Se ainda não utilizas o Facebook Analytics na tua estratégia digital, então estás a perder uma excelente oportunidade de melhorares os teus resultados!
Esta ferramenta é a tua guia para perceberes o que deves continuar a explorar dentro da tua estratégia de Facebook, e o que não está a apresentar o retorno pretendido.
Não sabes como a utilizar? Calma, não desesperes.
No artigo vamos explicar o que deves analisar e porque deves tornar esta ferramenta na tua melhor amiga a partir de hoje!
Facebook Analytics: Explora esta ferramenta e aprimora a tua estratégia digital
Fazer análises e retirar dados é tão importante como partilhares conteúdo relevante!
Relativamente ao Facebook, tens disponível uma ferramenta completa que te vai ajudar a compreender o comportamento do teu público. E consequentemente a melhorares o teu plano de marketing.
E esta é a principal finalidade do Facebook Analytics.
Através deste recurso, podes acompanhar diversas métricas que ajudam na compreensão da jornada do cliente.
As funcionalidades da ferramenta foram desenvolvidas para que anunciantes possam obter um panorama mais amplo das etapas que um utilizador passa até chegar à decisão de compra.
Ou seja, com esta ferramenta podes analisar a fundo o comportamento do teu público e com os dados obtidos aperfeiçoares a tua estratégia.
As principais funcionalidades do Facebook Analytics
Para que possas compreender de forma prática como pode ajudar o teu negócio a evoluir e a fortalecer a tua presença digital, deves conhecer as suas funcionalidades.
A partir de agora explicamos como funcionam algumas das principais ferramentas disponíveis:
1 – Visão Geral
A Visão Geral apresenta as informações mais importantes relativas à tua página de Facebook, como:
- Quantidade de novos utilizadores;
- Utilizadores ativos por hora, ao longo do último dia e também da semana;
- Dados demográficos como idade, localização e género dos utilizadores;
- Interação com as publicações na tua página de Facebook.
2 – Painéis
Nesta secção, podes criar um painel personalizado para acompanhares as principais métricas de desempenho da tua página.
Através dele poderás visualizar as informações mais importantes através de gráficos.
3 – Atividades
Já nesta secção podes ter informações específicas de atividades realizadas pelos utilizadores. Listamos algumas das principais:
- Utilizadores ativos: Apresenta um resumo de atividade dos utilizadores e permite o acompanhamento de dados demográficos dos mesmos;
- Funis: Permite medir conversões com base numa sequência de ações dos utilizadores, além de taxas de conversão no teu canal;
- Retenção: Apresenta dados sobre a percentagem de utilizadores que continuam a utilizar os teus canais digitais após a interação inicial;
- Coortes: Representa um grupo de pessoas que utiliza o teu canal para realizar a mesma ação, como adicionar um produto ao carrinho no site ou aplicação;
- Detalhamentos: Consistem em tabelas dinâmicas nas quais podes reunir dados de atividade dos utilizadores com um filtro de até três parâmetros;
- Eventos: São basicamente as interações que os utilizadores têm na tua página, aplicação ou website;
- Sobreposição: Similar à função de detalhamento, aqui podes obter dados de utilizadores por parâmetro ou canal escolhido, além de gráficos;
- Valor Vitalício: Este é um relatório para perceberes o quão valioso um cliente é para o negócio, diariamente, semanalmente ou anualmente.
4 – Pessoas
Por fim, terás acesso a informações completas sobre a tua audiência, tais como idade, género, localização, interesses…
A partir destes dados podes alterar ainda mais a tua estratégia por conheceres melhor a tua persona.
Já utilizas o Facebook Analytics? Fortalece ainda mais o teu plano de marketing digital ao explorares as funcionalidades desta ferramenta!