Descobre como a URL pode afetar o teu site

Descobre como a URL pode afetar o teu site

Partilha este post

Se tens um site ou Landing page, certamente já ouviste falar em URL. Mas sabes realmente o que é e como pode afetar as conversões?

Sabemos por experiência que a maioria das pessoas não otimiza o link das suas páginas da forma correta. Isso acaba por ter impacto na experiência do cliente, mas também no desempenho do mesmo.

Vamos falar-te sobre a importância da URL e ensinar-te alguns truques que podes seguir para tirar o melhor partido dela.

URL: O que é?

A URL (Uniform Resource Locator) é o endereço exclusivo de um recurso na Internet, nomeadamente:

  • Uma imagem
  • Vídeo no youtube
  • Artigo de blog
  • Website
  • Landing Page
  • Uns sapatos azuis da marca XPTO
  • Outro tipo de ficheiro que possas publicar

Esta é composta por diferentes partes, que incluem o protocolo, o nome do domínio, o caminho e o nome do ficheiro.

Sabemos que assim, à primeira vista, pode parecer complicado. Mas vais ver que é mais simples do que parece.

A parte do protocolo indica como os dados são transmitidos, normalmente HTTP ou HTTPS. Hoje em dia o protocolo HTTPS é obrigatório para garantir que o site é seguro. O mesmo é obtido através da compra de um certificado SSL. Para perceberes se um site é, ou não, seguro, basta veres se tem o símbolo do cadeado no canto superior esquerdo.

O nome do domínio é o nome do site. Ou seja: www.findup.pt. ou www.filipacardoso.pt 

O caminho é a parte da URL que indica a localização exata da página dentro do site, como “/artigos/url-como-afeta-site.”.

Já o nome do ficheiro é a nomenclatura do recurso que fizeste upload para dentro do site, por exemplo, uma imagem designada por “Descobre como a URL pode afetar o teu site”

Por que é importante otimizar a URL?

A otimização deste recurso é importante para vários aspetos, incluindo em termos de SEO e facilidade de utilização por parte do utilizador.

Um link claro e conciso pode ajudar as pessoas a compreenderem melhor a estrutura do site e encontrarem facilmente o conteúdo que procuram.

Além disso, uma URL otimizada pode melhorar a classificação do site nos motores de pesquisa e aumentar o tráfego orgânico.

Por exemplo, se estiveres a vender sapatos, uma URL como “www.exemplo.com/sapatos” é mais apelativa do que “www.exemplo.com/produtos”.

Esta clareza é especialmente importante quando falamos de tráfego orgânico. Ou seja, quando a tua página aparece nas pesquisas do Google de forma gratuita. A pessoa quando vê o link, percebe exatamente o que vai encontrar quando abrir a página.

Se aquilo que ela vê é algo deste género “www.filipacardos.pt/20230908/ycy4hsksnbcuco30em” muito provavelmente nem se dará ao trabalho de abrir a página. Porém, se o link for www.filipacardoso.pt/a-revolucao vais suscitar curiosidade.

4 truques para melhorares o link das tuas páginas

Agora que já percebeste a importância de ter um link otimizado, é interessante saberes como podes tirar o melhor partido do mesmo.

Assim sendo, deixamos-te 4 dicas práticas que te podem ajudar.

1. Usa uma estrutura clara e simples

Uma estrutura clara e simples pode ajudar os utilizadores e os motores de pesquisa a entenderem a hierarquia do site.

Quando está corretamente estruturada, deve conter o nome do domínio, seguido do caminho da página e, acaso tenha, do nome do ficheiro.

Evita usar caracteres especiais, como pontos de exclamação, interrogação ou cedilhas e mantém-na o mais curta e concisa possível.

2 – Usa palavras-chave relevantes

As palavras-chave podem ajudar a melhorar a visibilidade do teu site nos motores de pesquisa e aumentar o tráfego orgânico.

Por isso, certifica-te que incluis palavras-chave relevantes, mas evita usá-las em demasia para não prejudicar a legibilidade.

3. Usa um hífen para separar as palavras

Estes símbolos são preferidos pelos motores de busca relativamente a outros caracteres, como sublinhados, que podem dificultar a leitura.

4. Usa URL’s User Friendly

Uma URL User Friendly é fácil de ler e compreender. Esta deve refletir o assunto da página e ser descritiva o suficiente para ajudar a persona a entender o que aquela página contém.

Como vês, algo tão simples como o link que usas para as tuas páginas pode ter um impacto enorme nos teus resultados. A partir de agora quando criares algum conteúdo online garante que a URL cumpre estes requisitos que te indicámos.

Ver mais

Qual é o teu porquê

Qual é o teu porquê

Se te perguntassem agora: “Qual o teu porquê?” “Qual é a razão do teu negócio existir?”, conseguirias responder de imediato? Ou farias aquela cara de quem está à procura da resposta no fundo da chávena

Ler Mais »
plugins premium WordPress
Utilizamos cookies para garantir que tens a melhor experiência no nosso site. Ao continuares a usar este site, assumimos que estás satisfeito com as condições de utilização