O Search Engine Optimization (SEO) é um dos elementos que não podes deixar de fora da tua estratégia digital.
Quando o trabalho de SEO é bem feito, vais conseguir aumentar o tráfego orgânico do teu site. E o que é que isso significa? Que vais ter pessoas a visitar o teu site, sem que tenhas de investir em publicidade.
E o que significa ter mais pessoas a visitar o teu site? Mais vendas, pois claro.
Neste artigo desvendamos alguns segredos do SEO. Assim, podes aproveitá-lo da melhor forma, com o objetivo de impulsionar o teu negócio. Continua a ler para desmistificar este importantíssimo conceito de marketing!
Search Engine Optimization: Como conquistar o topo do Google
Está a pensar desenvolver (ou melhorar) um website para o teu negócio? Então temos a certeza de que o teu principal objetivo é chegar a um maior número de pessoas.
Esta é a ferramenta ideal para que possas direcionar-te para um público específico. Assim, consolidas a tua presença no digital e conquistas autoridade e credibilidade.
Mas, para teres a tua página no topo do ranking de pesquisas do Google, tens de trabalhar diferentes estratégias de SEO.
Vamos por partes: milhões de dúvidas e questões são colocadas, a cada segundo, neste motor de pesquisa. Não temos dúvidas de que tu também já o fizeste. Possivelmente há dez minutos.
Há sites que aparecem logo em primeiro lugar, à frente de tantos outros. Isso acontece devido a um complexo mecanismo de indexação de páginas.
E é aqui que entra o Search Engine Optimization: é o SEO que te permite influenciar os algoritmos, através de um conjunto de estratégias específicas.
Se o teu site, blog ou loja online estiver no topo das pesquisas, receberá mais visitantes. Isto vai dar-lhe mais visibilidade e aumenta a probabilidade de teres conversões.
Sabias que apenas 0,78% dos utilizadores clica num link da segunda página, quando faz uma pesquisa no Google? Isto quer dizer que se não apareceres em primeiro lugar, é praticamente impossível teres notoriedade.
Mas como é que podes melhorar o SEO do teu site? Nada temas, estamos cá para te ajudar. Já de seguida, partilhamos estratégias de Search Engine Optimization, para teres um crescimento exponencial no teu negócio.
1 – Otimiza as tuas URL’s
As URL’s são os endereços das páginas na internet e um elemento importante para o ranking do teu conteúdo.
De fácil leitura e identificação, este endereço não deve ser editado, mesmo quando fazes atualizações ao teu conteúdo. Se alterares as URL’s, podes perder a autoridade que conquistaste até então.
Se por algum motivo tiveres de atualizar os links de páginas do blog ou do próprio site, não te esqueças de ativar o redirecionamento 301.
E atenção: não deves utilizar números ou caracteres especiais em nenhum URL.
2 – Apresenta páginas responsivas
Sabias que a maior parte das pessoas prefere aceder à internet pelo telemóvel? Confessa lá, estás a ler este artigo através do teu smartphone, não estás?
Esse é o motivo pelo qual é fundamental que as páginas do teu site sejam responsivas nos vários formatos. O layout deve adaptar-se a diferentes tipos de ecrã (para destktop e mobile), garantindo uma boa experiência ao utilizador.
Além disso, desde 2017 o Google prioriza a indexação de páginas otimizadas em dispositivos móveis.
3 – Trabalha o link building
A estratégia de link building é uma das mais importantes. E porquê? Porque a relevância das tuas páginas é “medida” pelo Google, através das ligações estabelecidas pelos links.
Estes links podem ser internos ou externos, e ser ainda chamados de backlinks.
4 – Cria uma estratégia sólida de keywords
As palavras-chave ou keywords são o elemento-chave de uma pesquisa, e refletem as dores dos teus clientes.
É por isso que a análise do público-alvo e a criação de uma persona são imprescindíveis. Como é que poderás definir keywords específicas para os teus clientes, se não souberes quem são?
5 – Partilha conteúdo relevante
A verdade é que há muito conteúdo na internet sem qualquer relevância. De nada adianta publicares muito, se não consegues chegar ao teu público, às suas dores e necessidades.
Para criar conteúdo realmente impactante, deves primeiro compreender o funil de vendas e o caminho do teu cliente.
Todas as técnicas de Search Engine Optimization são dinâmicas, e estão em constante atualização. Por isso, fica atento às novidades relativamente aos fatores de classificação de conteúdo!
E se não tiveres tempo para isso, não te preocupes e fala connosco. Na FindUp estamos prontos para levar o teu negócio ao próximo nível. Com o nosso apoio, poderás vender mais através de estratégias de SEO eficazes e bem planeadas.
Temos o know-how necessário para identificar oportunidades de melhoria e implementar estratégias que aumentam a tua visibilidade online. Ao melhorar o ranking nos resultados de pesquisa, potencializamos as tuas vendas e impulsionamos o crescimento do teu negócio.
Marca a tua sessão estratégica para tornar a tua marca ainda mais forte e visível no mundo digital.