Todas as empresas querem melhorar o tráfego orgânico do seu site. Isso acontece porque sabem que esta estratégia de marketing é a melhor forma de conseguirem captar a atenção de potenciais clientes.
Contudo, as regras e algoritmos são constantemente alterados. E isso acaba por tornar complicado alcançar as três melhores posições nos motores de pesquisa.
Sabias que 90% dos acessos a um site ocorre quando estes aparecem na primeira página? E que os 3 primeiro lugares têm, em conjunto, mais de 75% de todo o tráfego?
Hoje resolvemos falar-te sobre isto. Vamos apresentar-te 10 ações simples e práticas que podes implementar para melhorar o volume de pessoas que acedem ao teu site. E sim, sem que tenhas de recorrer à publicidade!
O que é o tráfego orgânico?
O tráfego orgânico refere-se às visitas que um site, landing page ou qualquer tipo de conteúdo online recebe de forma natural. Ou seja, sem que seja necessário investir em anúncios para atrair visitantes.
Este tráfego é, por norma, gerado através dos motores de pesquisa, como é o caso do Google. Isso acontece porque o utilizador faz uma pesquisa e recebe em troca o resultado que melhor se adapta à questão colocada.
O volume de tráfego que um site recebe sem ter de investir em publicidade é uma métrica bastante importante, já que permite avaliar a sua visibilidade e popularidade.
Se um site recebe muitas visitas sem investir em tráfego pago, significa que partilha conteúdo relevante, interessante e útil para a persona.
Para aumentar o tráfego orgânico, é comum o investimento em estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO). O seu principal objetivo é melhorar a classificação do conteúdo nos resultados de pesquisa e, consequentemente, atrair mais visitantes de forma orgânica.
10 ações que deves implementar para melhorar o tráfego orgânico do site
Quando publicas algum conteúdo novo no blog o teu principal intuito é chegar ao maior número de pessoas, certo? As próximas linhas foram escritas para ti, para te ajudar a melhorar o volume de acessos vindos do Google sem investimento em publicidade.
Vais encontrar 10 ações que quando implementadas podem impulsionar o tráfego orgânico. Continua a ler e prepara-te para colocar as mãos na massa.
1 – Escreve um título que chame a atenção
A verdade é que a headline é a primeira coisa que o consumidor vê. Seja dentro do site, nas redes sociais ou mesmo nos motores de pesquisa.
Se a mesma for pouco apelativa e não incentivar à leitura, a maioria das pessoas não vai sequer dar-se ao trabalho de abrir aquele conteúdo.
Desta forma, é importante que dediques algum tempo a pensar no título ideal. Garante que o tornas interessante ao ponto de qualquer pessoa parar o que está a fazer para descobrir o que tens a dizer.
Considera ainda que se o título de um conteúdo apresentar a resolução de uma necessidade, a taxa de abertura será bastante superior. Isso acontece porque as pessoas querem resolver os seus problemas.
2 – Escolhe uma imagem impactante
Juntamente com o título, a imagem que acompanha o conteúdo é um fator diferencial que influência a melhoria do tráfego orgânico.
A mesma deve ser atraente, mas, ao mesmo tempo, clean. E nunca te esqueças da velha máxima, uma imagem vale mais do que mil palavras. Por isso, escolhe bem a imagem que vais utilizar.
Não deves utilizar imagens com direitos de autor. Por isso, quando fores procurar uma imagem para ilustrar o teu conteúdo, procura em bancos de imagens gratuitos. Claro que, se quiseres, podes também pagar para ter acesso a um banco de imagens. Acredita quando te dizemos que vale bastante a pena.
3 – Tem atenção ao número de palavras que escreves
Antes de mais, lembra-te que qualidade é mais importante que quantidade.
Posto isto, quando falamos de tráfego orgânico vindo do Google, um conteúdo que tenha menos de 300 palavras dificilmente vai obter os primeiros lugares nos motores de pesquisa.
Antes de escreveres sobre algo, lê o máximo de informação sobre o tema! Só desta forma vais conseguir justificar e fundamentar o que estás a escrever.
Um bom artigo pode variar entre 550 a 5.000 palavras. Claro que isso depende obviamente do tema e do objetivo do mesmo. Não vais escrever um artigo de 5000 palavras a explicar como fazer um nó de gravata.
O que deves reter é que é importante não escreveres apenas para “encher chouriços”. Gera o máximo de valor para quem lê e garante que após ler o teu conteúdo, aquela pessoa não precisa de pesquisar mais nada sobre aquela temática.
4 – O tom de voz do conteúdo é importante
Se o teu negócio vende roupa para crianças, o conteúdo deve ter um tom de voz mais maternal e satisfazer as “dores” das mães ou futuras mães.
Ao escreveres de forma agradável e simples, vais cativar a leitura, garantir mais tempo de permanência no site e, mais importante, irás garantir visitas futuras e recomendações.
5 – SEO
Uma das melhores formas para melhorar o tráfego orgânico de um site é através do SEO. Sempre que escreveres algo, garante que fazes uma correta otimização para os motores de pesquisa.
No entanto, não te esqueça que tens de escrever para pessoas e não para indexação e posicionamento. Contrariamente ao que possas pensar, os bots que rastreiam o conteúdo têm a capacidade de perceber isso.
Isso significa que se escreveres só a pensar em posicionamento, vais ter um conteúdo plástico e sem alma. E isso vai acabar por te prejudicar.
Outro ponto importante. Não te deixes levar pelo facilitismo de utilizar o ChatGPT para criar o teu conteúdo por ti. O Google tem a capacidade de perceber se aquele conteúdo foi, ou não, escrito por uma pessoa. E isso vai ter impacto no tráfego orgânico do teu site.
6 – Não te esqueças de incorporar botões de partilha
Provavelmente, após publicares um conteúdo no site, vais acabar por partilhá-lo nas redes sociais.
Mas, se o conteúdo for extremamente interessante e valioso, não vais ser a única pessoa a fazê-lo. Assim, para facilitar este tipo de ação, garante que tens botões de partilha diretamente no conteúdo.
Garante que caso alguma pessoa queira partilhar aquilo que escreveste, pode fazê-lo de forma simples e prática.
7 – Aplica sempre a regra dos 20/80
Uma das questões mais faladas na área de marketing digital é a regra dos 20/80.
A mesma significa que deves passar 20% do teu tempo a escrever um conteúdo e 80% a partilhá-lo.
Lembra-te que por muito bom que o conteúdo seja, se não o partilhares ou promoveres, ninguém irá saber que ele existe.
8 – Aumenta o número de subscritores
Outra das formas de melhorar o tráfego orgânico do site é através de email marketing. Esta é uma poderosa estratégia de marketing digital, mas que deve ser cuidadosamente estruturada considerando as linhas gerais do RGPD.
Se recorreres às melhores técnicas de email, vais conseguir angariar um volume considerável de subscritores e consequentemente o tráfego (e as vendas) vão melhorar.
9 – Tem cuidado com a frequência
Não é só nas redes sociais que a consistência importa.
Se queres ter sucesso, tem em conta que a frequência com que partilhas conteúdo no blog é bastante importante.
Não deves publicar, por exemplo, 5 artigos numa semana e depois estares 3 ou 4 semanas sem partilhar nada.
Quando alguém vai ver a parte do blog, é porque tem efetivamente interesse em ver o que escreves e obter um pouco do teu conhecimento sobre determinado tema. Se durante algum tempo partilhaste conteúdo de forma regular, habituaste os teus seguidores a isso.
Se repentinamente deixas de publicar, o tráfego orgânico do teu site irá ressentir-se. Obviamente que os acessos vão continuar a ocorrer. Contudo, o site vai deixar de ser rastreado pelo Google com tanta frequência.
Isso significa que quando voltares a produzir conteúdo, vais ter mais dificuldades em posicioná-lo.
10 – A importância de uma comunidade para melhorar o tráfego orgânico
Existem diversas redes sociais que podes utilizar para partilhar o conteúdo que publicas no blog. Desta forma, usa e abusa das mesmas. Cria uma comunidade forte e coesa e vais ver que o teu negócio irá ter resultados muito mais expressivos.
Agora que já sabes 10 ações práticas para melhorares o tráfego orgânico do site, está na hora de as colocares em prática. Se precisares de algum apoio nesse sentido, não hesites em marcar a tua sessão de consultoria estratégica. Um membro da nossa equipa vai ajudar-te a perceber como podes melhorar a tua estratégia de conteúdo para trazeres mais resultados ao teu negócio.