uma conexão mais profunda.

E como é que sabemos isto? Simples: a FindUp é reconhecida pela sua expertise em criar Reels que se destacam verdadeiramente. Com o nosso trabalho elevamos o padrão de conteúdo visual e engagement nas redes sociais dos nossos clientes.

Contamos com uma equipa de criativos apaixonados e tecnologicamente habilidosos. Assim, estamos prontos para levar o teu negócio ao próximo nível. Vamos garantir que a tua marca é vista, lembrada e admirada!

Manda-nos uma mensagem pelo WhatsApp e vamos dar um UP ao teu negócio?

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