A repetição de temas é uma constante na tua comunicação, especialmente no blog? Talvez não saibas, mas isso acaba por fazer com que conteúdos importantes não tenham uma boa performance. Se não sabes como corrigir a situação, não te preocupes! Vamos mostrar-te e explicar-te como funciona uma estratégia incrível: a auditoria de conteúdo.
Este processo consiste na análise sistemática de conteúdos e páginas de um site e, tem dois objetivos! Sabes quais? Verificar se o conteúdo está de acordo com a estratégia do negócio e se cumpre as mais recentes práticas de SEO.
Mas porque isso é tão importante? Porque o bom conteúdo ajuda a melhorar o desempenho do site em termos de tráfego, engagement e conversão.
Já alguma vez fizeste uma auditoria de conteúdo? Se a resposta foi não, então as próximas linhas podem ajudar-te! Continua a ler e percebe como funciona e o impacto que pode ter nos resultados.
Auditoria de conteúdo: Tudo o que precisas de saber
Podemos definir uma auditoria de conteúdo como o processo de analisar e avaliar sistematicamente todo o conteúdo de um site. O objetivo é revelar pontos fortes e fracos da estratégia de SEO.
Conhecendo essas nuances, é possível adaptar o planeamento de conteúdo às metas de marketing da empresa.
A maneira mais fácil de manter uma auditoria é fazê-la logo desde o início. Acredita quando te dizemos que dá muito menos trabalho e ajuda-te a monitorizar o desempenho do site desde o início.
No entanto, não é apenas no início que essa auditoria é relevante. Existem várias alturas em que a podes fazer. Falamos-te delas de seguida.
1 – O site deixa de receber tráfego qualificado
A produção de conteúdo deve ser focada em atrair visitantes qualificados. Falamos, essencialmente, de potenciais leads ou clientes para o teu negócio. Sabemos de sites que atraem milhares de visitantes para as suas páginas, mas não convertem! E, não é isso que queres que aconteça.
Nesse sentido, a auditoria de conteúdo ajuda-te a identificar estas situações e a criar um plano de ação.
2 – O teu mercado é altamente dinâmico
Empresas de tecnologia e marketing digital são exemplos de negócios que estão em constante mudança. Impactadas diretamente pelos avanços da internet e das tecnologias, este tipo de empresas precisam de estar sempre um passo à frente.
Isso quer dizer que não há lugar para conteúdos antigos, desatualizados ou que não educam. Para continuares a ter visibilidade no mercado, tens de estar sempre atento ao que publicas.
Isso significa criar conteúdos novos e melhorar os antigos. No último ponto, podes acrescentar informações relevantes ou corrigir algo que já não faça tanto sentido.
3 – Os teus conteúdos não se destacam no Google
Quem não adota uma estratégia de marketing de conteúdo consistente e alinhada com as necessidades do público, está um passo atrás da concorrência. Além disso, dificilmente vai chegar ao topo das pesquisas no Google. Por outras palavras: o teu conteúdo não é considerado relevante.
A auditoria de conteúdo permite-te identificar quais são estes conteúdos e voltar a trabalhar neles! Desta forma, melhoras o desempenho global do site e agregas informações e insights mais recentes. Isto ajuda-te a ter resultados mais expressivos ao longo do tempo.
4 – Se queres encontrar novas oportunidades de conteúdo
A auditoria de conteúdo também te permite identificar lacunas de conteúdo. Ou seja, assuntos que ainda não foram abordados, mas que são de extrema importância para a audiência.
Além disso, através da avaliação de um conteúdo antigo, consegues identificar quais as páginas que precisam de uma nova roupagem! Podes:
- Mudar completamente o artigo
- Transformá-lo num novo formato
- Acrescentar informação relevante
- Apagar informações desatualizadas
O nosso conselho: investe em conteúdo Evergreen! Desta forma só tens de te preocupar em acrescentar informação sempre que necessário.
Qual é a importância de uma auditoria de conteúdo?
Como podes perceber, a auditoria de conteúdo é capaz de melhorar diversos aspetos ligados ao desempenho do site.
Contudo, a importância de remover, atualizar ou reorganizar publicações que não dão resultados, vai muito além disso.
Como assim?
Na prática, há outros dois fatores relevantes relacionados com a auditoria de um site. Conhece-os.
1) Atualizações de SEO
De tempos em tempos os mecanismos de pesquisa – nomeadamente, o Google – atualizam os fatores de ranking.
Caso as páginas do site não estejam de acordo com os novos critérios, é necessário realizar uma revisão em massa.
Mudanças nas regras e fatores de ranking são anunciadas todos os anos. A sua não atualização é o motivo pelo qual os conteúdos publicados num site tendem a ficar desatualizados e a perder relevância.
Identificar estes conteúdos e realizar as atualizações necessárias é outra das funções de uma auditoria.
2) Taxa de conversão
Além das atualizações de SEO, surgem todos os anos novos padrões de estratégias de marketing. Nesse sentido, a auditoria de conteúdo é uma ajuda importante na manutenção da qualidade de um site.
Além disso, permite descobrir o momento exato em que determinadas publicações começam a ter quebras de desempenho.
Uma boa auditoria permite que realizes ajustes ou adiciones as informações necessárias para que elas continuem a entregar bons resultados.
Como fazer uma auditoria de conteúdo?
Fazer uma auditoria não é uma tarefa assim tão difícil. Basta seguires algumas diretrizes:
- Define as tuas metas e métricas (melhoria SEO, aumentar o engagement ou melhorar a taxa de conversão);
- Faz uma revisão do conteúdo;
- Reúne e analise os dados;
- Prepara um plano de ação;
- Faz ajustes na tua estratégia de marketing de conteúdo.
Por fim, sabias que a FindUp se destaca por realizar auditorias de conteúdo de qualidade? Garantimos que cada elemento do teu site está alinhado com as melhores práticas e tendências do mercado.
Para isso, temos uma equipa de especialistas dedicados que fazem uma revisão completa do site. Dessa forma, não só identificamos oportunidades de melhoria como podemos implementar otimizações para maximizar o seu desempenho.
Conta connosco para rever e analisar o teu site e otimizá-lo da melhor maneira possível.
A nossa missão é ajudar-te a impulsionar os resultados online do teu negócio, através de conteúdo de blog que converte! Marca hoje mesmo a tua sessão de consultoria estratégica. Um dos nossos consultores irá analisar contigo o teu website e verificar se tens, ou não, margem de melhoria.