Quando o Instagram lançou os stories em 2016, muitos utilizadores ficaram céticos. Afinal de contas, aquela era uma funcionalidade comum no Snapchat, uma app conhecida pela criação de conteúdo efémero!
Contra todas as expectativas dos utilizadores, a verdade é que esta ferramenta vingou e tornou-se uma verdadeira mina de ouro.
Passados 8 anos do seu lançamento, os stories são uma forma essencial de comunicação. E, caso não saibas, existem mais de 500 milhões de pessoas que usam, diariamente, esta ferramenta. Temos (quase) a certeza de que és uma delas!
Se ainda não sabes como tirar o melhor partido dos stories, as próximas linhas foram escritas para ti.
Stories: A verdadeira mina de ouro das redes sociais
Os stories são refrescantes. Afinal, permitem que possas partilhar conteúdos temporários, nomeadamente durante 24 horas. Este prazo cria um sentimento de urgência, que incentiva as pessoas a assistirem cada vez mais a este conteúdo.
E, a melhor parte é que, quem realmente pretende guardar e mostrar permanentemente determinadas informações, pode fazê-lo através dos destaques.
Devido ao ser carácter temporário, os stories possibilitam dês asas à imaginação, personalizando totalmente cada partilha. Podes dinamizá-lo através de stickers, frases, músicas, entre outros elementos interativos.
Por isso, independentemente do tipo de negócio que tens a tua marca vai beneficiar, e muito, da utilização desta ferramenta. Percebe porquê!
1 – Os stories ajudam a humanizar uma marca
Uma das melhores partes das histórias do Instagram é que estas partilhas não precisam de ser tão polidas e profissionais como as do feed. Na verdade, o teu público quer mesmo conhecer a tua marca a um nível mais pessoal.
E vamos ser honestos, toda a gente está cansada de ver promoções e anúncios que se parecem com anúncios.
Por isso, em vez de encheres os stories com vendas, usa-os para agregar valor à tua marca.
Quem é a pessoa por detrás da empresa? Como nasceu o projeto? Quem são os membros da equipa? O que fazem no dia a dia? E fora disso?
Calma, aqui não precisas de partilhar mais do que aquilo que achas sensato. Lembra-te que mostrar o lado pessoal é diferente de mostrar a vida íntima.
Por isso, dentro daquilo onde te sentes à vontade, quebra os padrões convencionais e mostra o lado humano da empresa.
Partilha o lado real: as pessoas são apaixonadas por jornadas de superação de obstáculos. Isso inspira-as!
2 – Permitem-te “dar mais” aos teus seguidores
Sabemos, por experiência, que nem todas as informações “cabem” numa publicação do feed. Conteúdos mais autênticos, gravados no carro ou a andar ou insights de formações e livros, podem tornar-se stories incríveis.
Na prática, isto significa que o teu público pode “receber mais”, mas sem se cansar de ti.
Sabes porquê? Porque é viciante seguir alguém que nos está constantemente a ensinar coisas de forma dinâmica. Por isso, aposta nas dicas rápidas nos stories!
Ao mesmo tempo, as histórias do Instagram oferecem uma variedade de opções para poderes interagir com a tua comunidade. Podes fazer perguntas, criar questionários, pedir interação…
Todas estas dinâmicas ajudam a fazer com que o público se aproxime de ti e se sinta ouvido!
3 – Contribuem para a prova social
A psicologia diz-nos que as pessoas gostam de estar onde os seus pares estão. Mostrares conteúdos com os teus seguidores a utilizar os teus produtos ou a dar feedback dos teus serviços, é uma mais-valia para ti.
A isto chama-se prova social e é algo incrivelmente valioso para a tua estratégia de marketing digital.
Mostra aos teus seguidores que aquilo que vendes está a ganhar a atenção dos consumidores. Para isso, faz reposts de avaliações, partilha fotografias de produtos de clientes ou de feedbacks de serviços.
Desta forma, conseguirás não só que as pessoas fiquem mais “inclinadas” a entrar no teu movimento, mas também destacas os teus clientes.
Ao fazeres isto, eles por sua vez estarão mais propensos a partilhar o teu story com os seus seguidores.
A vantagem é que essa ação coloca-te em contacto com um público potencialmente interessado. E, quem sabe, disponível para comprar.
4 – Ajudam a converter seguidores em clientes
Sabias que 58% dos utilizadores afirma interessar-se mais por um produto ou serviço, depois de o ver nos stories?
Além disso, atualmente, todas as contas, independentemente do número de seguidores, podem adicionar links às suas histórias. Esta é, sem dúvida, uma das formas mais eficazes de direcionares potenciais clientes para o teu site.
Não te esqueças de usar um bom Call To Action. Isto é, que seja curto, direto e simples.
Isto ajuda a direcionar o público e a transformar as visualizações em visitas ao site e, talvez, em vendas.
Quanto mais dinâmico e atrativo for este momento, mais naturalmente irás conseguir envolver as pessoas. Afinal, as pessoas adoram comprar, mas detestam sentir que lhes estão a vender.
Resumidamente, este formato chama-se stories (= histórias) por uma razão!
Queremos despertar a curiosidade dos seguidores e incentivá-los a ir para o slide seguinte, em vez de passarem à próxima pessoa.
Usa e abusa desta ferramenta para criar conexão com o teu público e cimentar a tua autoridade. Além, de claro, gerar vendas!
Se sentes que o Instagram é uma dor de cabeça, se não sabes que tipo de conteúdo criar – no feed e nos stories ou se queres utilizar esta plataforma da melhor forma possível para teres resultados expressivos no teu negócio, conta connosco!
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