São cada vez mais as marcas que investem em estratégias de SEO para YouTube. Afinal, a plataforma de vídeos é considerada o segundo maior motor de pesquisa do mundo.
Por isso, é muito importante que saibas como otimizar o conteúdo que publicas neste canal. Isto é especialmente importante se o teu objetivo for teres mais alcance, cliques e views.
Se ainda não implementaste este tipo de estratégia no teu plano de marketing, não esperes mais! Continua a ler e conhece as nossas orientações. Prometemos que não te vais arrepender.
SEO para YouTube: 5 estratégias para te posicionares no segundo maior motor de pesquisa do mundo
Se nos acompanhas, sabes que já partilhámos vários artigos que abordam a importância do SEO e de publicações em vídeo.
Se queres juntar as duas coisas, o YouTube é uma plataforma essencial para a tua estratégia. É, atualmente, um dos principais motores de pesquisa do mundo. Na verdade, só perde espaço para o próprio Google.
Mas, para obteres bons resultados, o conteúdo que partilhas neste canal tem de estar otimizado. Sim, não é só gravar e toma lá!
Sabias que a cada minuto, a plataforma transmite cerca de 500 horas de conteúdo? É surreal! Para que os teus vídeos não se percam nesta imensidão, é fundamental que apliques técnicas de SEO para YouTube.
Assim, os teus vídeos obterão muito mais cliques e visualizações. Isto porque passas a obter tráfego de pesquisa diretamente no YouTube, mas também o tráfego de pessoas que descobrem a tua marca através do Google.
E porquê? Porque Google e YouTube estão cada vez mais integrados. Assim sendo, ao fazeres SEO para YouTube, também otimizas o teu conteúdo em vídeo para o Google. Simpático, este 2 por 1, não é?
De seguida, explicamos-te como podes fazer isto na prática.
O que deves trabalhar para otimizar os teus vídeos
Quando publicas um vídeo no YouTube, a plataforma não interpreta o que falas. Portanto, não sabe qual é o assunto nem o público a quem o conteúdo pode interessar.
O algoritmo precisa das informações que se encontram no título, descrição e tags para entender o tema que abordas. Por isso, ao trabalhares estes elementos estás a otimizar os vídeos para que o YouTube os priorize no ranking.
Há ainda alguns cuidados que podes considerar! Ora vejamos:
1 – Escolha de palavras-chave
As keywords também são fundamentais numa estratégia de SEO para YouTube. Assim, o primeiro passo é escolheres bem o assunto do vídeo.
Antes de escreveres um guião e começares a gravar, deves pesquisar que temas são mais relevantes para a tua estratégia. Desta forma, podes perceber os assuntos capazes de gerar mais interesse e oportunidades no teu canal.
A lógica de pesquisa de palavras-chave é a mesma em qualquer estratégia de SEO. Ou seja, as palavras com alto volume de pesquisa têm maior concorrência. Já as que têm menor volume aumentam as tuas probabilidades de alcançares boas posições.
2 – O título
Dentro do processo de SEO para YouTube, é importante que a palavra-chave faça parte do título do teu vídeo.
Mas, é mais do que isto: incluíres a keyword ajuda a posicionar o conteúdo, mas, deves pensar também em estimular o público a clicar no vídeo. Para isto, o título deve despertar curiosidade e ser apelativo.
O uso de palavras em caixa alta também pode ser uma boa estratégia para chamares a atenção da audiência. Sempre que possível, evita o click bait!
3 – A descrição
Vídeos com descrições claras e informativas melhoram a experiência do utilizador e otimizam o teu conteúdo.
Neste sentido, faz um resumo para que seja simples perceber o que é abordado no vídeo. Tenta distribuir a palavra-chave ao longo do texto.
Outro recurso muito interessante é dividires o teu vídeo em tópicos. Sobretudo se colocares a minutagem de cada momento diretamente na descrição. Além de tornar o teu conteúdo mais interessante, favorece a interpretação do algoritmo.
4 – As tags
As tags continuam a ser relevantes dentro do YouTube, por isso deves aplicar este elemento. Estas funcionam como etiquetas e orientam a plataforma na identificação do assunto do conteúdo.
Sendo assim, garante que contêm as palavras-chave e outros termos que representem a intenção de pesquisa dos utilizadores.
5 – As legendas
As legendas não só contribuem para o processo de SEO, mas também proporcionam maior acessibilidade ao teu conteúdo. Portanto, adiciona-as aos teus vídeos e, sempre que possível, usa as legendas do próprio YouTube.
Além de tudo isto, nunca é demais salientar a importância de partilhares conteúdo útil e relevante.
Investires em SEO para YouTube é uma estratégia que te pode trazer bons resultados a longo prazo. Seguindo estas dicas, conseguirás aumentar as views e likes nos teus vídeos.
Mas, se ainda precisas de ajuda para otimizar os teus vídeos, estás no lugar certo!
Na FindUp, compreendemos a importância de destacar o teu conteúdo no YouTube no meio de um oceano de vídeos.
Utilizamos uma abordagem data-driven, personalizada para cada cliente: otimizamos títulos, descrições e usamos as tags estrategicamente. Além, claro, de implementarmos as melhores práticas de engagement.
O nosso objetivo é maximizar a tua notoriedade, aumentar as tuas visualizações e impulsionar o crescimento do teu canal.
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