Um website responsivo é projetado para se adaptar a qualquer tipo de ecrã, segundo a sua resolução.
Desta forma, o utilizador consegue ter uma boa experiência de navegação.
Afinal, não há nada mais frustrante do que aceder a um website pelo telemóvel e o mesmo apresentar distorções. Concordas?
Mas, a frustração do utilizador não é o único problema que vais ter. No artigo, explicamos-te o que perdes ao não investir num website responsivo.
Website responsivo: O que a tua empresa está a perder ao não investir
Conforme referimos, um website bem elaborado é aquele que se adapta, de forma automática, ao formato do ecrã utilizado que o acede.
Assim, além de adaptar o layout da página, o website responsivo também redimensiona as imagens de forma automática.
Parece algo simples, mas melhora muito a experiência do utilizador que acede ao teu website via mobile. E, até mesmo, pelo computador ou tablet.
No entanto, ao não investires num bom website não estás apenas a prejudicar a experiência do utilizador.
Negligenciar este aspeto no teu website traz muito mais prejuízos do que imaginas. A seguir, fica a saber o que o teu negócio perde ao não atualizares o layout.
1 – Conversões e vendas
O teu negócio pode até oferecer uma excelente solução, seja com um produto ou serviço.
Contudo, isso pouco adiantará se o teu website não proporcionar uma boa navegação ao teu utilizador.
Entende que cada tipo de dispositivo, seja mobile, desktop ou tablet, faz parte do processo de conversão. Para que, desta forma, o utilizador converta no website ou loja, concretizando a venda.
Antes que isso aconteça, este mesmo utilizador pode pesquisar no teu website em momentos diferentes. E não só, mas também em dispositivos diferentes, durante o processo de compra.
Portanto, ter um website responsivo com boa navegação em desktop, mas que não se adapta ao mobile, pode fazer com que aquele potencial cliente desista do teu produto ou serviço.
2 – Posicionamento no Google
Sabias que o sistema de ranking do Google considera a responsividade de um website para posicioná-lo entre os resultados?
E não é só o Google! O Yahoo e o Bing possuem algoritmos que compreendem melhor layouts que se adaptam a diversos formatos de ecrã.
Por serem considerados mais relevantes, os websites responsivos aparecem nas primeiras posições dos resultados de pesquisa.
Por isso, esta é uma estratégia SEO que não podes deixar de aplicar no teu negócio. E para seres bem-sucedido neste aspeto, precisarás indispensavelmente de um website responsivo.
3 – Aumento da taxa de rejeição
Os negócios que investem em websites responsivos reduzem consideravelmente a chamada taxa de rejeição.
Esta taxa reflete a quantidade de utilizadores que acedem ao teu website e saem sem qualquer interação.
Este é mais um dos fatores relacionados com a experiência do utilizador. Afinal, quando o mesmo não é bem recebido na tua página, as hipóteses de desistir e fechar o teu website são maiores.
É importante teres cuidado com a taxa de rejeição, pois esta também impacta o SEO.
Ou seja, uma taxa de rejeição elevada pode ser interpretada pelo Google como uma página de conteúdo não relevante. O que faz com que o teu site perca posições.
4 – Partilha de conteúdo
Através da gestão de um website responsivo, podes aumentar as hipóteses de partilha de conteúdos nas redes sociais.
A maioria dos utilizadores acede a estas plataformas através de dispositivos móveis.
Assim, ao ter uma boa impressão da tua página, é mais provável que ele aceda ao link do conteúdo. Da mesma forma, aumentam as hipóteses de ele partilhar nas suas redes.
Por isso, além de atualizares o blog com artigos relevantes e originais, é muito importante investires no layout responsivo para simplificar as ações de engagement.
Se não queres perder potenciais clientes, está na hora de atualizares o website do teu negócio para se tornar responsivo. Desta forma, irás descobrir os excelentes resultados desta estratégia.
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