Numa época em que o ChatGPT é cada vez mais utilizado para fazer pesquisas, o Google tem perdido relevância nas pesquisas. Assim, será que ainda é relevante utilizares o Google Adwords na tua estratégia de marketing?
Escolher as ferramentas certas para promoveres a tua marca não é fácil. Especialmente no cenário dinâmico e de constante transformação em que vivemos.
Mas não te preocupes, é para isso que estamos aqui! Ao longo das próximas linhas, vamos explicar-te se este recurso da Google ainda é eficaz. E, claro, se deves, ou não, usá-lo para promover o aumento de vendas.
Será que o Google Adwords é uma ferramenta que ainda vale a pena utilizar?
Para começar, é importante considerares que o Google Adwords mudou de nome. É verdade. Atualmente, esta ferramenta chama-se Google Ads. Este recurso, foi lançado no ano 2000, e tem sido visto como imprescindível para milhões de negócios um pouco por todo o mundo.
Mais de 20 anos depois do seu lançamento, é natural questionares se esta plataforma ainda é um investimento interessante para o teu negócio. A resposta é um redondo “sim”!
Vamos explicar os motivos de seguida, mas antes fica a conhecer um pouco melhor a ferramenta em si.
Como funciona o Google Adwords?
Mesmo tantos anos depois do seu lançamento, esta continua a ser uma das plataformas publicitárias mais populares. Não é à toa que é uma das mais utilizadas para anúncios em todo o mundo.
Como utilizador, podes selecionar palavras-chave que queiras posicionar em pesquisas relevantes. De seguida, crias uma estratégia de acordo com o valor máximo que estás disposto a pagar. Tem atenção, porque este valor é cobrado cada vez que um dos teus anúncios recebe um clique.
Uma vez ativos, os anúncios do Google podem aparecer no topo das pesquisas relevantes. Assim, a ferramenta é usada como parte de uma estratégia para gerar tráfego e aumentar as vendas.
Contudo, é importante frisar que nunca irás pagar por anúncios exibidos, mas não clicados. A não ser em casos específicos, como campanhas de Display.
Também podes exibir os anúncios criados no Google Adwords noutras aplicações, como o Maps, Google Play, etc.
Além disso, podes explorar ainda mais o alcance dos teus anúncios. Por exemplo, podes fazer com que apareçam no YouTube, Gmail e outros sites relevantes para o teu negócio.
Porque é que se trata de um recurso relevante?
Não é novidade que o Google é a plataforma de pesquisas mais popular e amplamente utilizada em todo o mundo.
Mas, uma coisa é dizer que o Google é muito utilizado. Outra coisa é mostrar. Ora façamos umas contas.
Existem, em média, mais de 8,5 mil milhões de pesquisas diárias e mais de 2 triliões realizadas anualmente. Isto significa que a cada segundo, a plataforma recebe, em média, 99 mil novas pesquisas.
É um potencial imenso que não deves deixar de explorar. Se ainda não estás convencido, conhece alguns benefícios de incluir o Google Adwords na tua estratégia digital.
1 – Potencial ilimitado
As campanhas bem desenvolvidas através deste recurso são escaláveis. Isto significa que podes sempre aumentar as tuas possibilidades de conversão.
Queres explorar um novo mercado? Ou impactar um nicho mais específico? Nada como criar conjuntos de anúncios direcionados para os teus objetivos!
Além disto, tens total controlo sobre a tua campanha. Podes ajustá-la ou pausá-la em tempo real.
2 – Resultados mais rápidos
Uma estratégia de marketing completa deve incluir técnicas que geram resultados duradouros, mas também mais rápidos.
Neste sentido, os anúncios são uma alternativa mais rápida ao direcionamento de tráfego, quando comparados ao SEO, por exemplo. Com as opções pay-per-click podes perceber os resultados de forma quase instantânea. Já através do SEO, o retorno pode demorar alguns meses ou até anos a aparecer.
Posto isto, é muito importante salientar que um método não substitui o outro. Ambos são de extrema relevância numa estratégia digital completa e equilibrada.
3 – Acesso a mercados altamente específicos
Através do Google Adwords o direcionamento da tua publicidade é facilitado. Podes, por exemplo, definir limites de alcance geográfico nos teus anúncios, para atrair um público mais regional.
Esta delimitação também pode ser aplicada a outros fatores, como nichos de mercado específicos. Sendo assim, a tua campanha será muito mais eficaz e terá melhores resultados.
4 – Análise dos resultados
Para que os teus anúncios continuem a render bons resultados, é importante analisares constantemente a sua eficácia.
O Google Adwords tem integração com o Analytics, possibilitando o acesso a dados e estatísticas importantes dos anúncios. Vejamos alguns:
- Taxa de cliques (CTR);
- Volume de pesquisa de palavras-chave;
- Custo por Conversão (CPC);
- Índice de qualidade do anúncio;
- Classificação do anúncio.
Podes ainda comparar os teus dados de pesquisa orgânica com os de pay-per-click. Assim, tens um panorama completo da eficácia das tuas estratégias.
Se ainda tiveres dúvidas, há uma solução bastante simples: Fala connosco: estamos prontos para levar a tua estratégia digital ao próximo nível com a implementação de campanhas de Google ads alinhadas com a tua estratégia. Vamos fazê-la de forma eficaz e personalizada para responder às necessidades específicas do teu negócio.
Temos um profundo conhecimento e experiência na utilização desta poderosa ferramenta de publicidade online. Assim, garantimos que a tua marca ganhe a máxima visibilidade e atraia tráfego de alta qualidade para o teu site.
A nossa equipa trabalha de perto contigo para criar campanhas otimizadas, focadas em resultados concretos. Seja aumentando as conversões, melhorando o reconhecimento da marca ou impulsionando as vendas.
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